Caxias-MA 17/08/2025 18:22

PUBLICIDADE

Responsive image

Sílvio Cunha

Caxias, Política e Sociedade

Caxias e a necessidade de reorganização


Há cerca de 30 dias, numa conversa com um amigo fraterno de longa data, questionei a razão de bairros importantes de São Luís estarem com suas vias de trânsito deterioradas. Como servidor público da gestão da capital, ele explicou-me que o prefeito Eduardo Braide (PSD) apenas esperava uma redução das chuvas que caíam com muita intensidade na Ilha de São Luís, para logo colocar em ação o planejamento de recuperação da cidade. Visitando a capital dias depois da tal conversa, presenciei com os próprios olhos o serviço que está sendo levado à cabo em São Luís.

Primeiro verifiquei que o trabalho não se restringia apenas a operação tapa-buracos, pois as ruas das imediações onde estava hospedado estavam passando por total recapeamento, principalmente nas que trafegavam ônibus coletivos. Duas semanas depois, em nova visita, constatei que o trabalho se espalhara por todo o bairro, inclusive com ampla reforma da iluminação pública. Fiquei impressionado com a rapidez e a eficiência do serviço executado.

Faço essas considerações, no momento, porque estou acompanhando de perto o trabalho dos nossos vereadores e vereadora na presente legislatura, e tenho observado que em todas as sessões a edilidade tem demonstrado preocupação com a recuperação da estrutura física de Caxias, tanto na cidade quanto na zona rural. Na última segunda-feira, 2, o vereador Antônio Ximenes (PP), um dos mais experientes do parlamento municipal, tocou no assunto durante o pequeno expediente da reunião legislativa, clamando pela necessidade urgente de Caxias passar por uma recuperação geral, desde o Residencial Vila Paraíso até o Conjunto Habitacional Eugênio Coutinho.

Não sei dizer se o parlamentar protestava contra uma situação que se arrasta desde a gestão passada, ou se, enquanto político próximo à esfera governamental, estava dando uma senha para as futuras ações que serão encetadas pela administração da cidade, dentro em breve, sobretudo ao reclamar também da insegurança que perdura mesmo após muitas discussões e reuniões já realizadas. Ximenes abordou também o funcionamento dos hospitais públicos, que estão sempre cheios e sem leitos de UTI, por conta da enorme ocorrência de acidentes no trânsito, principalmente envolvendo motociclistasque pilotam sem equipamentos de segurança, sem habilitação e sem serem abordados por qualquer fiscalização.

De fato, se o cidadão, a cidadã, parar um pouco e olhar para a cidade, logo irá verificar que essas coisas são hoje o cotidiano vivenciado pelos caxienses. Certas artérias do centro de Caxias, por exemplo, são como colchas de retalhos, tantos são os remendos asfálticos que tornam desgastante o ato de conduzir veículos; os estacionamentos frequentemente desrespeitados; as calçadas onde não há espaço para os pedestres andarem, porque muitas são de piso em altura irregular ou estão ocupadas por anúncios de lojas comerciais que também as utilizam para expor mercadorias. Em suma, o quadro é de uma bagunça geral, e o prefeito Gentil Neto (PP) vai queimar muitos de seus neurônios e paciência para mudar essa realidade e mentalidade na cabeça de muitos conterrâneos que se acostumaram ao modelo de desordem presente.

A vereança local está de parabéns ao trazer à superfície essas coisas que interessam à nossa cidadania, pois todos estamos ficando apreensivos com o desenvolvimento provocado pelo agronegócio que está se implantando, e não vemos uma infraestrutura à altura de receber tais investimentos. E uma cidade bem cuidadacom toda certeza ampliará sua capacidade de atrair investimentos, o que é muito bom para sua economia, geração de empregos e oportunidades de trabalho.

Por outro lado, da Assembleia Legislativa do Maranhão (ALEMA), chegou a notícia de que o deputado Catulé Júnior (PP) fez um contundente pronunciamento reclamando do afastamento que seus pares têm demonstrado em relação aos reais problemas do estado, dando preferência a querelas políticas sem importância para a grande maioria da população maranhense. O deputado tem razão, porque é flagrante que o Maranhão está em um momento ímpar da sua história em matéria de desenvolvimento, tantos são os investimentos que estão chegando à terra por intermédio do florescente agronegócio que já está deixando as estradas repletas de caminhões carregados com soja, milho, arroz, dentre outros gêneros, cujas vendas seguem em direção ao estratégico porto do Itaqui, para exportação. E assim, sem dúvida, é pura perda de tempo e de oportunidade as discussões que não se encontrem dentro desse processo em expansão.

Por sua vez, ainda na ALEMA, o deputado Adelmo Soares (PSB) aprovou projeto de lei, posteriormente sancionado pelo governador Carlos Brandão (PSB), tornando a Academia Caxiense de Letras patrimônio cultural do estado. A distinção, mais do que justa, reverencia também a importância que a literatura ocupa, ontem, hoje e sempre, na vida do povo caxiense.

No mais, louvar a realização dos 46º Jogos Escolares de Caxias pela prefeitura, encerrados na data de ontem. Foi um evento que transcorreu de forma organizada e com grande aceitação. Agora, a prefeitura prepara o Parque da Cidade, onde acontecerão oficialmente, nos próximos dias, os festejos juninos. Vamos torcer para que uma das mais aguardadas festas do ano seja do agrado dos brincantes e dos milhares de expectadores que comparecerão ao local.


Comentários


Colunas anteriores

Agosto e seus augúrios

Para pessoas supersticiosas, o mês de agosto é sempre um período de presságios negativos. Não o foi para os brasileiros daqui que lutaram pela independência há 202 anos, libertando a cidade do jugo português, razão de grandes comemorações todos os anos, ao ponto da data de 1º de agosto ser erroneamente confundida como o aniversário de Caxias. Foi um período pesaroso também para a família do presidente Getúlio Vargas, quando este cometeu suicídio a 24 de agosto, uma triste...
Continuar lendo
Data:11/08/2025 16:39

A independência em dois momentos

No último dia 1º de agosto os caxienses comemoraram mais um aniversário da adesão de Caxias à independência do Brasil, evento marcado por grande festa pública no Parque da Cidade, que começou na noite de 31 de julho e varou a madrugada, cheio de atrações com artistas renomados nacionalmente. Paralelamente, espalhados pela cidade, peças institucionais de propaganda ligaram figuras políticas locais à efeméride, algumas para marcar acertada presença de representação da cidade,...
Continuar lendo
Data:04/08/2025 10:55

As visões por trás dos fatos

Caso não prevaleça uma mudança no pensamento do autointitulado imperador do planeta, como está sendo visto agora no mundo o presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, daqui a seis dias, na data limite estabelecida pelo governante norte-americano, 1º de agosto, e o nosso Brasil estará sob os efeitos de uma guerra tarifária, em taxação de 50% à venda de nossas mercadorias para os EUA. Nosso país nem seus dirigentes não fizeram nada para afrontar o povo do Tio Sam, pois a...
Continuar lendo
Data:28/07/2025 08:41

PUBLICIDADE

Responsive image
© Copyright 2007-2025 Noca -
O portal da credibilidade
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de serviço são aplicados.
Criado por: Desenvolvido por:
Criado por: Desenvolvido por: