Nessa época de pandemia, em que para conter o novo coronavírus somos forçados a cumprir os protocolos sanitários, todas as atividades normais do convívio social acabam prejudicadas. O problema também afeta o meio político. No entanto, basta haver alguma movimentação na área, como o retorno das sessões ordinárias remotas no legislativo municipal, como ocorreu na noite da última segunda-feira, 03, que os fatos se assanham, qual uma casa de marimbondos em que se esbarra despercebidamente.
No último fim de semana, nas redes sociais, já havia algo novo no ar. De repente, o nome do presidente da Câmara de Caxias, vereador Teódulo Aragão (PP), começou a ser incensado para concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa do Maranhão já nas eleições do próximo ano. Do vereador mesmo, até aquele momento, ainda não se ouvira nada que apoiasse tal proposição. Mas, veio a segunda-feira, e a ideia ganhou mais luminosidade, após o vereador Mário Assunção (Republicanos) destacá-la no pronunciamento que fazia no pequeno expediente da sessão.
Em sua argumentação, MA deixou bem claro que, após ter patrocinado a candidatura do vereador Fábio Gentil, em 2016, quando boa parte da bancada de edis cerrou fileiras ao lado de Cabeludo, a Câmara teve, sim, condições de eleger um prefeito do seio de seus quadros. Então, por que não, agora, depois que Fábio Gentil foi reeleito com cerca de 80% dos votos válidos na última eleição municipal, a mesma coisa não poderia ser reeditada, tanto mais que no parlamento caxiense, hoje, 17 dos 19 parlamentares apoiam a sua gestão?!!
Ao trazer o assunto para o plenário da Câmara, Assunção atesta que as indicações para cargos eletivos em Caxias já não passam mais pelo crivo das chefias políticas, como antigamente, mas podem e devem ser conduzidas por posicionamentos de grupo, um comportamento bem mais democrático, acertadamente na direção oposta aos que se aferram a modelos ultrapassados e de triste memória, os quais, na atualidade de um mundo globalizado, interativo e progressista, embora haja luta, não têm condições de se sustentar.
Aliás, foi mesmo algo inédito, uma conquista histórica para o parlamento caxiense, a eleição de um de seus membros para a chefia do Executivo municipal. E se vingar a semente lançada pelo vereador republicano, seu grupo estará dando um grande passo para preencher a lacuna perdida com o desaparecimento do saudoso deputado Zé Gentil. Todos sabemos que no momento o prefeito Fábio Gentil está sem representação na assembléia estadual, alguém de confiança que defenda investimentos para Caxias, e isso é muito ruim para sua gestão e o próprio município.
Na última eleição que escolheu os deputados caxienses para a ALEMA, três dos nossos representantes chegaram lá. Mas, atualmente, apenas dois continuam em atividade, ainda que convivendo em clima de animosidade com a administração da cidade. A derrota acachapante nas últimas eleições municipais deixou como lastro um fardo pesado, de difícil aceitação e convivência, ao ponto de haver dificuldade em qualquer tipo de interlocução.
Então, até por uma questão de sobrevivência, de manutenção do rumo traçado para continuar a trilhar com segurança na política, o prefeito Cabeludo pode muito bem acolher a sugestão do seu correligionário, pois força eleitoral não lhe falta para conquistar com folga uma vaga no parlamento maranhense. Ademais, a proximidade familiar entre o prefeito e o presidente do parlamento municipal fortalece, sem sombra de dúvidas, o crédito de confiança entre ambos.
Por isso, embora tenha passado de certa forma despercebido no encerramento da sessão ordinária da última segunda-feira, o vereador Teódulo Aragão fez questão de agradecer a manifestação do colega Mário Assunção, pela lembrança do seu nome para disputar uma vaga de deputado estadual. E foram estas as suas palavras: “Estou surpreso com sua declaração, mas agradeço suas palavras. E quero dizer a você, vereador, que realmente precisamos ter pessoas que representem o legislativo caxiense, lá em São Luís, no legislativo estadual. Estou bastante satisfeito com suas palavras, e quero dizer que eu sou de grupo, eu acompanho o grupo, e, assim, se for a decisão de todos, pode ter certeza que eu vou procurar fazer o melhor, em representar o povo caxiense, assim como foi o deputado das mães, o deputado Zé Gentil”. Melhor assertiva, que esta, impossível!!
PUBLICIDADE