Caxias-MA 20/08/2025 05:00

PUBLICIDADE

Responsive image

Sílvio Cunha

Caxias, Política e Sociedade

Percalços no caminho


Nestes primeiros dias de gestão, a comunidade caxiense começou a fazer uma ideia de como será o trabalho do novo primeiro mandatário da Pantheon, o prefeito Gentil Neto (PP). Mesclando boa exposição midiática para se fazer mais conhecido da população, o jovem alcaide demonstra que quer, sem rodeios, mostrar o seu estilo de governar, primando por atacar, de saída, problemas estruturais da cidade.

Nesse entendimento, já pôs em ação uma mais do que oportuna operação cidade limpa, através da qual máquinas e homens das secretárias de limpeza e infraestrutura cuidaram de atender demandas nos mais diversos pontos da Princesa do Sertão, limpando praças, podando árvores e tapando buracos nas vias asfaltadas, um serviço bem visível e da satisfação dos nossos munícipes, é claro. O trabalho iniciou pelo bairro Vila Paraíso.

Contudo, chegou a última sexta-feira 10, e não se sabe por que cargas d’água a coleta de lixo não funcionou, pelo menos em alguns bairros, deixando quilos e mais quilos de lixo às portas das residências, à espera dos carros que recolhem esses dejetos normalmente. O último sábado amanheceu, então, com os contribuintes tendo mais uma dor de cabeça para sanar, acossados por bichos e aves que reviram o que é descartado, buscando alimentação mais fácil para sobreviverem a mais um dia de vida.

Assim, mal começou o seu mandato e o novo prefeito já encontra obstáculos que não deveriam estar à sua frente em razão da boa equipe de assessores que escolheu. Pelo visto, alguém (ou alguns) decidiu logo mostrar a cara, como a sinalizar que o ato de governar não pode ser unilateral, mas seguir um modelo pré-determinado, como as coisas sempre vem acontecendo por Caxias nos últimos tempos.

Quer dizer: o mandatário, pode ter até suas responsabilidades de fato e de direito, mas deve agir em sintonia, ao que parece, com quem o ajudou a chegar ao cargo, situação que é péssima para uma população que anseia por melhorias e bem-estar, entendendo-se que uma gestão pública tem que prezar pelos interesses maiores de todos os segmentos comunitários. Mas o fato é que, e não se tem ainda maiores explicações, o serviço de limpeza parou, quebrando uma rotina de trabalho que só falhou, de tempos em tempos, quando por algum motivo os garis deixaram de receber, assim como o pessoal do transporte de lixo.

Em outra investida contra outra ação governamental, supervisores foram às repartições com listas de pessoal que seria dispensado neste mês de janeiro. Foi um “Deus nos acuda”, que mesclou, ao mesmo tempo, indignação, traição, vergonha e cólera no seio da classe de barnabés que trabalham sob contrato na prefeitura. Ao tomar conhecimento do caso, o prefeito agiu rápido e sustou a operação, o que trouxe certa tranquilidade, mas não retirou de todo aquele sentimento de abandono e de desprezo aos que se achavam queridinhos na gestão. Afinal, do nicho saíram os bons votos decisivos na última campanha eleitoral.

Nesse domingo, como já é tradição incontestável, houve a procissão do Mastro de São Sebastião, na qual romeiros trouxeram sobre os ombros mais uma árvore lá das matas da Área de Proteção Ambiental do Inhamum para homenagear o santo na praça que guarda o seu nome no centro da cidade. O espetáculo, que é um misto de religiosidade com coisa profana, dado que muitos se aproveitam para esticar as bebedeiras de fim de semana, transcorreu sem muitos contratempos, sob o olhar atento de policiais e organizadores da prefeitura. Agora, desta semana em diante até o dia 20, o largo de São Sebastião será agraciado com noites de oração, por meio de missas e outras manifestações da fé católica na igrejinha dedicada a São Sebastião.

No mais, louvar o trabalho policial que vem monitorando a venda de sementes clandestinas, muitas falsificadas, na região de Caxias. Em duas operações, o delegado Jair Paiva e seus comandados apreenderam sementes de milho que chegavam a Caxias para serem comercializadas a preços mais baixos do que os de mercado. Pelo visto, até o agronegócio agora está sendo alvo de engenhosos bandidos. 

E, para terminar, lembrar o prefeito Gentil Neto que estão surgindo reclamações a respeito da qualidade do material que está sendo utilizado na operação tapa-buracos. As pessoas observam que o trabalho não é de boa qualidade, uma vez que parece ser levado a efeito com uma mistura de borra de asfalto com brita que não adere bem ao piso asfáltico das ruas.


Comentários


Colunas anteriores

O poste e o encosto

Observadores atentos sempre guardam desconfiança em relação ao trabalho parlamentar da Câmara de Vereadores de Caxias (CMC). E a explicação fica por conta da falta de regularidade dos trabalhos semanais, isso porque hoje está difícil registrar-se duas sessões seguidas, conforme preconizado pelo regimento interno da casa. Por qualquer razão, seja por causa de uma inauguração qualquer da gestão municipal, ou simplesmente por alguma querela política, coisa que é do meio, e logo as...
Continuar lendo
Data:18/08/2025 15:41

Agosto e seus augúrios

Para pessoas supersticiosas, o mês de agosto é sempre um período de presságios negativos. Não o foi para os brasileiros daqui que lutaram pela independência há 202 anos, libertando a cidade do jugo português, razão de grandes comemorações todos os anos, ao ponto da data de 1º de agosto ser erroneamente confundida como o aniversário de Caxias. Foi um período pesaroso também para a família do presidente Getúlio Vargas, quando este cometeu suicídio a 24 de agosto, uma triste...
Continuar lendo
Data:11/08/2025 16:39

A independência em dois momentos

No último dia 1º de agosto os caxienses comemoraram mais um aniversário da adesão de Caxias à independência do Brasil, evento marcado por grande festa pública no Parque da Cidade, que começou na noite de 31 de julho e varou a madrugada, cheio de atrações com artistas renomados nacionalmente. Paralelamente, espalhados pela cidade, peças institucionais de propaganda ligaram figuras políticas locais à efeméride, algumas para marcar acertada presença de representação da cidade,...
Continuar lendo
Data:04/08/2025 10:55

PUBLICIDADE

Responsive image
© Copyright 2007-2025 Noca -
O portal da credibilidade
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de serviço são aplicados.
Criado por: Desenvolvido por:
Criado por: Desenvolvido por: