PUBLICIDADE

Responsive image

Sid Sertão

Arte, Política e Cultura

Enquanto isso no Festival AGenDa…


O ano de 2023 já está chegando na sua metade, e de lá pra cá, a Feira da Arte de Caxias e também de Aldeias Altas, está a 200 por hora, a todo vapor, intervindo fortemente na cidade de Caxias por via do Festival AGenDa – festejo artístico e cultural que comemora o bicentenário de Antônio Gonçalves Dias e da princesa do sertão. Foram tantas as ações que aconteceram e que ainda estão porvir, trazendo infindáveis ideias e projetos que dão vida e cores para esse momento singular. São inúmeras maneiras de presentear o poeta caxiense, seja na música, no desenho, na pintura, na literatura, todas as formas de homenagear Gonçalves Dias é digna e justa.

O Brasil está em festa! De Aldeias Altas a Caxias, de São Luís ao Rio de Janeiro, de Portugal ao mundo inteiro, todos estão redescobrindo a vida, as obras e os feitos desse gigante da história do país. O poeta das palmeiras, do canto do sabiá, continua a conquistar mentes e corações com sua imensurável existência. O AGenDa está desde o ano passado programando e promovendo diversos acontecimentos que marcam a temática do bicentenário. Como por exemplo a Colagem de Lambes, primeira intervenção que ocorreu no centro histórico caxiense, intento que divulgava o projeto AGenDa.

Contamos também com um grande evento, em parceria com a Academia Caxiense de Letras, momento este que registra parceria da Casa de Coelho Netto com a Feira da Arte e o Festival. Na ocasião, houve roda de conversa com os presentes sobre as festividades, mostra de artefatos similares ao da época do poeta, bem como exposições e venda de itens personalizados do projeto, como cartões-postais, adesivos e cartões colecionáveis.

Assim firmado parceria com a ACL, o Festival AGenDa retorna outra vez ao recinto literário a fim de promover o lançamento e abertura das Exposições do Bicentenário, com mostras visuais de David Sousa e Sid Sertão, com exposições intituladas “Homenagens a Antônio Gonçalves Dias”, “Os Dias” e “A. Gonçalves Dias em História em Quadrinhos”, contada pelo personagem Gonçalvinho e sua Turma.

O projeto também se dedicou em homenagear o poeta Carvalho Jr., em uma intervenção chamada de “Tributo na pele do poeta Carvalho Jr.”, a qual foi feito uma reunião de artes e amizades no cemitério dos remédios, em um recital que nos aproximava de lembranças e memórias de sua vida. O Festival também fez questão de elevar o nome de Maria Firmina dos Reis, que assim como Gonçalves Dias, foi uma precursora da literatura, do direito à educação e que em 2023 também são relembrados os 200 anos da sua existência e de suas contribuições.

 

Lembrando que aconteceu outras intervenções ligadas ao AGenDa, como a 3° intervenção poética nacional do Transvê Poesias, projeto literário que em 2023 teve sua realização com a temática “A esperança nos versos de um Brasil amador”, tendo distribuição de garrafas poéticas que revestidas de poesias de todo o país, iam sendo distribuídas ao ar livre. Nos encontramos também novamente na Academia Caxiense, no evento “Mocotó, mentira e literatura”, que consagrou mais uma vez a gastronomia da conterrânea Lívia Suelda, Chef que retorna do Rio de Janeiro para Caxias depois de muitos anos trabalhando para grandes estabelecimentos. 

Além disso, lançamos o I Concurso Literário “Cartas para Gonçalves Dias”, que objetiva a escrita e recebimento de cartas destinadas ao escritor maranhense. O concurso também está atuando dentro de escolas, a qual poderá dar mais extensão para sua execução e assim o retorno do engajamento do público escolar das cidades de Aldeias Altas e Caxias. Sem fins lucrativos e com intuito cultural, o concurso anseia a prática da escrita, a produção literária e o estímulo para descobrir novos talentos. E aí, o que você diria para Gonçalves Dias?

O Festival AGenDa não é somente feito de intervenções e homenagens, mas também de negócios. Uma vez que para deixar o movimento no melhor estilo possível, a Feira da Arte e o Artista Sid Sertão, em parcerias com a marca Chico Rei, está ocupando a plataforma Uma Penca com a Loja O EXÍLIO, que abriu suas vendas de camisas personalizadas com estampas selecionadas oficialmente para todo o mundo. São três modelos de artes escolhidas para ilustrar o bicentenário e breve mais produtos estarão na prateleira. As 3 artes até então em venda são apenas as primeiras de inúmeras que ainda serão lançadas. As camisetas no momento só podem ser adquiridas via site da loja, mas breve circulará por aí, fazendo do Festival AGenDa um marco na história do bicentenário de Antônio Gonçalves Dias e Caxias.

O aniversário do poeta se aproxima, e cada vez mais a cidade se entrega às comemorações que vão deixando a data mais próxima e memorável. Muitas parcerias e novidades estão surgindo na programação, pois o Festival AGenDa não pode parar!


Comentários


Colunas anteriores

Arte é compromisso

Somos feitos de Arte. A Arte está nós. Ela não nos deixa, nos persegue e nos faz companheir@s. Ela é nossos sexto e sétimo sentido. Nosso terceiro olho, nosso despertar. Tudo é Arte, Arte é tudo! Ela é a nossa cura, portanto, uma salvação. Arte é um laço, um nó, é a linha que nos une. Não adianta fugir, quem é da Arte, ela encontrará mais cedo ou mais tarde. Com ela, podemos...
Continuar lendo
Data:22/06/2023 15:11

“TECER Gonçalves Dias” no Balaio de Sotaques 2023

Com mais uma mostra visual para o bicentenário, a Feira da Arte está movimentando novamente o público local com a exposição de desenhos e recortes que evocam toda a potência que esse acontecimento tem. São artes criadas e recriadas para fantasiar as expressões do poeta e recortes jornalísticos juntamente de artefatos que embasam sua popularidade e importância mundial enquanto figura social da sua época e dos dias...
Continuar lendo
Data:15/06/2023 15:44

A Cultura da Arte

A Cultura é um artefato imortal e etérea. Portanto, a Arte é uma manifestação cultural. Ambas sempre existiram e serão inerentes. A Cultura respira Arte. Uma alimenta a outra. Se entrelaçam, se engendram, se refletem e são ambivalentes. Viver é uma Cultura. Uma cultura feliz e doída simultaneamente. A arte é seu grito. Sua fuga e seus horizontes. Arte também é sangue. Ora é violência, ora...
Continuar lendo
Data:08/06/2023 11:16

PUBLICIDADE

Responsive image
© Copyright 2007-2019 Noca -
O portal da credibilidade
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de serviço são aplicados.
Criado por: Desenvolvido por:
Criado por: Desenvolvido por: