Com mais uma mostra visual para o bicentenário, a Feira da Arte está movimentando novamente o público local com a exposição de desenhos e recortes que evocam toda a potência que esse acontecimento tem. São artes criadas e recriadas para fantasiar as expressões do poeta e recortes jornalísticos juntamente de artefatos que embasam sua popularidade e importância mundial enquanto figura social da sua época e dos dias atuais.
É deveras importante que caxienses, aldeias-altenses, maranhenses, e toda a população brasileira, possam prestigiar e conceber um pouco, ou muito, acerca dessa mostra que está marcando o tempo com a sua originalidade. A Expô TECER Gonçalves Dias homenageia os 200 anos do escritor, da cidade de Caxias e toda sua população. Uma vez que somos herdeiros e herdeiras das riquezas da princesa do sertão e do legado do poeta da terra das palmeiras.
De fato, a proposta foi costurada por seus executores, com concepção da técnica de cultura e educação do Sesc Alinie Moura, em parceria com os Artistas Visuais David Sousa e Sid Sertão, a exposição está dentro do Balaio de Sotaques, 2023, e o público poderá visitá-la do dia 10 a 17 de junho, sempre das 10h às 22h, no horário de funcionamento do Caxias Shopping.
Apresentação da Exposição
Entrançar. Fiar. Tricotar. Redigir. Fantasiar. Inventar. Escrever. Ilustrar. Compor. Criar. Tecer...
Tecer é entrelaçar unidades e partes com a finalidade de formar um todo. O ato de tecer (a lã) é uma prática milenar que data do início da civilização; essa arte surgiu da necessidade do homem de transformar a lã e o algodão em agasalhos para se proteger do frio. O tecido está presente na vida do ser humano desde seu nascimento, por toda a vida, até sua partida. Ele embala o ser em tramas antes mesmo deste se embalar na vida, essa vida que traz histórias e personagens únicos, como a cidade de Caxias e o menino esperançoso A. Gonçalves Dias, do Maranhão para o mundo. Que os digam as homenagens que ele recebeu (e recebe) ao longo do seu bicentenário. Essa mostra é um apanhado de recortes fotográficos, homenagens e desenhos que ilustram a reverência ao poeta de multitalentos, o qual sua vida e obra tem sido tecituras e referências por muitos e que serão pelos próximos 200 anos ou mais.
Quem viver, verá!
Prestigiem! Aguardamos vocês!
Ficha Técnica
Realização: Sesc-Caxias/Balaio de Sotaques @sesc_ma
Concepção: Alinie Moura (Técnica de Cultura) @aliniemoura
Assistente de produção: Jaqueline Mesquita @jaquelinemesquitaprod
Artistas Curadores: David Sousa e Sid Sertão @davidsousas @sidsertao
Organização: Feira da Arte & Festival AGenDa @feiradaartedecaxias
Produção Serigráfica: Maurício Silkscreen
PUBLICIDADE