Nesta terça-feira (11), o Instagram iniciou a implementação da nova função “Conta de Adolescente” no Brasil e em diversos países da América Latina. Essa medida visa restringir perfis de usuários entre 13 e 17 anos, ao mesmo tempo que oferece aos pais um controle mais robusto sobre as configurações de segurança de seus filhos na plataforma.
Com a nova configuração, todas as contas criadas por adolescentes menores de 18 anos terão automaticamente a privacidade ativada. Isso significa que os novos seguidores precisarão ser aprovados, e o conteúdo não poderá ser visualizado ou compartilhado por aqueles que não seguem o perfil. Além disso, os adolescentes só poderão receber mensagens de pessoas que já seguem ou com quem têm uma conexão prévia, e apenas poderão ser marcados ou mencionados por esses mesmos contatos.
Os usuários com menos de 16 anos enfrentam restrições ainda mais severas. Para esse grupo, a configuração de conta privada se estende a todos os usuários, mesmo aqueles que já estão na plataforma. Além disso, será necessário obter a autorização dos pais para modificar as configurações de proteção da conta.
A Meta, empresa responsável pelo Instagram, informou que os pais de adolescentes de 16 e 17 anos também têm a opção de ativar a supervisão parental, o que permitirá que eles aprovem ou recusem solicitações dos filhos para alterar as configurações de privacidade. Em breve, os pais poderão ajustar essas configurações diretamente, aumentando a proteção.
Atualmente, o Instagram permite que pessoas a partir dos 13 anos abram contas. A funcionalidade “Conta de Adolescente” foi anunciada em setembro do ano passado e começa a ser disponibilizada gradualmente.
Mudanças e Restrições de Conteúdo
Além das configurações de privacidade, o Instagram também implementará restrições relacionadas ao conteúdo. Os menores de 18 anos serão automaticamente colocados em uma configuração de controle de conteúdo sensível, que limita a exposição a postagens de brigas e promoções de procedimentos estéticos, especialmente em áreas como o Explore e Reels.
A plataforma também ativará uma versão mais rigorosa do recurso anti-bullying, denominado Palavras Ocultas, para filtrar ofensas em comentários e mensagens diretas. Conteúdos que violem as diretrizes da plataforma serão removidos, e publicações potencialmente sensíveis, como aquelas de teor sexual ou que discutam suicídio, não serão recomendadas.
Principais alterações com a “Conta de Adolescente”
Central da Família
A Meta já havia introduzido o “Central da Família” em 2022, uma ferramenta que permite aos pais monitorar e gerenciar o uso do Instagram por seus filhos. A chegada da “Conta de Adolescente” não altera as funcionalidades desse recurso, que permite aos responsáveis verificar o tempo de uso e as interações dos adolescentes na plataforma.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE