Caxias-MA 19/07/2025 02:48

PUBLICIDADE

Responsive image

Wybson Carvalho

Recanto do Poeta

Civismo e Amor à Música


 Nas décadas de 60 e 70, do século passado, em pleno regime militar que aguçava muitas esperanças dos civis e suas linguagens artístico-culturais, houve homens sensíveis e engajados nas corporações militares, e, principalmente, nas reservas do Exército Brasileiro. Um desses homens, em suas atividades público-sociais para com a comunidade, teve um perfil enriquecedor como ser humano voltado para um dos gêneros culturais mais nobres e sublimes: trata-se de um militar da reserva do Exército Brasileiro, Tenente Aluísio de Abreu Lobo.

Aluísio Lobo, como era comumente conhecido pela população caxiense, chegou a galgar cargos públicos no executivo e legislativo. No executivo, foi prefeito de Caxias e no legislativo foi deputado estadual. E foi na função de prefeito que Aluísio Lobo demonstrou sua afinidade com a música ao fundar a Escola Municipal de Música, e, ainda, substanciar a Banda de Música Lira Municipal às atividades em tocatas nos eventos oficiais do Governo Municipal.

Certa ocasião, na segunda metade da década de 70, do século passado, Aluisio Lobo, como prefeito municipal, em um dos seus discursos proferira: “Caxias; a única cidade brasileira que é eternizada em dois dos principais símbolos nacionais: a Bandeira nacional Brasileira e o Hino Nacional Brasileiro: na Bandeira, a insígnia: “ORDEM E PROGRESSO” foi escrita pelo seu idealizador que era um caxiense filósofo, Raimundo Teixeira Mendes, e, no Hino, há dois versos do poeta caxiense, Antônio Gonçalves Dias, em uma das estrofes: “Nossos bosques têm mais vida - nossa vida” em teu seio “mais amores”. Portanto, a cidade é digna de ter uma escola de música e sua banda musical, a fim de executar tocatas nos eventos oficiais das comemorações cívicas”, enaltecera Aluísio Lobo.       

Escola Municipal de Música Josino Frazão um parelho cultural caxiense

Escola Municipal de Música “Jozino Frazão”, aparelho cultural da Administração Pública Municipal, na área da Cultura, criado na década de 70, pelo então prefeito, Ten. Aluízio de Abreu Lobo. Inicialmente, teve localização, na Travessa, Alfredo Beleza, s/n, centro, mas, posteriormente, em uma das dependências do Centro de Cultura Acadêmico José Sarney, e, atualmente, está em um anexo ao Ginásio de Esportes Gov. João Castelo. 

A Escola de Música “Josino Frazão” oferece cursos com iniciação musical de musicalidade infantil, flauta doce, instrumentos de sopro, teclado prático, violão prático, acordeon prático regional, bateria e fanfarra. Atende com um corpo docente de 30 professores e um corpo discente compreendido entre 10 funcionários e 300 alunos. Mantém uma Banda de Música “A Lira Municipal”, criada, também, no mesmo período de criação da Escola e executa tocatas em eventos oficiais do Governo Municipal, nas atividades educativas e culturais da cidade. 

Nos anos que se seguiram, a oferta de cursos foi ampliada, abrangendo áreas de música popular, percussão e música contemporânea. Em conseqüência, surgiram inúmeros grupos musicais desenvolvendo trabalhos tanto no campo da música erudita como também no campo do instrumental popular.

Atualmente, por determinação do governo municipal, continua efetivamente objetivando a formação profissional de músicos caxienses. 

A Escola Municipal de Música Jozino Frazão, é a única instituição educativa musical do interior do Maranhão que vem contribuindo, veementemente, na formação musical de instrumentistas demandados pelo mercado de trabalho local, regional e nacional, ofertando cursos técnicos e cursos básicos de qualificação profissional em modalidades instrumentais e vocais (eruditas e populares).


Comentários


Colunas anteriores

Poemas intimistas

Similaridade de seres  Talvez, eu seja como as borboletas: às flores eu pouso em beijo e aos espinhos eu afasto-me em voos sob batidas das asas a lugares longínquos...! Acometimento aos seres  Os afetos invadem os corpos com a licença das almas neles acasaladas...! Amor ouvinte...  "Nós não nos apaixonamos pelas pessoas porque elas falam bonito, mas porque elas nos ouvem muitíssimo bem...e é na escuta que o amor começa...
Continuar lendo
Data:15/07/2025 10:48

A Princesa do Sertão Maranhense e suas potencialidades à instrução e à linguagem artístico-cultural da literatura

Caxias do Maranhão é uma cidade que, ainda hoje, serve de referência para o país quando o assunto é a Literatura, é o berço de uma considerável plêiade de escritores e poetas de grande expressão e produção literária no cenário nacional, a exemplo de Gonçalves Dias, Coelho Neto, Teófilo Dias, Vespasiano Ramos, Raimundo Teixeira Mendes, César Marques e muitos outros de uma...
Continuar lendo
Data:08/07/2025 11:27

Poemas confessos

Poema à minha poesia  Um dia qualquer eu escreverei um  poema de amor com meiguice, ternura e carinho para ti…será ofertado aos teus brios causadores da minha emoção ou, talvez, íntima ilusão sem querer almejada,quero te ofertar a sensaçãoqual a imensidão do marou as fragrâncias das flores no sonhado jardim dos amantes...aí, então, tu entenderás o meu amor, mas não importa se isso...
Continuar lendo
Data:01/07/2025 10:19

PUBLICIDADE

Responsive image
© Copyright 2007-2025 Noca -
O portal da credibilidade
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de serviço são aplicados.
Criado por: Desenvolvido por:
Criado por: Desenvolvido por: