Wybson Carvalho
Recanto do Poeta
Últimas postagens
A poesia ganhou um dia específico, sendo este criado em homenagem ao poeta brasileiro, Antônio Frederico de Castro Alves (1847-1871), no dia de seu nascimento, 14 de março.
Neste mês de março, precisamente no dia 14, algo do melhor que há no Brasil aniversaria: A POESIA. “A poesia é a arte da linguagem humana, do gênero lírico, que expressa sentimento através do ritmo e da palavra cantada. Seus fins estéticos...
Continuar lendo
Há um aroma de flores caídas no chão das manhãs, tardes e noites dos dias existenciais à pandemia.
Há um ar velórico tal qual o ensurdecedor silêncio de finados sem o badalar dos sinos da Igreja de São Benedito, acordando o segredo de sonhos dos embriagados à solidão dos bares ao entorno da Praça Vespasiano Ramos.
Há uma angústia com sensação de um medo repentino, como...
Continuar lendo
A praça está deserta; não há ninguém, só árvores sem frutos, jardinagem sem flores, assentos e passeios abandonados, espaços vazios de humanidade. Mas, à sua frente há uma casa cheia de entes espirituais em fé e parece convidar a todos nós para refletirmos e ouvirmos a nossa necessidade de habitarmos a nossa morada humana a fim de oferecermos a nós mesmos uma entrada digna à natureza divina!
Continuar lendo
Os poemas de Wybson Carvalho são quadros, mosaicos existenciais. São cartas, correspondências para múltiplos destinatários, porque sobre o drama humano ou a tragédia, que é intrínseca à vida de maneira inarredável e intransferível.
Lê-lo é ter presente a consciência e convicção de que a dor não é uma invenção e de que a ferida não deve ser...
Continuar lendo
O romancista, ensaísta e diplomata José Pereira de Graça Aranha. Maranhense de São Luís o escritor filho de uma família abastada foi desde sempre acostumado a uma educação esmerada. Ainda jovem foi para Recife estudar direito, exerceu cargos na magistratura e na diplomacia brasileira, nesse último esteve em diversas nações a serviço do Itamaraty, dentre elas Inglaterra, Noruega, Holanda e França.
Com a...
Continuar lendo
O Arco do Triunfo é um dos símbolos mais famosos de Paris e representa as vitórias do exército francês sob as ordens de Napoleão, que ordenou sua construção.
O Arco do Triunfo é, junto com a Torre Eiffel, o monumento mais representativo de Paris. Com 50 metros de altura e uma base de 45 por 22 metros, o Arco do Triunfo representa as vitórias do exército francês sob as ordens de Napoleão.
A...
Continuar lendo
(Guillaume Apollinaire)
Tradução: Rogério Rocha
"Sob esta ponte passa o rio Sena
e o nosso amor
à lembrança tão pequena
e o prazer chegava após a pena
Chega a noite a
hora soa
vão-se os dias e eu vivo à toa
Mãos dadas nós fiquemos face a face
enquanto sob
a ponte dos braços passe
de eternas juras tédio que se...
Continuar lendo
...não, não, não e não há nada que nos traga mais dor do que a perda de um sonhado amor.
...sentir que perdemos um sonhado amor que fez parte de nossa vida é como ter uma parte do corpo amputada, talvez o coração; que não quer deixar de por ele pulsar ou, talvez, o cérebro, que no qual a memória nunca dele esquecerá.
...a dor da perda de sonhado amor é imensurável e nada que se...
Continuar lendo
...se um dia eu partir dessa vida rumo ao mistério de uma outra viagem, espero que o caminho seja muito mais longo à existência,
pois, se eu levar dentro de mim a alma lembrando sempre de ti, irás comigo ao infinito desconhecido, e, então, lá, faremos o meu sonho ser, também, teu
a fim de tornarmos unicidade nosso desejo à realidade repleta de liberdade e amor possíveis à nossa eternidade...!
Continuar lendo
Eclipse
Quando uma noite de lua apagada se suicidar
para libertar um dia anunciado
por um sol encoberto
com um manto de nuvens carregadas,
sou eu morrendo sob o testemunho de pesadelos
em sono trágico a novamente despertar
para mais um compromisso ressuscitado
em cinzenta agonia de existir...
Ambiência da alma
Agora,
obra edificada em sangue, osso e carne
num complexo material.
após,
aroma advindo da fogueira infernal
sob o jugo do pecado...
Continuar lendo