Finalmente podemos dizer de um período de semana santa normal, neste mês de abril de 2022. Após dois anos seguidos de fustigação, a pandemia do Covid-19 vem perdendo força por causa da vacinação em massa que foi imposta à cidade de Caxias, favorecendo que os postos de saúde e os hospitais identificassem novos casos graves da doença no município.
Com isso, as atividades normais da vida diária da população vão sendo retomadas. Na noite desta quarta-feira, por exemplo, houve o retorno da Procissão do Fogaréu, tradicional atração do período do calendário turístico local, e nas igrejas católica e evangélica as missas, os cultos, os momentos de vigília e os retiros para a páscoa do domingo, agregam grande número de fieis. Não como antigamente, porque ainda paira sob a cabeça das pessoas o temor da pandemia.
O ano, entretanto, é político, e os postulantes caxienses aos mandatos para a Assembleia do Maranhão e à Câmara Federal estão pela cidade, cada um à sua maneira, mantendo encontros com o eleitorado e correligionários.
Catulé Júnior (PSB), postulante a uma vaga na assembleia, reuniu apoiadores, lideranças políticas da terra e de Aldeias Altas, e até o primeiro time da prefeitura da vizinha cidade de São João do Sóter, liderada pela prefeita Josa Silva de Araújo (Republicanos), em concorrido encontro à noite de segunda-feira, 11, no confortável auditório do Hotel Alecrim.
O jovem candidato falou da sua participação à frente da Secretaria de Estado do Turismo do Maranhão, que, segundo palavras do governador Flávio Dino (PSB), redimensionou o panorama do turismo no estado, entregando e revitalizando investimentos da ordem de mais de 45 milhões de reais do tesouro estadual,.
Dessa sua atuação na secretaria, resultaram obras marcantes em nossa região, como a entrega da nova avenida Beira Rio, em Caxias, assim como do Balneário Cícero Rocha, em São João do Sóter, e o Mirante da cidade de Aldeias Altas, três investimentos que dão novo alento para o turismo, fator que incrementa o comércio e os setores de hotelaria e gastronomia, enfim, a economia, nas três cidades.
Agora oficialmente pré-candidato, Catulé Júnior, que na ocasião participou de uma conversa com jornalistas, ressaltou que alguns anos atrás pretendeu a se lançar candidato, chegou até a ensaiar candidatura, mas teve que recuar por razões que dificultaram sua pretensão.
“Acredito que há momento certo para tudo. Acho que Deus estava preparando para mim o melhor. Me deu essa oportunidade de conhecer o turismo, de ser secretário de Estado, fato que coloco na minha biografia, que me dá muito orgulho e que levarei ao longo de toda nossa trajetória”, disse, anunciando que o seu destino agora é trilhar por todas as estradas do Maranhão, levando palavra boa, levando propostas e mostrando que a política pode ser um caminho de compromisso, de verdade, e que não é esconderijo de mentiroso, mas um meio para os que querem fazer acontecer.
Na quarta-feira que passou, 13, foi a vez das pré-candidatas Amanda Gentil (PP), que concorre a vaga na Câmara Federal, e a deputada estadual Daniella (PSB), que seus apoiadores já a denominam Daniella Gentil, em pleito de reeleição para a assembleia, se relacionarem com o povo no grande evento que o prefeito Fábio Gentil (Republicanos) organizou no Ginásio de Esportes João Castelo, no centro da cidade, para fazer a entrega de peixes e cestas de alimentos, tradicionais em época de semana santa.
A iniciativa do prefeito não é inovadora, pois copiou o modelo herdado do seu saudoso pai, o deputado Zé Gentil, também conhecido como Zé Mães, que plantou esse estilo de estreitar o relacionamento com o povo sempre nas datas mais comemoradas e reverenciadas pelos caxienses.
Assim, ele disse na ocasião: “O município de Caxias se sobressai dos demais municípios. Esse é um dos maiores programas de distribuição de alimentos e peixes do Estado do Maranhão. Além disso, os aposentados e pensionistas e os funcionários públicos municipais, recebem de uma forma mais que antecipada os seus salários do mês de abril. A minha felicidade é extrema por saber que na Semana Santa, em que todos devem fazer uma reflexão com muito amor e responsabilidade, nós podemos oferecer esse presente à cidade de Caxias”.
Mas, bastou levar adiante o projeto, e logo no dia seguinte FG passou a receber reprimendas, tanto por parte da imprensa como também de pré-candidatos de oposição, como o vice-prefeito Paulo Marinho Júnior (PL), que em programa matinal na TV, nesta quinta-feira, 14, considerou o evento abusivo à saúde das pessoas idosas que compareceram ao ginásio para ganhar o benefício, em função do grande aglomerado de gente e ao calor do local, além de ser, de acordo com PMJ, uma demonstração de estado de indigência que a gestão procura valorizar no seio da comunidade.
O vice-prefeito reafirmou a sua pré-candidatura a deputado federal, disse que se prepara para ser um dia prefeito da cidade, e deixou claro que rompeu a aliança com o prefeito porque este não está dando o devido valor que Caxias merece, ao ponto das ruas e muitas outras estruturas públicas estarem abandonadas.
Paulinho tem a convicção de que hoje não passa pela cabeça do prefeito um projeto de desenvolvimento para Caxias, mas apenas um projeto pessoal de poder, que a seu ver não é o que os caxienses esperam e foi a grande razão da aliança que foi formada com Catulé Júnior, quando os três se aliaram para vencer a família Coutinho.
Enquanto isso, outro candidato a reeleição à assembleia estadual ligado a Caxias, Adelmo Soares (PSB), deve estar incomodado em saber que uma emenda de sua autoria, direcionada para a construção de uma praça no balneário do Ponte, foi de certa forma embargada pela prefeitura.
O deputado, que foi derrotado por Fábio Gentil na última última eleição de prefeito, recentemente trouxe à cidade um milhão de reais que estão sendo utilizados na reforma do Centro de Ensino de 2º Grau Thalles Ribeiro Gonçalves, renomada escola da rede estadual de ensino no município. A medida, por certo, teve boa receptividade junto à comunidade estudantil, tanto que, ao informar dinheiro para construir a praça do balneário, passou a ter dificuldade para implementar o benefício.
Pelo lado da família Coutinho, a pré-candidata a deputada estadual Cláudia Coutinho (PDT) segue costurando contatos alinhavados por seu esposo, o prefeito de Matões, Ferdinando Coutinho (PDT). Ao seu lado, nomes de peso do grupo, como o empresário Ironaldo Alencar e a deputada estadual Cleide Coutinho (PDT), que lhe cedeu a vaga para concorrer no pleito de 4 de outubro.
Mesmo tendo declarado que deixará a política, a deputada Cleide vem sendo cobrada por seus posicionamento pelos adversários. Um deles é o fato de ter anunciado apoio ao governador Carlos Brandão (PSB) e continuar travando contato com políticos ligados ao senador Weverton Rocha (PDT), adversário declarado do governador, a exemplo do deputado federal Gil Cutim (PDT), duas peças importantes para a eleição da sua pupila.
Entretanto, política é isso, e todos que estão dentro dela procuram a seu jeito o melhor caminho para continuar na ribalta, haja vista que o mais importante é ganhar. E assim, seja no período de semana santa ou em outros eventos comemorativos, seus atores sempre procuram o melhor roteiro para representar.
PUBLICIDADE