Caxias-MA 21/08/2025 23:36

PUBLICIDADE

Responsive image

Sílvio Cunha

Caxias, Política e Sociedade

Indagações do momento


A próxima campanha eleitoral em Caxias já está marcada para o próximo ano, mas aos poucos já aparecem fatos capazes de nos revelar quais serão os caminhos a ser percorridos na disputa por essa ou aquela facção política. 

Enquanto o prefeito Fábio Gentil (PRB) consolida seu grupo em torno do nome do vice-governador Carlos Brandão (PSDB), que até agora conta com o eventual apoio do governador Flávio Dino (PSB), e já lançou sua filha, Amanda Gentil, para disputar vaga na Câmara Federal, e pode ajudar a conduzir o primo Teódulo Aragão (PP) e o amigo Catulé Júnior à Assembleia Legislativa Estadual, seus principais oponentes no município, a família Coutinho, vive um clima de indefinição muito diferente do pragmatismo que a levou por certo tempo a ser dona do poder na cidade.

Informações não confirmadas asseguram que, em razão de delicado estado de saúde, dificilmente a deputada estadual Dra. Cleide Coutinho (PDT) tentará reeleger-se para ALEMA no próximo ano. Para seu lugar, correntes dentro do próprio clã fizeram sugestões em prol do vereador Daniel Barros (PDT) e do empresário Eugênio Coutinho Filho, visto atualmente como maior potentado econômico do grupo, e por isso com mais chances de tentar a empresa da eleição em lugar de Dra. Cleide.

Olhando o cenário, observa-se que as decisões da política caxiense, no momento, podem ser vislumbradas através de dois comportamentos distintos. O primeiro foi que o grupo Coutinho não preparou um nome para suceder o líder, Dr. Humberto Coutinho, já falecido, se utilizando momentaneamente da presença de Dra. Cleide para sobreviver no bojo da aliança consolidada com o governador Flávio Dino, desde que proporcionou ao atual mandatário estadual força para chegar à Câmara Federal e depois ao Palácio dos Leões.

O segundo é o prefeito Fábio Gentil já ter apostado em um nome para garantir a continuidade da família na política, após ter identificado na filha, a jovem engenheira Amanda, dotes vocacionais nesse sentido. Não obstante, o que não é conhecido ainda é para onde irá o próprio prefeito, depois que seu mandato expirar em 2024 e o concurso de mais uma reeleição não lhe ser mais permitido.

A equação seria cristaliza, cheia de sentido, se, por exemplo, Fábio Gentil fosse o candidato a deputado federal de Caxias, e sua assunção certamente o colocaria no posto de maior liderança da cidade e da região do leste maranhense. Mas, aí, ele próprio teria que abrir mão de certos anéis que tem nos dedos.

Um desses anéis seria chancelar, por exemplo, o vice-prefeito Paulo Marinho Júnior ao cargo, dois anos antes do término de seu mandato como alcaide caxiense, e concorrer para deputado federal ou vice-governador. Outra iniciativa seria assegurar uma eleição majoritária a Paulinho Júnior, e trazer Teódulo Aragão da Presidência da Câmara para o Paço Municipal, fato que preservaria a família no poder, sob sua direção, por mais quatro ou oito anos.

Lógico que o quadro político caxiense ainda não está de todo definido, até porque, com toda certeza, outros agentes haverão ainda se manifestar a respeito de suas pretensões e candidaturas no próximo ano. O prefeito é o nome de maior consistência porque tem sabido conduzir o município nesse cruel momento de pandemia que já enlutou mais de 380 famílias em solo caxiense. 

É verdade que o município vivencia demandas por maiores investimentos em infraestrutura, tanto na cidade como no campo, mas o fato é desculpável porque ele tem mantido as obrigações salariais da prefeitura em dia, inclusiva pagas com antecipação, mesmo pressionado com o elevado gasto de recursos utilizados no combate à pandemia da covid-19, que nos últimos dias, felizmente, começa a dar mostras de arrefecimento.

Arrefecimento que, diga-se de passagem, resulta da obstinação de Fábio Gentil em correr atrás de todo tipo de vacina para trazer aos caxienses. Neste fim de semana, por exemplo, a vacinação já contempla os jovens com 18 anos de idade. 

Se a comunidade caxiense, com a vacinação, mantiver o protocolo sanitário, em pouco tempo a vida econômica e os investimentos tão reclamados haverão de deslanchar, porque a verdade é que Caxias, a despeito de todas as dificuldades, mantém um espírito progressista difícil de ser acompanhado por outros centros do interior maranhense.


Comentários


Colunas anteriores

O poste e o encosto

Observadores atentos sempre guardam desconfiança em relação ao trabalho parlamentar da Câmara de Vereadores de Caxias (CMC). E a explicação fica por conta da falta de regularidade dos trabalhos semanais, isso porque hoje está difícil registrar-se duas sessões seguidas, conforme preconizado pelo regimento interno da casa. Por qualquer razão, seja por causa de uma inauguração qualquer da gestão municipal, ou simplesmente por alguma querela política, coisa que é do meio, e logo as...
Continuar lendo
Data:18/08/2025 15:41

Agosto e seus augúrios

Para pessoas supersticiosas, o mês de agosto é sempre um período de presságios negativos. Não o foi para os brasileiros daqui que lutaram pela independência há 202 anos, libertando a cidade do jugo português, razão de grandes comemorações todos os anos, ao ponto da data de 1º de agosto ser erroneamente confundida como o aniversário de Caxias. Foi um período pesaroso também para a família do presidente Getúlio Vargas, quando este cometeu suicídio a 24 de agosto, uma triste...
Continuar lendo
Data:11/08/2025 16:39

A independência em dois momentos

No último dia 1º de agosto os caxienses comemoraram mais um aniversário da adesão de Caxias à independência do Brasil, evento marcado por grande festa pública no Parque da Cidade, que começou na noite de 31 de julho e varou a madrugada, cheio de atrações com artistas renomados nacionalmente. Paralelamente, espalhados pela cidade, peças institucionais de propaganda ligaram figuras políticas locais à efeméride, algumas para marcar acertada presença de representação da cidade,...
Continuar lendo
Data:04/08/2025 10:55

PUBLICIDADE

Responsive image
© Copyright 2007-2025 Noca -
O portal da credibilidade
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de serviço são aplicados.
Criado por: Desenvolvido por:
Criado por: Desenvolvido por: