Caxias-MA 25/11/2024 16:28

PUBLICIDADE

Responsive image

Sílvio Cunha

Caxias, Política e Sociedade

Abalos no ninho


O áudio da mensagem de protesto que o vereador Ximenes (PR) postou no sítio que reúne a edilidade local nas redes sociais, na semana passada, e que se transformou numa grande confusão, após ser vazada para toda comunidade por um colega, dá a medida exata de como anda o relacionamento de nossa classe política nesse momento de pré-temporada eleitoral.

O protesto de AX em si não causa muita surpresa, posto que se ateve a  indignação manifestada abertamente pelos vereadores do dito bloco de sustentação ao governo, chateados por se sentirem achacados e ameaçados por assessores da prefeitura que têm a intenção de postular vagas na Câmara, na próxima eleição. Os tais postulantes não perdem tempo e, sempre que podem, desacatam como podem a base do prefeito, acusando-os de mais causar problemas do que trabalhar pelas demandas da população, obviamente se dizendo prontos a substituí-los na CMC, como nova vanguarda da política da atualidade.

A temática da charge reflete o que está acontecendo agora na Câmara de Caxias. 

O assunto vem sendo pisado e repisado nos corredores do parlamento municipal todos os dias, desde que o vereador Mário Assunção (PPS) reverberou seu pensamento na sessão de encerramento do semestre passado, exatamente denunciando nominalmente quem vem usando da prática nas hostes do governo.

A evidência da vez era o secretário municipal de Ação Social, professor Chiquinho, e também o servidor que atende pela alcunha de Torneirinho,  administrador do Balneário Veneza. Os dois, na avaliação de muitos vereadores, estavam agindo nas costas dos vereadores amigos do prefeito, dentro de suas bases de sustentação. Outros assessores também passaram a se valer do mesmo expediente, sempre denegrindo a participação dos edis.

Entretanto, o fato de ser trazido à luz do dia uma confidência restrita a um grupo específico, como é o caso da congregação dos vereadores, revela em que nível está a preocupação com o pleito eleitoral do próximo ano, no seio de nossa edilidade. Mesmo os mais experientes demonstram insegurança, depois que o sistema de eleição por coligação proporcional deixou de reger o trabalho da vereança. Isso sem falar na grande rede de futricas e fofocas que passou a assolar o espectro da internet.

Em razão disso, o nominado espírito de corpo que sempre cercou as ações dos vereadores, vez por outra, apresenta fissuras perigosas que trazem intranquilidade àqueles que sabem o que é ganhar uma eleição, mas igualmente sabem também como é difícil manter um lugar ao sol, preservando suas bases de apoio eleitoral.

O áudio vazado mostra também que a posição da Câmara de Caxias não é reconhecida por alguns de seus membros, os quais não se sentem participantes do colegiado e estão mais interessadas em agradar a quem consideram com mais força no âmbito do poder. Legislativo unido, tem voz e respeito. Desunido, caminha para a ruína e se torna presa fácil das novidades que vêm ganhando espaço na política brasileira, através de estratagemas e concursos dos mais diversos e onde imperam a falta de respeito, o egoísmo e a mentira, três das mais deploráveis virtudes desconstrutivas acalentadas pelo homem ao longo do tempo.

Decano do parlamento caxiense e seu presidente pela segunda vez, o vereador Catulé (PRB), costuma dizer que a Câmara de Caxias é a casa de ressonância do município; o lugar que tem o poder de decidir para que rumo nossa sociedade vai caminhar. Na última eleição, com o apoio de uma frente oposicionista aguerrida, elegeu pela primeira vez diretamente de seus quadros o prefeito municipal, dando uma demonstração de firmeza e boa condução dos interesses mais caros da sociedade caxiense.

Lamentável, agora, que suas insatisfações intestinas, ao invés de ser digeridas com muito diálogo e busca por um entendimento melhor do que está em jogo, estejam sendo jogadas ao éter, com o interesse insensato de obscurecer o trabalho que a casa exerce no município desde a primeira legislatura, no distante ano de 1813.

Para adentrar no plenário e sentar na bancada, a pessoa deve estar preparada, primeiro, para defender com maestria as suas proposições e ideias. É através da argumentação, condição imperativa do parlamento, do respeito aos colegas, às normas da casa, que se alcança destaque.

Mas, o mais curioso em tudo isso que está acontecendo nos bastidores, é assistir-se que esse estímulo para enfraquecer a CMC parece que parte do Executivo, interessado talvez em desvencilhar-se das pressões exercidas pelos edis mais experientes e que olham com preocupação o andamento das coisas nas esferas do poder.

A falência das ações do órgão da assistência social no município foi ponto de convergência em discussão de vereadores da situação e da oposição na última segunda-feira, 4. E mais deve vir por aí, pois vídeos e mais vídeos de usuários mostram nas redes sociais como foi a “reforma e ampliação” do Hospital Geral, hoje renomeado Complexo Hospitalar Municipal Gentil Filho, e uma das vitrines mais acalentadas pela administração.

Juntamente com a nova praça da Chapada,  o Mirante da Balaiada e o Natal Iluminado são, sem dúvida, as obras mais visíveis da administração, muito bonitas para turista ver. Contudo, a prestação de serviços a favor das necessidades da população, as ruas esburacadas, estradas rurais intransitáveis, escolas negligenciadas, estão a cada momento forçando os vereadores a estrilarem de verdade contra uma situação que vem se tornando muito difícil de defender.

Pesquisas e enquetes

Em busca de definições mais concretas sobre os postulantes à eleição majoritária caxiense do próximo ano, cresce na cidade a expectativa pela divulgação de pesquisas encomendadas pelos grupos políticos locais dispostos a confrontar com o prefeito Fábio Gentil (PRB). O assunto já é objeto da observação de muita gente, inclusive de blogueiros da capital, que estão saindo na frente, usando suas plataformas digitais. No último dia 06, o blogueiro Luís Cardoso, de São Luís, postou no seu sítio a seguinte matéria:

“O blog abre mais uma enquete para saber a preferência do eleitor do interior maranhense para o cargo de prefeito. Agora, a cidade alvo é Caxias. A enquete encerra na próxima segunda-feira, dia 11, e o participante terá direito apenas a um voto. Vote ao lado. Participe!

“Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Resultado parcial da enquete, às 15h45m, de sexta-feira, 8/11:

Se a eleição fosse hoje em Caxias, em qual candidato abaixo você votaria?

  • Thais Coutinho (44%, 105 Votos)
  • Fábio Gentil (30%, 71 Votos)
  • Feliciano do Bombom (10%, 24 Votos)
  • Juiz Antônio Velozo (9%, 21 Votos)
  • Ney Jefferson do PT (6%, 14 Votos)
  • Júnior Martins (2%, 5 Votos)

Total de votantes: 240

A enquete pode não espelhar a realidade do que está acontecendo em Caxias. Não obstante, essa é uma modalidade de ação que os atuais marqueteiros de campanha vão usar para conquistar o eleitorado para seus constituintes. E replicando na internet esse tipo de informação, pense no efeito subliminar que se estabelecerá na cabeça do eleitor comum, e mesmo no mais politizado. A próxima eleição será uma guerra que vai se utilizar de todos mecanismos modernos de informação e contrainformação.

Jubileu de Diamante da Assembleia de Deus

Enquanto o homem insiste em viver procurando separações e se, possível, se sobrepor aos demais, a religiosidade consegue, vez por outra, trazê-lo para sua realidade de ser mortal, em que a vida, o fato de estar vivo, é a única verdade absoluta. No flagrante acima, a festa do Jubileu de 75 anos da Congregação da Assembleia de Deus de Caxias, realizada na noite de quinta-feira, 7, no largo do Pau D’Água, aqui na Princesa do Sertão Maranhense. Juntos, para participar das bênçãos oficiadas pelos pastores presentes, o governador Flávio Dino, o prefeito Fábio Gentil, os deputados estaduais Cleide Coutinho e Adelmo Soares, e o presidente da Câmara de Caxias, vereador Catulé.

O governador esteve em Caxias, aproveitamento o roteiro de uma visita de trabalho que faz a municípios aqui do leste maranhense. Na sexta-feira, por exemplo, ele participou da inauguração de um restaurante popular no vizinho município de São João do Sóter, investimento de sua gestão em parceria com a prefeitura sotense.

Ações do Legislativo Caxiense

Mesmo realizando apenas uma sessão, nesta semana, a Câmara de Caxias produziu proposições interessantes para a população. Estes fatos o leitor poderá conferir através das matérias produzidas pelo repórter João Lopes, da Ascom CMC, que publicaremos a seguir.

Câmara aprova projeto do vereador Catulé que institui o Dia Municipal da Menina 

Vereador Catulé aprovou projeto criando o Dia Municipal da Menina, em Caxias.

Na sessão ordinária dessa segunda-feira (4), os vereadores aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei de autoria do presidente da Câmara, vereador Catulé (PRB), que institui o dia 11 de outubro como o Dia Municipal da Menina.

Ao apresentar o projeto, o parlamentar justificou que o Dia 11 de Outubro já é o Dia Internacional da Menina, instituído em 2011, em Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU); e que, neste dia, em diversos países, são realizadas ações para recordar ao mundo que mulheres e homens, meninas e meninos, possuem os mesmos direitos, mas que as meninas os acessam de forma desigual, tendo inclusive menos oportunidades de desenvolver todo o seu potencial.

O presidente ressaltou que criar o dia mundial da menina no âmbito municipal dá maior visibilidade à luta diária de muitas meninas que vivem em situação de vulnerabilidade, tanto na zona rural como na zona urbana do Município de Caxias.

“Assim, convido os colegas a caminharem comigo, apoiando o incluso projeto de lei, nessa missão de promover oportunidades e espaços que contribuam para o desenvolvimento da capacidade das meninas de Caxias, seja fortalecendo seus direitos, promovendo a defesa e promoção da justiça de gênero e a superação da violência contra meninas/mulheres, por meio de novos espaços de diálogos e participação”, assinalou no bojo da matéria.

Houve dispensa de interstícios para a inclusão da proposta na Ordem do Dia. Depois, fez questão de parabenizar a Coordenação de Juventude do Município, que tem feito um bom trabalho na cidade. "Eu tive a oportunidade de recebê-las em Nazaré do Bruno, onde fizeram um excelente trabalho", acrescentou.

Neto do Sindicato e Sargento Moisés destacam avanço da agricultura familiar em Caxias

Neto do Sindicato e Sargento Moisés elogiaram o trabalho da prefeitura em relação à agricultura familiar.

O avanço da agricultura familiar no município de Caxias fez parte dos discursos dos vereadores Neto do Sindicato (PCdoB) e do líder do governo, Sargento Moisés (PSD), na sessão plenária de segunda-feira (4).

"Caxias hoje entra para uma das cidades brasileiras onde está despontando na produção agrícola. Hoje é geradora de emprego e renda", afirmou Neto do Sindicato. Ele deu como exemplo o plantio de melancia no Povoado Chapada, com uma produção que chega de 35 a 40 toneladas por hectare, que inclusive despertou o interesse de produtores de outros estados.

Neto citou ainda os plantios de banana e melão no município, que têm ganhado destaque. "Não poderia deixar de citar a presença positiva da secretária municipal de Agricultura, Luciana Andréa Costa Soares, que tem dado toda a assistência técnica a esses produtores",acrescentou.

Ainda sobre a secretária Luciana, Sargento Moisés destacou o forte apoio do governo municipal à agricultura familiar através da sua gestão, "à qual disponibiliza a devida atenção especializada aos produtores rurais com uma equipe de assistência técnica de ponta e com o objetivo de aumentar a produção, melhorar a qualidade dos produtos, melhorar a renda do trabalhador, para, assim, termos produtos competitivos no mercado, além de baratear o preço ao consumidor final".

Magno Magalhães propõe audiência pública para discutir uso de flúor na água tratada de Caxias

Magno Magalhães revelou preocupação com o nível do uso de flúor na água tratada de Caxias.

O vereador Magno Magalhães (PSD) defende a proibição de adição de flúor nos processos de tratamento de água feitos pelo SAAE no município de Caxias. Para reforçar a sua tese, o vereador propôs discutir o tema em uma audiência pública.

"É um tema polêmico. Na Casa nós temos apenas dois profissionais da área de saúde, que sou eu, como médico, e a vereadora Thaís Coutinho (PSB), como enfermeira, e, por se tratar de uma matéria técnica, eu quero que discutamos esse assunto", afirmou durante o pequeno expediente da sessão.

O vereador solicitou da Presidência da Câmara o espaço do Plenário para o evento. Ele disse que serão convocados para a audiência profissionais da área de saúde, como médicos e odontólogos, estudantes e a população em geral.

"Quando eu postei essa matéria nas redes sociais, muitas pessoas questionaram o por quê de se retirar o flúor da água, já que todos nós, desde criança, ouvimos falar que o flúor faz bem à saúde dos dentes. Nós, conscientes do nosso papel como médico e presidente da Comissão de Saúde dessa Casa, queremos discutir esse assunto de forma que todos aqueles envolvidos nesse processo saibam o por quê que Magno Magalhães quer retirar esse agente insalubre, tóxico e danoso da água do nosso município",reforçou.

Contra a cobrança de religação de água e energia

Magno Magalhães também não concorda com o pagamento das taxas de religação de água e energia que a população vem sendo obrigada a pagar, e quer proibi-las com o apoio dos colegas.

No expediente do dia, ele apresentou a proposição de um projeto de lei, reivindicando que a casa, assim como já ocorreu em outros municípios brasileiros, proíba que as fornecedoras de água e energia elétrica fiquem proibidas de cobrar taxas aos consumidores, em caso de corte de fornecimento por falta de pagamento.
O vereador chegou a solicitar dispensa de interstícios para que a votação da proposta se efetivasse ainda no decorrer da sessão.

Na condição de presidente da Comissão de Constituição e Justiça, o vereador Antonio Ximenes (PR) sugeriu que, antes de votar, o projeto fosse encaminhado para a assessoria jurídica do Legislativo. "Até por que eu acho que a Câmara não tem competência de extinguir taxa de empresa privada", disse o parlamentar.

Sem se dar por vencido, mas disposto a acompanhar a proposta da CCJ, o autor do projeto explicou que existem municípios que conseguiram o fim da cobrança da taxa, e que já existe inclusive jurisprudência para o caso, a exemplo da cidade de Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul. No entanto, ele concordou em adiar a votação.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Catulé (PRB), agradeceu a compreensão de Magno e informou que a proposta seguirá para a Comissão de Constituição, Justiça e Redação, presidida pelo vereador Ximenes, para avaliar a legalidade da proposição, a fim de que a matéria volte a ser apreciada no plenário. 

Aprovado projeto do vereador Tevi que concede título de Cidadão Caxiense ao procurador Luís Gonzaga 

Vereador Tevi concedeu o título de cidadania caxiense ao procurador Luiz Gonzaga Martins Coelho. 

A Câmara Municipal aprovou por unanimidade, na sessão dessa segunda-feira (4), o Projeto de Lei de autoria do vereador Tevi (SD) que concede Título de Cidadania Honorária Caxiense ao Procurador-Chefe de Justiça do Maranhão, Dr. Luiz Gonzaga Martins Coelho.

"Mesmo o vereador Tevi não tendo pedido urgência, acho que nós, hoje, devemos votar, porque o homenageado estará presente em Caxias no dia 13 para inaugurar, na Cidade Judiciária, a nova sede do Ministério Público Estadual em nossa região; ele, em contato conosco, sugeriu e gostaria de receber neste dia o título, e é justo", disse o presidente da Câmara, vereador Catulé (PRB).

Houve dispensa de interstícios para a inclusão da proposta na Ordem do Dia. A já foi homologada na CMC, através do Decreto Legislativo Nº 012/2019, assinado pelo presidente Catulé.

 A entrega do título ao procurador já está marcada para 13 de novembro, às 19 horas, no plenário da CMC.

Vereador Gentil agradece ao Poder Executivo por ações de infraestrutura

Gentil Cantanhede está agradecido com o trabalho da prefeitura nas suas areas de atuação.

O vereador Gentil (PSL) fez uso do pequeno expediente na sessão dessa segunda-feira (4) para agradecer ao Poder Executivo, em nome do prefeito Fábio Gentil (PRB) e o seu vice, Paulo Marinho Júnior (PP), por ações de infraestrutura realizadas no município.

O parlamentar destacou o empiçarramento de ruas que há mais de 30 anos não recebiam reparos, localizadas nos bairros Caldeirões, Tamarineiro, DNER e na zona rural, todas obras já em fase de conclusão.

Gentil comentou também sobre a perfuração de um poço no povoado Riachão, no 3º Distrito, com apoio do vereador Neto do Sindicato (PC do B), e da satisfação da comunidade com a obra.

Vereador Darlan homenageia 502 anos da Reforma Protestante

Darlan Almeida enfatizou a luta da reforma protestante para a história da humanidade.  

No último dia 31 de outubro, igrejas protestantes em todo o mundo celebraram os 502 anos da Reforma Protestante. A data foi lembrada pelo vereador Darlan Almeida (PHS), na sessão de segunda-feira (4).

"No dia 31 de outubro de 1517, Martinho Lutero, com uma coragem incrível, mudou a história do mundo quando ele escreveu suas 95 teses. Neste momento, ele não só rompeu só com o catolicismo romano, mas com as barreiras que cercavam as pessoas", comentou o parlamentar.

Darlan parabenizou Martinho Lutero e todos os reformadores que, na sua visão, mudaram o mundo.

Mirante da Balaiada, finalista ao Prêmio Nacional do Turismo de 2019, é assunto em sessão da Câmara

O Mirante da Balaiada de Caxias está concorrendo ao Prêmio Nacional do Turismo. O assunto foi citado na sessão de segunda-feira (4) na Câmara Municipal.

O vereador Darlan Almeida (PHS) levantou o tema. "Quero parabenizar a Cidade de Caxias e, em especial, essa Casa, que aprovou o projeto da construção do Mirante da Balaiada, uma obra que gera rendas. Com certeza esse prêmio será de grande relevância para a nossa cidade", declarou.

"O prefeito faz uma praça no Mirante, botou uma passarela, que só serve para o pessoal tirar foto, aí é  destaque nacional. Lá você vê o quê mesmo?", indagou o vereador oposicionista Edilson Martins (PSDB). em seu pronunciamento.

Durval Júnior (PSB) parabenizou Caxias e o prefeito Fábio Gentil (PRB) pelo Mirante da Balaiada ser destaque no cenário nacional. "Porque, no passado, e eu fui o primeiro que denunciei aqui nesta Casa, o destaque eram as mortes das crianças na Carmosina Coutinho", disse o vereador, alfinetando a tríade de vereadores da oposição que não via grande importância no fato.

O Prêmio Nacional do Turismo é uma iniciativa do Ministério do Turismo. O Mirante da Balaiada foi levado ao certame pelo secretário de Estado de Turismo, Catulé Júnior, e já é um dos finalistas do prêmio. O resultado será divulgado no próximo dia 5 de dezembro, em Minas Gerais.


Comentários


Colunas anteriores

Dias de fortes tensões

Uma semana pródiga de fortes emoções preocupantes, a que passou. No correr dos últimos dias, as notícias dando conta de que a Rússia utilizou, pela primeira vez, misseis de grande alcance contra a sua vizinha Ucrânia, capazes de conduzir ogivas nucleares. Tudo por conta das forças da Otan terem liberado armas do seu arsenal àquele sofrido país, após o mesmo estar pressionado agora também por milhares de soldados...
Continuar lendo
Data:25/11/2024 15:58

Para ler e refletir sobre o momento que vivemos

A lucidez de um articulista do UOL/Folha de São Paulo, Joel Pinheiro da Fonseca, economista e mestre em filosofia pela USP, me fez parar e refletir sobre o atual momento que estamos vivendo no mundo. Realmente precisamos entender o que está acontecendo com as pessoas para enxergar os novos caminhos a serem trilhados. Sim, novos caminhos, porque a humanidade se sente sobrecarregada de tantos problemas que é necessário buscar rumos mais seguros para o desenvolvimento...
Continuar lendo
Data:18/11/2024 16:05

Gestão procura recuperar tempo perdido

Surpreendente a atitude do prefeito Fábio Gentil nesse apagar das luzes da sua gestão. O homem, depois da eleição em que elegeu o sobrinho Gentil Neto (PP), deslanchou a trabalhar pela cidade. Menos mal, se levarmos em conta que os caxienses só têm a ganhar com isso. Entretanto, há muita coisa que deixou de ser feita nos últimos oito anos. Agora, pode haver até determinação para equacionar as coisas, mas dificilmente...
Continuar lendo
Data:11/11/2024 15:22

PUBLICIDADE

Responsive image
© Copyright 2007-2019 Noca -
O portal da credibilidade
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de serviço são aplicados.
Criado por: Desenvolvido por:
Criado por: Desenvolvido por: