Surpreendente a atitude do prefeito Fábio Gentil nesse apagar das luzes da sua gestão. O homem, depois da eleição em que elegeu o sobrinho Gentil Neto (PP), deslanchou a trabalhar pela cidade. Menos mal, se levarmos em conta que os caxienses só têm a ganhar com isso. Entretanto, há muita coisa que deixou de ser feita nos últimos oito anos. Agora, pode haver até determinação para equacionar as coisas, mas dificilmente muitas obras estruturais serão concluídas até 31 de dezembro, em que pese o compromisso verbal assumido pelo alcaide da cidade. Bom, mas o trabalho de asfaltamento da área do Ginásio João Castelo já foi concluído, assim como na rua Ana Correia, melhorando a trafegabilidade naquela parte da área central de Caxias, interligando eficientemente a avenida Alexandre Costa, lugar onde está sendo acabado o portal da cidade, principal acesso de entrada de nossa Princesa do Sertão.
FG já anunciou que a secretaria de infraestrutura terá presença diuturna nos bairros, resolvendo demandas da população. Contudo, não temos ideia se haverá tempo para reasfaltar os dois outros acessos através da Br-316, um na saída para Teresina, e outro no sentido de São Luís. Por sua vez, a magnífica avenida Santos Dumont somente receberá a devida atenção talvez na próxima gestão. Aquele trecho urbano dispõe de tudo para ser realizada uma obra que encha os olhos e de orgulho o povo caxiense. Por ali, no entanto, viceja a máxima do adágio popular “casa de ferreiro, espeto de pau”, dando a entender que certa pessoas às vezes se esquecem de cuidar melhor da própria casa, o que é uma pena, porque a região já poderia ser um dos cartões postais mais belos de Caxias, isso se tivesse sido anexada a outros exemplares que deixam a desejar no âmbito do rico patrimônio histórico local, muito desleixado, por sinal, a exemplo do Centro de Cultura e seu entorno, do antigo prédio da Casa de Justiça, dentre outros.
Por outro lado, nada mais é visível em matéria de ausência de política pública do que o trânsito em Caxias. O cidadão chega por aqui e acha que está nas ruas de cidades da Índia, haja vista que muitos condutores preferem desrespeitar a legislação nacional de trânsito. Um semáforo com sinal de luz verde não garante segurança ao condutor preferencial. E o mais incrível é que poucos acidentes fatais são registrados devido a tais desobediências, muito embora os hospitais a cada dia recebam mais acidentados, consumindo preciosos recursos da área da saúde.
A presença do futuro prefeito no programa Bom Dia Mirante, na TV Mirante, em São Luís, no correr da semana, admirou muita gente. Pouco familiarizado a aparições políticas, o jovem Gentil Neto surpreendeu ao ser questionado durante o espaço “Bastidores” do jornal televisivo, e saiu-se muito bem, até porque não chegou sequer a titubear diante das perguntas que a repórter lhe fazia. Garantiu inclusive que a sua gestão será uma continuidade da do tio, mas com estilo próprio, já que pretende firmar a sua marca pessoal com muito trabalho para a população, deixando a política para as raposas felpudas que costumam agir na surdina e fora da vista dos expectadores que acompanham o processo local. Ele deixou claro que governará com uma ampla base de apoio na Câmara de Caxias e que conta também com o ministro do esporte André Fufuca (PP), com as deputadas Amanda Gentil (PP), Daniela (PSB) e Cláudia Coutinho (PDT). Não sabemos porque deixou de lado o deputado Adelmo Soares (PSB), mas com toda certeza será avaliado pelos vereadores Catulé (PL) e Daniel Barros (PRD), na Câmara de Caxias, e pelo deputado Catulé Júnior (PL), quando este assumir mandato na Assembleia Legislativa do Maranhão no início próximo ano.
Notícias de última hora garantem, entretanto, que o futuro prefeito vivenciará dificuldades políticas nos próximos meses. Corre à boca pequena que a oposição já protocolou processos na justiça eleitoral com a vistas a anular o pleito que foi vencido por apenas 565 votos, em disputadíssima eleição onde os dois principais adversários chegaram cada um a mais de 40 mil votos. Fake News, deep fakes criados por inteligência artificial e compra de votos figuram nos processos à apreciação do TRE-MA, que decidirá oportunamente se tais argumentos são plausíveis ou não. O clima político no momento, porém, é de calma e tranquilidade, porque os caxienses se preparam agora para as festas do Natal e de final de ano. As decorações da época já começam a ser vistas.
PUBLICIDADE