A cantora, empresária e apresentadora Preta Gil morreu nesse domingo (20), aos 50 anos, após complicações em decorrência de um câncer no intestino. A cantora estava em Nova York em tratamento contra um câncer colorretal, diagnosticado em janeiro de 2023.
Após iniciar um tratamento no Brasil com quimioterapia e radioterapia, e uma cirurgia para remoção de tumores em agosto de 2024, o câncer voltou em outras regiões do corpo. A artista continuou seu tratamento contra o câncer nos Estados Unidos, com foco em terapias experimentais.
A trajetória de Preta Gil
Filha de Gilberto Gil, sobrinha de Caetano Veloso, afilhada de Gal Costa, Preta Gil deixou a carreira de produtora e publicitária e decidiu optar pela carreira de cantora aos 29 anos, quando lançou seu primeiro álbum.
"Eu lembro que fui mostrar para o meu pai e ele falou: ‘Desnecessário, Preta’. Aquilo foi uma confusão na minha cabeça. Mas meu pai é um sábio. Ele sabia exatamente o que eu ia passar depois. Eu lancei o disco achando que estava abafando, mas veio uma enxurrada de muitas críticas na época. De muito conservadorismo”, contou Preta em entrevista a Pedro Bial.
O segundo de álbum de Preta Gil foi lançado em setembro de 2005 e tinha os hits "Muito Perigoso" e "Eu e você, você e eu". No ano de 2010, a artista lançou seu terceiro álbum, intitulado o “Noite Preta”.
Após o sucesso da turnê, Preta Gil criou o “Baile da Preta”, que retratava a personalidade musical da artista. “O Baile da Preta retrata a minha personalidade musical, meu ecletismo, meu gosto e meu respeito pela MPB, que para mim, abrange desde Caetano Veloso e Gilberto Gil até Aviões do Forró e Psirico”, explica a cantora em seu site oficial. No mesmo ano, Preta estreou o programa de televisão “Vai e vem".
Preta Gil também foi responsável por criar um dos maiores blocos da história do Carnaval no Rio de Janeiro. No ano de 2010, o “Bloco da Preta” desfilou pela primeira vez e, em 2017, Preta “arrastou” uma multidão de 500 mil foliões pelas ruas do Centro do Rio com uma homenagem a Chacrinha.
“É o momento ápice do meu ano. Trabalho o ano inteiro, faço mil atividades, mas o meu grande 'xodó' é o Bloco da Preta. Nele deposito muito da minha energia. O ano inteiro de planejamento, reuniões. É um momento muito especial, onde eu fico muito grata a Deus, aos meus fãs”, contou ela ao g1.
No ano de 2017, a cantora divulgou seu sexto e ultimo álbum, distribuído apenas na versão digital. Intitulado “Todas as Cores”, o álbum tem participação da maranhense Pabllo Vittar, Marilia Mendonça e Gal Gosta, além de incluir a canção “Botando a fila para andar”, composição de Ana Carolina.
Preta Gil se casou com o ator Otávio Müller em 1994. Juntos, eles tiveram Francisco Gil, único filho de Preta Gil. A cantora se separou de Otávio em 1995.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE