Caxias-MA 23/12/2025 13:54

PUBLICIDADE

Responsive image

Sílvio Cunha

Caxias, Política e Sociedade

O fortalecimento do mito para se sobrepor à realidade


Por incrível que pareça, é surreal o que dissemina a propaganda do governo municipal nas mídias e redes sociais em contraste com a realidade vivenciada pelo povo caxiense. A gestão vai se apresentando como fiel cumpridora dos compromissos assumidos com o eleitorado, quando na verdade o que está acontecendo não passa de pôr em prática um plano midiático traçado corajosamente, diga-se de passagem, com uma resiliência que impressiona, porque as pessoas encarregadas de levar adiante a tarefa fazem jus ao salário que as impulsionam. E nem se impressionam quando consultam os aplicativos da internet e lá enxergam a reprovação maciça entre os que estão antenados com as coisas de Caxias. O caso é de feitura de um mito querendo se sobrepor a uma realidade.
 
Ao contrário de outras cidades maranhenses cujas administrações se empenham em apresentar conquistas e novidades para suas comunidades, por aqui segue em curso uma situação que não cola com a realidade, pois a gestão apenas propaga realizações festivas, com claro interesse de manter visível o espectro político das candidaturas ligadas ao grupo no poder, como se depreende neste momento através de outdoors espalhados por onde se passa. E as imagens são muito esclarecedoras, porque os agentes políticos são vendidos como realizadores antenados com as dificuldades do povo, quando na verdade são os únicos grandes beneficiários dos recursos que chegam a milhões de reais mensalmente aos cofres do município. 
 
Todo mundo sabe que o prefeito José Gentil Neto (PP) é um inexperiente na política, ainda sem o cacife necessário para dirigir realmente a administração do município. Assim, quem está à frente de tudo, óbvio, é o ex-prefeito Fábio Gentil, o tio que o colocou no poder para poder respirar outros ares menos rarefeitos na política caxiense e maranhense. Fábio agora tem a pretensão de voar bem mais alto, pois já demonstra que a sua intenção, no próximo ano eleitoral que se avizinha, 2026, é emplacar como primeiro suplente da candidatura do atual ministro André Fufuca ao senado federal. 
 
Ele quer reeditar a mesma agenda protagonizada pelo deputado Othelino Neto (Solidariedade), que colocou a esposa na suplência do senador Flávio Dino, a qual, com a ascensão de Dino a outros cargos mais elevados, ocupa hoje uma vaga no Senado Federal. Gentil, então, sabe que a possibilidade de sucesso na empreita é grande, pois há interesse do presidente Lula em eleger Fufuca para fortalecer sua bancada de apoio eleitoral.
 
Noutro cenário, no entanto, o líder Fábio Gentil vem atuando bem: colocou a filha Amanda na Câmara Federal, e com isso se livrou das armadilhas das emendas do orçamento, emendas que favoreciam deputados com retorno de até 25 por cento dos recursos destinados a municípios, conforme levantamento em curso realizado pela polícia federal, em processo judicial presidido pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino. Administrando cuidadosamente as emendas das suas pupilas nas esferas estadual e federal, Gentil tem certeza de que está a corpos de vantagem sobre seus adversários, que vivem apenas das repercussões negativas via redes sociais, o que é pouco na hora que eleitor precisa realmente ser cooptado, como aconteceu na última eleição municipal. Que vida fácil essa, hein! meu povo! O sujeito pensa: “Podem até não gostarem mais de mim, mas o importante é que eu sempre chegarei lá, porque muita gente está disposta a me manter no poder, até por uma questão de sobrevivência no meio político local”.
 
Nesses primeiros doze meses do ano, podemos evidenciar o bom trabalho realizado pela Secretaria Municipal de Cultura. Dentre os órgãos governamentais, talvez seja a única repartição a apresentar resultados satisfatórios ainda que sem recursos financeiros para trabalhar. Como resultado da política centralizadora estabelecida na Prefeitura de Caxias nos últimos anos, poucas são as secretarias que dispõem de algum recurso para atender às demandas da população. Parece que toda a assessoria do prefeito é suspeita quando a temática envolve movimentação de dinheiro dentro do trabalho. Mesmo, assim, vai tudo bem, segundo a comunicação oficial.
 
Preocupada com a situação, na Câmara Municipal de Caxias (CMC) a bancada governista, que é ampla maioria, já não esconde que algum estratagema precisa ser colocado em prática para a prefeitura efetivamente atender as demandas da cidade e da zona rural. Na aprovação do orçamento para o próximo ano, por exemplo, colocaram emendas impositivas no valor de cerca de 900 mil reais/ano para cada vereador.  A ação é constitucional, segue o modelo que atualmente é aplicado no Congresso Federal, e acompanha também a constituição estadual (art. 136), prevendo a obrigatoriedade de reserva orçamentária para o seu cumprimento. Cada vereador, portanto ganha o direito de exigir legalmente que o prefeito aplique recursos de suas emendas em demandas da população. Se Gentil Neto irá atender à decisão da CMC, aí, como diz, são outros quinhentos.
 
Nas últimas sessões, cerrando fileiras com os quatro colegas oposicionistas, vereadores da situação têm reclamado do quadro de desassistência na cidade. E, desse jeito, ninguém se surpreendeu com a reportagem da TV Mirante, de São Luís, na semana passada, revelando para todo o Maranhão o estado de falência progressista que toma conta atualmente do Centro de Cultura de Caxias, localizado nas instalações da mais emblemática fábrica de tecidos do interior maranhense erguida no final do século 19 (1889), o mais verdadeiro cartão postal caxiense, no coração do centro histórico da cidade. 
 
A inquietude dos vereadores é justificada porque sabem que o foco da gestão se concentra apenas em política, deixando de lado as necessidades físicas de uma cidade que se ressente da preservação de prédios e logradouros públicos, da falta de mobilidade que congestiona as vias públicas e de lixo que se acumula em pequenos lixões, como é o caso agora de um terreno situado no bairro Seriema, no final da rua das Flores – isso sem falar nas dificuldades que enfrentam os pedestres ao se locomoverem em Caxias. Lamentável!

 


Comentários


Colunas anteriores

Natal: período feliz

O Dia de Natal se aproxima. É uma época de alegria contagiante. As pessoas confraternizam emotivamente. Por onde se passa, o sorriso nas faces transmite a sensação de que mais um ano vai terminando, e este, em qualquer circunstância da vida de cada um, permitiu a hegemonia da existência. Se até agora tudo correu bem, valeu o esforço. Se não, a hora é de preparativos para enfrentar o novo ano que se iniciará brevemente.  As comemorações do nascimento de Jesus têm o condão de...
Continuar lendo
Data:22/12/2025 16:53

O fortalecimento do mito para se sobrepor à realidade

Por incrível que pareça, é surreal o que dissemina a propaganda do governo municipal nas mídias e redes sociais em contraste com a realidade vivenciada pelo povo caxiense. A gestão vai se apresentando como fiel cumpridora dos compromissos assumidos com o eleitorado, quando na verdade o que está acontecendo não passa de pôr em prática um plano midiático traçado corajosamente, diga-se de passagem, com uma resiliência que impressiona, porque as pessoas encarregadas de levar adiante a...
Continuar lendo
Data:15/12/2025 12:01

SAAE permanecerá uma autarquia municipal

Considerando os últimos acontecimentos, finalmente uma boa notícia: a Prefeitura de Caxias optou por não vender o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Caxias (SAAE). Mas o prefeito José Gentil Neto (PP) não voltou atrás por decisão própria, porque o que gostaria de ter feito mesmo era cumprir um acordo com um forte aliado da última campanha eleitoral. Contudo, veio a pressão popular, principalmente através das redes sociais, os vereadores governistas sentindo na pele a iminência...
Continuar lendo
Data:08/12/2025 13:20

PUBLICIDADE

Responsive image
© Copyright 2007-2025 Noca -
O portal da credibilidade
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de serviço são aplicados.
Criado por: Desenvolvido por:
Criado por: Desenvolvido por: