PUBLICIDADE

Responsive image

Jacinto Ferreira

Crônicas, Acontecimentos, Gente

Gente que Acontece: além comércio, a propagação do bem através da Casa de Oxóssi


A Umbanda é uma lei sagrada. Sacramentada na fé de um povo que sabe que não anda só, que em seu caminho é protegido por espíritos de luz, e que como cantado em um de seus hinos mais populares, é ela uma religião sincrética que, vindo do reino de Oxalá, reverbera a filosofia da paz e do amor. 

E é no pilar destes sentimentos, calcado numa fé energética, imã, altamente cativante e de persona carismática que o protagonista do quadro ‘Gente que Acontece’ escreve seu nome na história da Umbanda que vive e resiste no município de Caxias.

Com vocês, a trajetória empresarial do Pai de Santo Wilson Lopes de Oxóssi, proprietário da Casa de Oxóssi, em tempo, no município, a mais bem conceituada loja de Produtos e Serviços de Artigos Religiosos Umbandistas, Sacros e Afro-brasileiros.

Pai de Santo Wilson Lopes de Oxóssi

Reconhecido e reverenciado como um dos mais notórios Pais de Santo de Caxias, Wilson Lopes de Oxóssi teve seu caminho levado para o âmbito empresarial ainda no ano de 2018, quando adquiriu de um grande amigo a Loja ‘Artes Sacras Caxias’. 

“A ‘Artes Sacras Caxias’ era de propriedade do meu grande amigo, Romário Alencar. Por motivos particulares ele preferiu entregar/repassar a loja que tanto amava pra quem ele sabia que levaria o legado com esmero, compromisso e honra a seus então clientes da época, que até hoje continuam fiéis a, nossa hoje, Casa de Oxóssi”, pontua o Pai de Santo Wilson Lopes de Oxóssi.

Indagado o porquê da mudança do ‘nome-fantasia’ da loja, o Babalorixá argumenta que esta mudança foi um direcionamento espiritual que recebera, no sentido de ser filho de Oxóssi, orixá da caça e da fartura. “Porém a essência da loja só vem a melhorar a cada dia. Até mesmo pelo fato de manter minha vida e espiritualidade firmemente dedicadas à Sagrada Umbanda”, coloca Wilson Lopes de Oxóssi.

Em cinco anos de atuação no mercado, a Casa de Oxóssi é norteada por diferencias cruciais que fazem com o que seus clientes permaneçam cativos a compra de seus produtos. Entre estes diferenciais, no perímetro municipal esta loja é pioneira em banhos atrativos totalmente naturais, feitos com ervas que condizem com os nomes e utilidades dos mesmos. 

Em outro prisma, a Casa de Oxóssi tem como pauta a valorização aos produtos genuinamente maranhenses, desses que contam com a força do ‘Axé Raiz’ do Maranhão, onde há a maior germinação da Umbanda. 

“Haja vista que, temos outros serviços, tais como restauração e customização de imagens sacras e umbandistas, confecção de guias de fios, customização de chapéus e cajados especiais”, declara o Pai de Santo Wilson Lopes de Oxóssi.

Como – infelizmente – ainda é peculiar às religiões de matriz africana, o preconceito e a desinformação, ainda são calos na comercialização de lojas desta estirpe. 

“Entre estes casos, se sobrepõe a questão de muitos terem vergonha, receio e medo de serem discriminados, por serem vistos entrando em uma loja de produtos umbandistas. Isso, lastimavelmente acontece, por existir uma grande quantidade de pessoas preconceituosas e desinformadas sobre o que de fato é a Umbanda”, reflete o Babalorixá.

“A quem desejar comprar seus produtos, aconselho que não se importem com o que vão dizer, a vida é sua, você que sabe o que está passando, você que precisa de ajuda, você que vai pagar. O preconceito vai existir sempre, infelizmente. E aí, você vai continuar submisso ou submissa as pessoas de má índole cheias de ódio e preconceito? Você vai deixar de procurar onde você crê que vai lhe ajudar para o seu bem, por conta de uma pessoa desocupada que pode até também comprar nossos produtos? Não, não se deixe enganar pelo ódio dos outros, viva a sua vida da melhor forma, se cuidando da forma que desejar”, declara o Pai de Santo Wilson Lopes de Oxóssi.

Wilson Lopes de Oxóssi, faz questão de pontuar que ter entrado neste ramo, deu a ele mais aprendizado sobre a gama de produtos e arquétipos existentes nas religiões afrodescendentes. E que ele e sua equipe trabalham de forma a manter sigilo tanto no atendimento presencial quanto nas entregas a domicílio.

“O que mais nos dar a sensação de dever cumprido é quando pessoas que compraram em nossas mãos, seja no varejo ou no atacado, nos vem falar que nossos produtos são bem diferentes de todos por elas já adquiridos. E isso se dá pelo fato de que mesmos os banhos convencionais terem ervas dentro de suas composições; não tendo apenas química e mais química, como encontrados em tantos outros por aí”, pontua o Pai de Santo Wilson Lopes de Oxóssi. 

A relevância da Casa de Oxóssi em seu segmento tem ido além fronteiras, detendo de clientes além Estado do Maranhão. Entre os mais cativos, pais e mães de santo da cidade de Sapezal-MT, que adquirem nesta loja, banhos, perfumes atrativos e outros produtos artesanais somente encontrados na Casa de Oxóssi, aqui em Caxias. 

Para o futuro, o Pai de Santo Wilson Lopes de Oxóssi, diz com brilho dos olhos que trabalha no intento de colocar a Casa de Oxóssi no patamar de ser a maior distribuidora de produtos genuinamente maranhenses, “onde não apenas “cantam sábias”, mas onde também cantam tambores, atabaques e nossas vozes negras do Axé”, diz emocionado.

Não há como duvidar disso, pois a passos estratégicos, bem elaborados e na força de sua fé e da proteção de seu povo, que nunca o deixa só, este Pai de Santo e empresário vem levando a luz da Umbanda ao bem das mais diversas pessoas, de forma desobrigada e muito afincada na certeza de seus guias. Esta sinergia é sentida em sua fala ora doce, ora certeira e convicta, em seu abraço de pai zeloso e amoroso, na sua notável alegria. Filho de Oxóssi, ele caça, ele busca, e como a olhos largos todos percebem, ele tem fartura, na riqueza de seus filhos de santo, na propagação de sua fé; deste que não lida com medo, mas, com a coragem de ser quem é, e sempre foi escolhido a ser, pela espiritualidade maior. Um escolhido. Um querido. A ele, o sucesso cada vez mais devido.

_______________________________________

CASA DE OXÓSSI

Endereço: Avenida Nereu Bitencourt, 299, Centro, Caxias-MA

Contato 

- Tel: (99) 991550771

Redes Sociais

- Instagram: @cdeoxossi

-Facebook: CasadeOxossi


Comentários


Colunas anteriores

Gente que Acontece: Caldos e Cia – muito mais além que Caldo de Kenga

O retorno do ‘Quadro Gente que Acontece’ vem quente, saboroso e convidativo. Tal qual, é a narrativa, que nesta edição, temos o prazer em trazer para a degustação noticiosa de nossos leitores.  Falamos aqui da ‘Caldos e Cia’, box situado no Complexo Turístico Mirante da Balaiada, que há exatos cinco anos, é um dos pontos de lanches mais bem conceituados em Caxias. Por detrás e na frente deste...
Continuar lendo
Data:19/10/2023 16:24

Ao Dial, minha reverência e homenagem

Próximo dia 25 é Dia do Rádio. Dessa invenção tão maravilhosa de Landell de Moura e Marconi (não quero polemizar, rsrs). Esse veículo sonoro que desde minha tenra idade foi meu mais onipresente companheiro.  Por ele – na verdade, pela falta dele – até perdi uma unha do pé, quando brincava com um tijolo e o figurava de rádio. Depois, eu tive vários. Todos do Paraguai. Custeados pelo suor de...
Continuar lendo
Data:20/09/2023 18:04

Gente que Acontece: além comércio, a propagação do bem através da Casa de Oxóssi

A Umbanda é uma lei sagrada. Sacramentada na fé de um povo que sabe que não anda só, que em seu caminho é protegido por espíritos de luz, e que como cantado em um de seus hinos mais populares, é ela uma religião sincrética que, vindo do reino de Oxalá, reverbera a filosofia da paz e do amor.  E é no pilar destes sentimentos, calcado numa fé energética, imã, altamente cativante e de persona...
Continuar lendo
Data:06/09/2023 17:18

PUBLICIDADE

Responsive image
© Copyright 2007-2019 Noca -
O portal da credibilidade
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de serviço são aplicados.
Criado por: Desenvolvido por:
Criado por: Desenvolvido por: