Em colunas passadas já havia alertado que à falta de uma oposição de peso para enfrentar, e surfando em alta popularidade, o grupo político liderado pelo prefeito Fábio Gentil (Republicanos) cuidaria ele próprio de fomentar antagonismos no seu seio, estabelecendo perigosos climas de disputa interna, por conta de apoios a candidaturas fora da orientação da liderança maior da cidade.
A essa altura dos acontecimentos, a unidade do grupo só é mais consistente com as pretensões do governador Flávio Dino (PSB) de disputar a vaga para o Senado Federal, e com a reeleição de Carlos Brandão (PSDB), que a partir de 31 de março vindouro assume o Palácio dos Leões. uma vez que os dois firmaram um pacto para ajudar e representar Caxias.
As fissuras mais nítidas começam com o posicionamento do vice-prefeito Paulo Marinho Júnior (PL) de aliar-se ao deputado federal Josimar de Maranhãozinho (PL), que também postula o governo estadual. Paulinho, que recepcionou e ciceroneou a visita que o deputado fez ao município no meio da semana, acalanta disposição para disputar vaga na Câmara Federal com a secretária de Governo Amanda Gentil, a jovem filha que o prefeito julga mais alinhada a seguir sua orientação política em Brasília.
O prefeito defende seus interesses e a continuidade da sua família na política de Caxias, enquanto Paulinho, se sentindo mais preparado, almeja um dia ocupar o Palácio da Cidade, êxito que vislumbra alcançar se mantendo à tona na política, através de um mandato efetivo na câmara baixa do país, conquista que quase alcança nos últimos pleitos eleitorais.
No ano passado, uma reunião do grupo do prefeito selou um acordo para apoio maciço aos nomes de Amanda Gentil, Flávio Dino e Carlos Brandão, e consta que os apoios às candidaturas de deputado estadual ficaram liberadas preferencialmente a nomes da terra. A diretiva logo mobilizou vereadores e vereadoras a fazerem suas escolhas e cerca de cinco edis escolheram caminhar ao lado do vereador Catulé (Republicanos), que comanda a campanha do filho, o secretário de Estado de Turismo Catulé Júnior (PSB), em disputa de vaga na assembleia estadual.
Mas, eis que agora o cenário mudou com a chegada da deputada Daniella (União Brasil), que desembarcou em Caxias, vindo de Tuntum, pelas mãos de Fábio Gentil. A parlamentar, mulher bela e simpática, que se relaciona bem com as pessoas, trouxe em suas malas emendas parlamentares através das quais a prefeitura está asfaltando ruas e alguns povoados, e isso sem ter recebido nenhum voto de Caxias nas últimas eleições.
Confiante de poder contar com a experiência e os contatos que Daniella dispõe, e já vislumbrando mais facilidade de acesso ao eleitorado com a presença dela ao lado da filha, Cabeludo agregou para si a questão de natureza sentimental com a de afinidade política, duas situações raras no meio político, que são excelentes quando há interesse comum.
E assim, levando a deputada e a filha por onde anda, o alcaide subliminarmente vai dizendo seu recado para a moçada, inclusive informando que a sua parlamentar tem casa e que reside no mesmo local onde ele mora, no bairro Seriema, à avenida Santos Dumont.
Na manhã deste sábado, 12, ao inaugurar ruas asfaltadas no povoado Rodagem, no 2º Distrito, na companhia do vice-governador Carlos Brandão, Fábio Gentil apresentou Daniella como sua candidata a deputado estadual, indicação que foi muito bem recebida pelo futuro governador.
Satisfeito com a recepção e o calor do povo da Rodagem, Brandão se comprometeu a dar sequência às melhorias que estão sendo implantadas naquela região, como calçamento de outros povoados e recuperação total da malha de estradas vicinais.
Segundo o futuro governador, um dos primeiros investimentos que seu governo fará em Caxias será fortalecer o sistema municipal de saúde, com a implantação de uma grande policlínica médica especializada e apta a realizar até sofisticados exames através de imagens, para a população em geral.
No concorrido almoço que foi servido no sítio de propriedade do prefeito, no povoado Junco, horas depois, o entusiasmo que cresce em torno da nova chapa lançada por ele ainda não pode ser sentido em sua plenitude, talvez pela ausência de muitos edis do seu grupo que não o acompanharam no périplo deste sábado.
Na próxima segunda-feira, 14, porém, quando forem reiniciados os trabalhos na Câmara Municipal, talvez seja possível vislumbrar-se em que nível registra-se o humor de nossos parlamentares a respeito da questão.
PUBLICIDADE