Normalmente defendo pontos de vista otimistas, por acreditar que pensar de forma negativa sempre nos leva a acabar mal. Contudo, nos dias de hoje é sempre bom abrir os ouvidos para o que pensa a opinião pública, que já não se mantém calada e brada em timbre alto por meio das redes sociais. Então, se para coisas pessoais e até em grupos organizados o processo funciona dessa forma, imagina-se a repercussão nos meios da política, em que pese essa turma achar que domina tudo e a população a siga como gado para o matadouro.
A reflexão emergiu após a última visita do governador Carlos Brandão (PSB) a Caxias no correr da semana, onde protagonizou a inauguração de obras infraestruturais da sua gestão no município, com destaque para a área educacional de segundo grau, ampliando os horizontes das escolas públicas que já funcionam em tempo integral aqui na Princesa do Sertão Maranhense.
Sob a pressão de aliados de todos os matizes, que esqueceram as diferenças e resolveram demandar a favor das prioridades da cidade, o governante estadual retornou a São Luís, mas deixou promessas no sentido de melhorar as vias de acesso, via Br-316, ao coração de Caxias, inclusive adiantando que muito em breve uma nova avenida Pirajá será incluída no portfólio de cartões postais caxienses.
O governador também foi sensível à reclamação da cidade poder contar com um aeroporto dentro dos novos padrões aeronáuticos, para acabar de vez com a precária pista de pouso que margeia o Conjunto Residencial Eugênio Coutinho, na parte leste do perímetro urbano, que atualmente serve como via de acesso à zona rural e bairros residenciais, isso sem mencionar que por lá estão estabelecidos bichos de todos os tipos, atraídos pelo lixo que é atirado por quem vive nas cercanias; infelizmente um gesto lamentável que ganhou adeptos e mais adeptos ao longo das muitas vias transitáveis caxienses.
Analisando as redes sociais, mesmo entusiasmado com as boas notícias, foi surpreendente constatar que a população está meio cética em relação a esses novos investimentos em Caxias. Em um dos torpedos plantados na rede, a reclamação de que as máquinas que fizeram uma limpeza de área para o governador ver, simplesmente desapareceram após a partida do comboio do Palácio dos Leões. Na cabeça das pessoas, as duas obras são grandiosas demais para serem executadas ainda dentro da gestão de Carlos Brandão, levando-se em conta que ele mesmo já está comprometido e acordado para construir aeroportos em mais dez cidades do interior maranhense, no interesse de fomentar o turismo e fortalecer o agronegócio cada vez mais crescente no Maranhão. Pesa também contra as promessas o fato de que será necessário o emprego de muito dinheiro e muitas empresas para demandar eficientemente o plano, daí a desconfiança no imaginário da torcida para tudo dar certo.
Não obstante, a essa altura das discussões que se formam por toda a cidade, convém lembrar que nossa classe política nunca esteve tão coesa como agora em busca de mais melhorias para o município. Há um consórcio formidável de deputados estaduais que trabalham por Caxias, como Catulé Júnior (PL), Cláudia Coutinho (PDT), Adelmo Soares (PSB) e Daniella (PP), mais a deputada federal Amanda Gentil (PP) e, agora, também o ex-prefeito Fábio Gentil (PP), que foi nomeado para dirigir a importante Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária do Maranhão, todos irmanados em atrair ao máximo novos investimentos para o município.
Dessa forma, muito difícil crer que as promessas de Brandão não possam vir a ser implementadas, pois há muito capital político em jogo e as eleições do próximo ano não podem sofrer qualquer abalo de percurso, até mesmo porque todos não ignoram que já estão lançadas candidaturas alternativas de peso à próxima sucessão estadual, que não mais poderá ser reeditada pelo governador. E ele, como se sabe, deverá apresentar, forçosamente, uma candidatura do grupo, que tem de ser do agrado da grande maioria dos que o seguem no momento.
PUBLICIDADE