Caxias-MA 20/08/2025 11:15

PUBLICIDADE

Responsive image

Sílvio Cunha

Caxias, Política e Sociedade

Cartas na mesa


Com as convenções do último fim de semana, os atores que irão participar das eleições municipais deste ano já estão em cena. Disputarão a Prefeitura de Caxias, para administrar a cidade por quatro anos a partir de 2025, os candidatos Paulo Marinho Júnior (PL), Gentil Neto (PP), Lycia Waquim (Federação PSDB e Cidadania) e Edmilson Sanches (Federação PSOL-REDE). Há muito tempo não se observava tantas candidaturas buscando governar a cidade, uma vez que o normal nas últimas décadas era presenciar-se duas candidaturas em confronto direto, dividindo o eleitorado. Agora, não. São quatro forças, sendo duas, evidentemente, bem mais posicionadas que as demais: o bloco governista dirigido pelo prefeito Fábio Gentil (PP), apoiando o sobrinho, Gentil Neto; e Paulo Marinho Júnior, que nos últimos dois pleitos foi decisivo em transferir votos para FG vencer e renovar o mandato como prefeito do município.

A candidatura de Edmilson Sanches revela que a cidade ainda não perdeu o seu condão democrático, que oferece à cidadania o direito franco e direto de disputar eleições, teoricamente em pé de igualdade. Quanto à Lycia Waquim, que nos últimos sete anos esteve à frente do Gabinete do Prefeito, talvez não passe o convencimento de que está mesmo na disputa para valer, isso porque, quando se olha para o seu quadro de aliados, o que se vê são pessoas que orbitam a esfera do governo estadual, como a demonstrar que a candidata participará do pleito em regime de sacrifício, se possível, tentando roubar preciosos votos de eleitores que hoje estão fulos da vida com Fábio Gentil.

E faz sentido contextualizar-se a situação, porque, tanto na convenção de Gentil Neto, sábado à noite no Ginásio de Esportes João Castelo, quanto na de Lycia Waquim, domingo pela manhã no Ginásio do Ipem, o que se observava era a presença marcante de assessores ligados ao governo estadual. 

De fato, para vencer a eleição de outubro, o candidato Paulo Marinho Júnior, nome de maior expressão da oposição caxiense, vai sofrer muito contra uma disposição de forças que alia, ao mesmo tempo, tanto o governador Carlos Brandão (PSB) como o presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT). Ambos estão de pacto firmado para manter o Maranhão coeso às futuras pretensões político/eleitorais do chefe da nação, todos pensando, é claro, nas eleições de 2026, na qual o governador buscará uma das vagas para o Senado Federal, já que não poderá mais renovar o seu mandato nesse ano. PMJr., portanto, mais do que nunca, precisará ter a seu lado o apoio de todos que não estão satisfeitos com a atual política de Caxias.

No âmbito da Câmara Municipal de Caxias, uma briga de foice no escuro por mandatos envolve, no momento, vereadores experientes e aspirantes que estão chegando ávidos de também participarem do legislativo local. Evidentemente que nomes como Catulé (PRB), Luís Lacerda (PcdoB), Daniel Barros (PRD), Antônio Ximenes (PP) e Mário Assunção (PP), podem alcançar mais facilmente a recondução de seus mandatos, pois possuem melhores bases eleitorais de sustentação e conseguem uma empatia melhor com seus eleitores, devido à experiência adquirida. No mais, ainda que hoje os chamados vereadores governistas tenham uma certa gordura para trabalhar, têm pela frente uma verdadeira horda de novatos que anseiam mudar a política de Caxias, insatisfeitos, claro, com a política de privilégios e com a falta de compromissos que tomou conta da cidade.

O candidato Paulo Marinho Júnior, avaliando o trabalho de recuperação infraestrutural que o prefeito Fábio Gentil está realizando no presente momento, foi preciso em dizer que o atual mandatário teve sete anos para trabalhar no município, mas só trabalha agora, realiza alguma coisa, pensando em reconquistar o voto perdido de seus antigos eleitores. 

Para PMJr., se FG estivesse trabalhando, como agora, todos esses anos, talvez fosse o caso de falar-se sobre outras coisas do município. E garantiu que, caso seja eleito prefeito, trabalhará incansavelmente, todos os dias, para solucionar os problemas de uma cidade que ora se mostra carente de investimentos e sem oportunidade de trabalho para a população.

As cartas, evidentemente, estão na mesa. Quem souber jogar melhor, decerto que sairá vencedor. Por isso, quem estiver na disputa deve ter em mente que nosso eleitorado está cansado de mentiras, de engodos e de enrolações.


Comentários


Colunas anteriores

O poste e o encosto

Observadores atentos sempre guardam desconfiança em relação ao trabalho parlamentar da Câmara de Vereadores de Caxias (CMC). E a explicação fica por conta da falta de regularidade dos trabalhos semanais, isso porque hoje está difícil registrar-se duas sessões seguidas, conforme preconizado pelo regimento interno da casa. Por qualquer razão, seja por causa de uma inauguração qualquer da gestão municipal, ou simplesmente por alguma querela política, coisa que é do meio, e logo as...
Continuar lendo
Data:18/08/2025 15:41

Agosto e seus augúrios

Para pessoas supersticiosas, o mês de agosto é sempre um período de presságios negativos. Não o foi para os brasileiros daqui que lutaram pela independência há 202 anos, libertando a cidade do jugo português, razão de grandes comemorações todos os anos, ao ponto da data de 1º de agosto ser erroneamente confundida como o aniversário de Caxias. Foi um período pesaroso também para a família do presidente Getúlio Vargas, quando este cometeu suicídio a 24 de agosto, uma triste...
Continuar lendo
Data:11/08/2025 16:39

A independência em dois momentos

No último dia 1º de agosto os caxienses comemoraram mais um aniversário da adesão de Caxias à independência do Brasil, evento marcado por grande festa pública no Parque da Cidade, que começou na noite de 31 de julho e varou a madrugada, cheio de atrações com artistas renomados nacionalmente. Paralelamente, espalhados pela cidade, peças institucionais de propaganda ligaram figuras políticas locais à efeméride, algumas para marcar acertada presença de representação da cidade,...
Continuar lendo
Data:04/08/2025 10:55

PUBLICIDADE

Responsive image
© Copyright 2007-2025 Noca -
O portal da credibilidade
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de serviço são aplicados.
Criado por: Desenvolvido por:
Criado por: Desenvolvido por: