Caxias-MA 24/11/2024 00:32

PUBLICIDADE

Responsive image

Wybson Carvalho

Recanto do Poeta

Caxias: resumo


Foi na Igreja de São Benedito que, em 1858, o antístite da Igreja Maranhense, Dom Manoel Joaquim da Silveira, denominou Caxias com o título: “A Princesa do Sertão Maranhense”.

A história de Caxias começa, no século XVII, com o Movimento de Entradas e Bandeiras ao interior maranhense, para o reconhecimento e ocupação das terras às margens do Rio Itapecuru, durante a invasão francesa no Maranhão, principalmente, com o trabalho valoroso dos missionários religiosos em busca de almas para a fé cristã.

O local onde se acha situada a bela cidade de Caxias foi, primitivamente, um agregado de grandes aldeias dos índios Timbiras e Gamelas que conviviam pacificamente com os franceses. Porém, com a expulsão dos franceses do Maranhão, em 1615, os portugueses reduziram tais aldeias à condição de subjugadas e venderam suas populações, como escravos, ao povo de São Luís.       

Várias denominações foram impostas ao lugar, dentre as quais: Guanaré - denominação indígena -, São José das Aldeias Altas, Freguesia das Aldeias Altas, Arraial das Aldeias Altas, Vila de Caxias e, finalmente, através da Lei Provincial, número 24, datada de 05 de julho de 1836, fora elevado à categoria de cidade com a denominação de Caxias. É bom lembrar que, ao contrário do que muita gente pensa, o nome Caxias não se atribui a Luís Alves de Lima e Silva, patrono do Exército Brasileiro. Ele, sim, recebeu o título Barão de Caxias, por ter sufocado a maior revolução social existente no Estado do Maranhão: a Balaiada. A cidade de Caxias foi palco da última batalha do movimento. Posteriormente, já em terras do Rio de Janeiro, o Barão de Caxias foi condecorado, novamente, com o título de Duque de Caxias.

Geralmente quando os portugueses criavam, num lugar, uma Vila, mudavam-lhe o nome, às vezes criando uma homônima do Reino nas Colônias. Inicialmente, a grafia “Cachias” viera de Portugal, que se refere a uma excelente Quinta Real que existia nos arredores de Lisboa perto de Oeiras (Portugal) outra bonita quinta do Márquez de Pombal, que era também residência real. Nessa área existia uma estação de caminho de ferro de Cascaes, onde cascaes é lugar que tem uma estação balneária, com água excelente e caldas térmicas muito procuradas para o tratamento de paralisias e reumatismo.

Situada na meso-região do leste maranhense e na micro-região do Itapecuru, Caxias tem uma área de 5.313.10 Km² dentre os 333.365,00 Km² do Estado e está a 365 quilômetros da capital do Maranhão, São Luis, e uma população de, aproximadamente, 162 mil habitantes. Geograficamente, em relação ao território nacional, o município de Caxias está localizado na região Nordeste do Brasil, Oeste do Norte Brasileiro e a Leste do Estado do Maranhão. 

Delimitada, a atual área do município equivale somente a 45,45% da área original de 11.691 Km², antes das emancipações de Timon, Aldeias Altas, Coelho Neto, Codó, São João do Sóter. É limitada; ao norte pelos municípios de Codó, Aldeias Altas e Coelho Neto; ao sul pelos municípios de São João do Sóter, Governador Eugênio Barros, Parnarama, Matões, e Timon; ao leste pelo Estado do Piauí; a oeste pelos municípios de Buriti Bravo e Gonçalves Dias.


Comentários


Colunas anteriores

Bandeira Nacional Brasileira

A bandeira do Brasil foi instituída em 19 de novembro de 1889, quatro dias após a Proclamação da República. O projeto da bandeira foi idealizado por Raimundo Teixeira Mendes e Miguel Lemos, e o desenho ficou a cargo do artista Décio Vilares. A inspiração para a bandeira foi a bandeira do Império brasileiro, desenhada pelo pintor francês Jean-Baptiste Debret em 1822.  A bandeira do Brasil possui vários...
Continuar lendo
Data:19/11/2024 17:12

Poemas d'alma

Aletrados   As mãos que atenderam pensamentos colocando-os ao papel na linguagem artístico-cultural da poesia, brevemente, serão mutiladas à ordem dos perversos e acéfalos...! Luz apagada Meu poema não levou encanto a ti...e só decantou a tua almafugida de mim Sentimento ao tempo Um amor impossíveldita o encantamento ao meu diae, sob meu consentimentose torna poesia...!
Continuar lendo
Data:12/11/2024 16:22

Paulo Rodrigues entrevista Wybson Carvalho

Wybson José Pereira Carvalho é de Caxias, nascido em 30 de junho de 1958. Funcionário público municipal nas áreas da imprensa e cultura em sua terra natal, desde 1986. Comunicólogo, com habilitação em Relações Públicas pela Universidade de Pernambuco. É jornalista colaborador em diversos periódicos regionais. Wybson Carvalho é poeta com vários livros publicados, dentre os quais:...
Continuar lendo
Data:05/11/2024 15:55

PUBLICIDADE

Responsive image
© Copyright 2007-2019 Noca -
O portal da credibilidade
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de serviço são aplicados.
Criado por: Desenvolvido por:
Criado por: Desenvolvido por: