Caxias-MA 20/08/2025 05:01

PUBLICIDADE

Responsive image

Sílvio Cunha

Caxias, Política e Sociedade

Sob o mormaço do br-ó-bró


Na semana que passou o destaque foi o forte calor, na casa de 40 graus, que tem assolado Caxias. Para refresco dos caxienses que visitaram os cemitérios da cidade, a providência divina colaborou no Dia de Finados com uma manhã nublada que não trouxe um aguardado período de chuvas, mas aliviou o mormaço que tem sido frequente nos últimos três meses. Por conta dos problemas climáticos que estão afetando o mundo, à essa altura de 2024 nem as tradicionais chuvinhas para caju e manga, como se diz por aqui, ousaram respingar nos telhados e nos campos da terrinha. É época em que a água do chuveiro é quente, como se estivéssemos na Escandinávia, na Rússia ou no Alasca, e os espertos molham rede para se deitarem nas tardes. Os mais experientes, no entanto, garantem que as chuvas não tardam a chegar na região, o que será um alívio para toda a comunidade.

De forma tímida, a prefeitura coloca em ação um programa de recuperação de ruas, com destaque para o trabalho que foi realizado na área da praça de São Sebastiao, que estava em condições deploráveis. Espera-se, contudo, que a ação prossiga pela rua Ana Correia, que atualmente é uma das artérias centrais mais usadas para acessar-se a avenida Alexandre Costa e cercanias, bem como chegue também à avenida central, no trecho até à Br-116, assim como à avenida Pirajá, na direção do bairro Vila DNER, as quais são duas das mais importantes vias de entrada para a área central de Caxias. Hoje, quem chega ao torrão gonçalvino certamente leva uma má impressão de como anda a administração da grande cidade histórica e turística aqui nas plagas do leste maranhense.

Em um momento que a gestão do prefeito Fábio Gentil vai chegando ao fim, após oito anos, é um alento a notícia de que o prefeito eleito, Gentil Neto (PP), já programou uma festa especial aos caxienses nesse final de ano. Para comemorar a sua apertada vitória, GN já anunciou que comemorará sua vitória de forma inédita, em uma grande festa onde a atração maior será a distribuição de cestas básicas de alimentos aos presentes. O futuro gestor entende que atração musical, show com artistas de renome, é bem menos apreciado pela maioria da população, haja vista o resultado das urnas, quando venceu a eleição por somente 565 votos a mais do que seu principal adversário.

Nesse ínterim, maranhenses e caxienses, assim como os demais brasileiros, estão antenados para as finais futebolísticas da Copa do Brasil, entre os clubes Flamengo e Atlético Mineiro. Hoje, por exemplo, venceram os cariocas do Ninho do Urubu por 3 tentos a 1 no estádio Maracanã, no Rio de Janeiro. Mas o campeonato só se resolverá em próximo jogo na Arena MRV, em Belo Horizonte, onde o galo mineiro costuma mesmo se apresentar bem mais feroz, a título da vitória que alcançou sobre os argentinos do River Plate, na classificação para a final da Copa Libertadores da América/2024, que jogará no próximo 30 de novembro em Assunção, no Paraguai, contra o Botafogo carioca.

Por outro lado, o mundo inteiro volta a atenção para as eleições norte-americanas que irão escolher a nova presidência da nação. Dados como empatados nas pesquisas, Donald Trump (Republicanos) e a vice-presidente Kamala Harris (Democratas), vão para a eleição nesta terça-feira, 5. Trump, que já ocupou a Casa Branca, vai para o pleito com um discurso conservador que beira o fascismo, enquanto Kamala adotou uma linha mais progressista, no sentido de que os EUA precisam se reinventar para continuar sendo a baliza da liberdade democrática no mundo. A nação, porém, cuja população é majoritariamente cristã evangélica, vivencia no momento uma tensão inédita em torno da liberação do aborto e a adoção de barreiras contra imigrantes, que contraria os fundamentos mais sólidos que sempre nortearam o pensamento da sociedade norte-americana, desde a sua fundação.


Comentários


Colunas anteriores

O poste e o encosto

Observadores atentos sempre guardam desconfiança em relação ao trabalho parlamentar da Câmara de Vereadores de Caxias (CMC). E a explicação fica por conta da falta de regularidade dos trabalhos semanais, isso porque hoje está difícil registrar-se duas sessões seguidas, conforme preconizado pelo regimento interno da casa. Por qualquer razão, seja por causa de uma inauguração qualquer da gestão municipal, ou simplesmente por alguma querela política, coisa que é do meio, e logo as...
Continuar lendo
Data:18/08/2025 15:41

Agosto e seus augúrios

Para pessoas supersticiosas, o mês de agosto é sempre um período de presságios negativos. Não o foi para os brasileiros daqui que lutaram pela independência há 202 anos, libertando a cidade do jugo português, razão de grandes comemorações todos os anos, ao ponto da data de 1º de agosto ser erroneamente confundida como o aniversário de Caxias. Foi um período pesaroso também para a família do presidente Getúlio Vargas, quando este cometeu suicídio a 24 de agosto, uma triste...
Continuar lendo
Data:11/08/2025 16:39

A independência em dois momentos

No último dia 1º de agosto os caxienses comemoraram mais um aniversário da adesão de Caxias à independência do Brasil, evento marcado por grande festa pública no Parque da Cidade, que começou na noite de 31 de julho e varou a madrugada, cheio de atrações com artistas renomados nacionalmente. Paralelamente, espalhados pela cidade, peças institucionais de propaganda ligaram figuras políticas locais à efeméride, algumas para marcar acertada presença de representação da cidade,...
Continuar lendo
Data:04/08/2025 10:55

PUBLICIDADE

Responsive image
© Copyright 2007-2025 Noca -
O portal da credibilidade
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de serviço são aplicados.
Criado por: Desenvolvido por:
Criado por: Desenvolvido por: