PUBLICIDADE

Responsive image

Jacinto Ferreira

Crônicas, Acontecimentos, Gente

Gente que Acontece: Professora e Artesã empodera mulheres através de bijuterias ‘hippie chic’


Em uma de suas citações mais conhecidas, o filosófo alemão Arthur Schopenhauer define que “a mulher é um efeito deslumbrante da natureza”. E, a este redator foi imediato lembrar desta ‘frase-verdade’ quando teve nas mãos a oportunidade de trazer para o quadro ‘Gente que Acontece’, desta edição, a história igualmente deslumbrante em beleza, requinte, garra e batalha da renomada Professora Fausta Maria Miranda dos Reis, que entre tantos talentos e dons, agora insere seu talento artesanal dentro do ramo empresarial, por meio da loja de semijoias e bijuterias finas: MariaNita Acessórios. 

WhatsApp Image 2023-08-09 at 13-30-43
Fausta Miranda

A cronologia desta história começa ainda pelo ano 2000, quando Fausta começou a dar vazão a sua produção artesanal de semijoias. 

“Como professora, conheço muita gente, trabalho com outras mulheres, então detive a compreensão de que existia um terreno fértil no qual poderia associar a produção de semijoias – que sempre foi minha paixão – com a oportunidade de incrementar minha renda. Assim, comecei: escolhendo peças, precificando e apresentando às amigas de trabalho e à mulherada da família, as quais foram minhas primeiras clientes”, relembra Fausta.  

 

Ao correr dos anos, Fausta foi mantendo sua venda desta forma. Porém, no final de 2019, ao se desligar de um emprego de muito tempo, ela resolveu não mais trabalhar de carteira assinada, com horários tão rígidos e, em um ato de coragem, decidiu de vez adentrar no campo do trabalho autônomo. “Foi uma novidade pra mim e um grande desafio, também, na medida em que eu estava acostumada à renda fixa, carteira assinada e certa segurança”, pontua.

Todavia, em janeiro de 2020, ela chegou a acreditar que havia tomado uma decisão errada. Ocorre que a fatídica pandemia, em seu rígido protocolo, determinava o mínimo contato entre as pessoas; para piorar ela já havia feito uma super compra de semijoias, e a única forma possível que lhe restava para vender estes produtos seria por meio das redes sociais; contudo, na época, admitia não deter de habilidade para fazer essa abordagem virtual de seu negócio. E foi justamente no vento impiedoso deste temporal que a destemida Fausta se reinventou! 

“Nesse contexto, até como uma forma de terapia, comecei a mexer com algumas peças de montagem, corda, courino, pedrarias e percebi que a mulherada gostava daquele jogo de cores e peças. Quando dei por mim, já não dava mais conta sozinha da produção. O que me entusiasmou a dedicar cada vez mais tempo a isso, tanto na produção, quanto no estudo deste ramo. Afincada neste negócio também passei a visitar feiras de bijuterias em São Paulo, na busca de aprender cada vez mais sobre as peças e tendências”, declara Fausta.

Assim, tem início a MariaNita Acessórios, que através de apurado estudo de sua proprietária, passa a partir de 2021, a associar a produção de semijoias, com a venda de uma biju estilo artesanal, alternativa, ‘hippie chic’, estilo que é o carro-chefe da loja e responde entre 60 a 70% das vendas da MariaNita. 

Com olhos brilhantes de emoção e profunda paixão pelo o que faz e vende, Fausta narra sua satisfação em trabalhar neste ramo: 

“O prazer proporcionado por esse ramo não advém apenas da venda de uma bijuteria. Na verdade, eu troco afetos com mulheres e as ajudo a ficarem mais belas. Quando compro as peças, já imagino adereços que embelezarão minhas primas, tias, amigas e amigas de amigas... É uma verdadeira corrente de mulheres que se embelezam, que se cuidam, que se zelam, que empoderam sua própria imagem. Percebo nos seus olhares, quando escolhem um colar, ou um brinco, ou uma bolsa, por exemplo, e experimentam diante do espelho, como se acham belas, mais poderosas, imponentes... Entende como não é só uma venda? Vê-las assim, belas, arrumadas, cada uma no seu estilo e segundo seu próprio padrão de beleza, me dá uma satisfação enorme. Esse é o verdadeiro lucro”, define.

A definição de Fausta não destoa do que falam suas clientes, que em uníssono, declaram que o catálogo da MariaNita traz peças diferenciadas pelo acabamento e delicadeza de cada detalhe. São incomuns, modelos de impacto pelas cores e design. E, principalmente, preço justo. 

“Escutar isso de minhas clientes é muito gratificante. É maravilhoso perceber que ao usar acessórios da MariaNita, as mulheres estão se sentindo mais felizes diante do espelho. Saber que elas escolhem as peças pensando no seu próprio gosto, no seu próprio padrão de beleza, na sua identidade. Isso é gratificante! Recentemente, na Feirinha da Gente, uma senhora de cerca de 70 anos, acompanhada de sua filha e neto, aproximou-se do stand da MariaNita. De início, ela escolhia a peça e pedia a opinião da filha. Mas, no final, só comprou o que ela mesma queria. Nem considerou a opinião da filha. E ainda disse, bem cheia de si: "Quem vai usar sou eu, é pra mim, por isso eu decido!" Entende como ela seguia a sua tendência e identidade? Acho isso maravilhoso!, pontua. 

A MariaNita cumpre assim um audaz e necessário papel de empoderamento ao belo feminino. Além disso, o portfólio contempla a moda afro-brasileira, uma tendência contemporânea que ressignifica a cultura africana, valoriza a ancestralidade e se mostra como resistência política a uma cultura de moda eurocêntrica, em um país cuja significativa maioria da população é composta de pessoas pardas e pretas.

E, em sua linha mais reta de compreensão, faz juz ao nome que tem. Uma homenagem a mãe de sua proprietária: se chamava Eronita, muito conhecida por Nita. E nas mais tenras, amorosas e gratas lembranças de sua filha, era uma mulher forte, dedicada à família e ao trabalho por toda sua vida exerceu em um laboratório de análises clínicas na cidade de Floriano-PI. 

Dona Nita, mãe da Fausta Miranda 

“Apesar de minha mãe não ser comerciante, era uma empreendedora na vida, na labuta pela saúde das pessoas. Devo a ela, essa garra, essa força, que me transcende para muito, muito além de mim. D. Nita empreendia esforços em fazer as pessoas felizes, viveu para ajudar e cuidar das pessoas. Esse era o empreendimento de vida dela. E Maria, porque como bem compôs Milton Nascimento, "é um dom, uma certa magia / uma força que nos alerta / uma mulher que merece viver e amar / como outra qualquer do planeta."

Nesta sina, Fausta que tem o trabalho como ritmo e rotina, mostra profundo empenho e amor ao que faz em favor da MariaNita, estudando o ramo com afinco e se dedicando a comprar o que as mulheres gostam para si. “Entrego muito o meu destino nas mãos do Pai.  E confio. Ele, mais do que eu, conhece as minhas lutas e sabe dos meus merecimentos e capacidades. Ele me dá a luz para as decisões de todo dia. E também vai iluminar as decisões sobre o futuro”, finaliza Fausta.

Não há brecha de dúvida, neste futuro a MariaNita vai fazer ainda mais outras mulheres bonitas, felizes e plenas de si; donatárias de sua identidade e da força daquilo que somente a elas foi dado o merecimento divinal: a beleza incomparável de ser forte, de ser linda, e de ser mulher!

___________________

MariaNita Acessórios

Loja Virtual: @marianita.acessorios

Stand: aos domingos, das 07 às 14h, na Praça Vespasiano Ramos (Feirinha da Gente)

Contatos:

- Tel: 99 98242-1695

-Telegram: 99 98242-1695


Comentários


Colunas anteriores

Gente que Acontece: Caldos e Cia – muito mais além que Caldo de Kenga

O retorno do ‘Quadro Gente que Acontece’ vem quente, saboroso e convidativo. Tal qual, é a narrativa, que nesta edição, temos o prazer em trazer para a degustação noticiosa de nossos leitores.  Falamos aqui da ‘Caldos e Cia’, box situado no Complexo Turístico Mirante da Balaiada, que há exatos cinco anos, é um dos pontos de lanches mais bem conceituados em Caxias. Por detrás e na frente deste...
Continuar lendo
Data:19/10/2023 16:24

Ao Dial, minha reverência e homenagem

Próximo dia 25 é Dia do Rádio. Dessa invenção tão maravilhosa de Landell de Moura e Marconi (não quero polemizar, rsrs). Esse veículo sonoro que desde minha tenra idade foi meu mais onipresente companheiro.  Por ele – na verdade, pela falta dele – até perdi uma unha do pé, quando brincava com um tijolo e o figurava de rádio. Depois, eu tive vários. Todos do Paraguai. Custeados pelo suor de...
Continuar lendo
Data:20/09/2023 18:04

Gente que Acontece: além comércio, a propagação do bem através da Casa de Oxóssi

A Umbanda é uma lei sagrada. Sacramentada na fé de um povo que sabe que não anda só, que em seu caminho é protegido por espíritos de luz, e que como cantado em um de seus hinos mais populares, é ela uma religião sincrética que, vindo do reino de Oxalá, reverbera a filosofia da paz e do amor.  E é no pilar destes sentimentos, calcado numa fé energética, imã, altamente cativante e de persona...
Continuar lendo
Data:06/09/2023 17:18

PUBLICIDADE

Responsive image
© Copyright 2007-2019 Noca -
O portal da credibilidade
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de serviço são aplicados.
Criado por: Desenvolvido por:
Criado por: Desenvolvido por: