Ambiente surpreendente esse da política. Às vezes, basta uma coisa prevista não ocorrer, que logo a boataria se instala e aparecem situações, casos e opiniões das mais diversas formas, em relação a determinado fato. E foi o que aconteceu recentemente com o grupo político do prefeito Fábio Gentil (Republicanos), à frente o presidente da Câmara Municipal, vereador Teódulo Aragão (PP), que, de uma hora para outra, foi atirado aos blogs como figura de proa de um eventual rompimento em apoio à reeleição do governador Carlos Brandão (PSB) em Caxias.
A expectativa criada em torno do afastamento do prefeito para participar da coordenação da campanha de Brandão no leste maranhense, estratégia criada não se sabe por quem, e com isso levar Teódulo a assumir interinamente o cargo de Prefeito de Caxias, fato ainda passível de acontecer, porque o alcaide já anunciou a necessidade de tirar uma licença, provocou todo o estado de tensão que dominou os bastidores do poder na cidade, durante a semana.
No encontro de semana passada do prefeito e seu grupo político com o governador, no Palácio dos Leões, a ideia não evoluiu. Mas isso não significa que não possa ocorrer, considerando-se que, mesmo com o poder da máquina administrativa estadual a seu dispor, Carlos Brandão, experiente na política que é, deixe de pesar qual a melhor estratégia de ação a seguir no momento.
As vivandeiras, então, amparadas até em manchete de jornal, passaram a disseminar os mais variados quadros contrários à parceria conseguida a muito custo de Fábio Gentil com o Governo do Estado, sendo a mais eloquente propagar uma dissidência de Teódulo Aragão, que estaria insatisfeito com o mandatário estadual e, todo mundo sabe, além de parente, é um dos aliados mais fieis da família Gentil.
Nesta quinta-feira, no entanto, quando conversava com populares na praça de Alimentação do Mercado Central, o próprio Teódulo concedeu entrevista e pôs fim às aleivosias, afirmando categoricamente que todos no grupo estão mais do nunca empenhados com o governador Brandão, até mesmo porque o mandatário estadual é digno de toda consideração na cidade, em razão de já estar cumprindo promessas que assumiu ainda quando era vice-governador, na gestão do governador Flávio Dino (PSB).
O presidente da CMC disse que, por determinação do governador Brandão, Caxias já recebeu quatro novas estruturas de saúde pública que a colocam em patamar bem acima das demais cidades interioranas do Maranhão. Além disso, já está providenciando o envio de cerca de 40 quilômetros de asfalto para recuperação da malha viária da Princesa do Sertão, e participará também do calçamento de povoados e da recuperação de aproximadamente 500 quilômetros de estradas vicinais no município.
Portanto, falar em rompimento do grupo político do prefeito com o governador, levando-se em consideração que dele a cidade só tem obtido benefícios, no mínimo, é uma rematada tolice, ao que parece, estimulada por agentes da oposição, quem sabe, abalados pelo fato do governador, após tratamento de saúde em São Paulo, ter retornado a São Luís mostrando muita saúde. Não se pode deixar de pensar nem mesmo que se trate de uma experiência de desconstrução, fragilizar instituições e desorientação ao eleitorado, que estão em grande evidência nesse momento da vida nacional.
Além do mais, em que pese a intenção de se afastar da gestão por breve período, até mesmo para dar um trato na saúde, pois teve covid, gozar férias, Fábio Gentil ainda não enviou, até esta data, nenhum comunicado formal à Câmara de Vereadores nesse sentido, e isso é uma ação que constitucionalmente ele é obrigado a fazer. Então, TA só assumirá o cargo de prefeito de posse do comunicado oficial ao legislativo.
Enquanto isso, no seio do grupo governista, prosseguem as escaramuças dos que estão com a reeleição da deputada Daniella (PSB) e os que apostam na vitória do ex-secretário de Turismo Catulé Júnior (PSB) a uma vaga na Assembleia do Maranhão. O apoio do nome de Amanda Gentil, para a Câmara Federal, é mais visível entre os que estão com a deputada Daniella. Assim, o resultado do embate eleitoral decidirá se essa refrega cessa ou irá florescer cada vez mais nos futuros pleitos eleitorais do município.
A turma de Catulé Júnior comemorou o título de cidadania honorária aldeense que o pré-candidato recebeu na noite de terça-feira, 12, na Câmara Municipal de Aldeias Altas. A distinção foi da vereadora Fernanda Bacelar, presidente da casa, pelo homenageado ter prestado relevantes serviços à sua cidade, haja vista que, na gestão de Catulé Júnior na Secretaria de Estado de Turismo, Aldeias Altas ganhou o seu maior ponto turístico, de cunho religioso, o Mirante de São João Batista.
PUBLICIDADE