PUBLICIDADE

Responsive image

Sílvio Cunha

Caxias, Política e Sociedade

Surpresas da largada eleitoral


A semana foi marcada pelo transcurso do Dia Internacional das Mulheres (08), evento que sempre recebe muita acolhida e bom tratamento em Caxias, com os mais variados segmentos da sociedade louvando a data, sentimento mais do que justo porque o sexo feminino, por incrível que pareça, ainda luta contra preconceitos e igualdade no contexto social, fato abominável neste nosso Brasil do século 21. Mas o período, observando-se o ângulo da política caxiense, também reservou surpresas inesperadas, muito embora os analistas estivessem atentos para o que poderia acontecer com a abertura da Janela Partidária, há sete meses da votação,  na última quinta-feira (07), que se estenderá até 5 de abril, oferecendo oportunidade a todos os políticos que desejem se filiar ou mudar de agremiação partidária dentro da lei. 

Se na noite de segunda-feira (04), em plena sessão ordinária do legislativo municipal, foi um assombro o vereador-presidente da Câmara Municipal de Caxias (CMC) Ricardo Rodrigues (PT) receber o apoio da grande maioria da bancada de vereadores para se colocar como vice na chapa governista do pré-candidato Gentil Neto, secretário municipal de Infraestrutura, nesse fim de semana outra bomba explodiu no meio político, consubstanciada na perda da chefia da sigla do PSB no município, dirigida até então pelo ex-deputado estadual Adelmo Soares, ora na oposição ao governo municipal, contrariando a orientação partidária do contexto estadual comandada pelo governador do Estado, aliado do prefeito Fábio Gentil.  E, mais... o próprio Ricardo Rodrigues já estaria propenso a deixar o PT para ingressar no PSB, a fim de poder receber o apoio direto do governador Carlos Brandão, que, em verdade, é o grande cacique do partido, e determinado a levá-lo a uma estupenda vitória na maioria dos municípios interioranos maranhenses nas próximas eleições de outubro.

Quem ouviu alguma vez e não levou a sério a pretensão do presidente da CMC em ser vice do grupo do prefeito Fábio Gentil (PRB), ao que parece, estava enganado, porque o rapaz, parlamentar de primeiro mandato, mesmo sendo um neófito na política local, vem demonstrando que não perde tempo com preliminares e quer chegar logo ao topo do poder pela via mais rápida, não importando as análises que cheguem a ser feitas sobre o seu comportamento, venham de onde vierem. E saiba que ele tem uma amizade pessoal com o vice-governador Felipe Camarão (PT), mas não vacila a se atrelar normalmente às hostes do governador se a vontade do prefeito Fábio Gentil, que o chancelou para a presidir a Câmara de Caxias contra todos os prognósticos, estiver em jogo para ganhar a próxima eleição municipal. O único obstáculo à sua iniciativa reside no fato do prefeito já haver prometido a vaga de vice para o grupo Coutinho. Mas, aí, se for para vencer, não há dúvida de que tal acordo possa vir a ser descumprido, coisa que passou a ser muito peculiar entre os gentilistas, sobretudo nos últimos sete anos.

Essas movimentações causaram surpresa também aos que se agrupam na oposição à atual gestão municipal. O anúncio do resultado de uma pesquisa para saber quem é o mais bem colocado, se Paulo Marinho Júnior (PL), Daniel Barros (PDRT) e Lycia Waquim (PSDB), que seria feito no fim de semana, foi adiado para esta terça-feira (12), sob rumores de que PMJr. estaria na primeira colocação, fato que, se for real, é um verdadeiro balde de água fria lançado sobre as cabeças dos demais oposicionistas que, seguindo a carta compromisso que os orienta, levaria todos a se juntarem à chapa a vir a ser consolidada pelo rebento da família Marinho.

Enquanto isso, porta vozes da situação anunciam que a pesquisa oposicionista mostra a pré-candidatura de Gentil Neto à frente nas pretensões do eleitorado caxiense, situação que teria levado os oposicionistas a abortarem sua divulgação. As hostes do governo apostam que a eleição municipal deste ano ainda será vencida com dinheiro na mão e com a grande maioria de vereadores em campo, como sempre ocorreu no município. 

Por outro lado, mais antenados à força do progresso tecnológico, quem não tem dinheiro sobrando acredita que as próximas eleições, a exemplo do que ocorreu na última eleição presidencial brasileira, será mais bem aproveitada por quem souber mais usar as redes sociais. E é uma constatação cheia de verdade, haja vista que, por onde se passa, é difícil deixar de notar flagrantes de pessoas sempre com os olhos fixos nos smartphones, indiscutivelmente hoje o meio mais eficaz de comunicação da atualidade. Portanto, quem tiver rabo preso, cometeu desatinos, foi mal administrador etc., que fique atento às escaramuças que por certo advirão no correr da ferrenha disputa eleitoral que se anuncia, onde estarão no palco, digladiando, os arautos da mudança contra os do continuísmo. Vencerá quem tiver melhor convencimento.


Comentários


Colunas anteriores

A separação do joio, do trigo...

Que o agronegócio já é uma realidade em nossa região, ninguém duvida. E levas e mais levas de imigrantes estão chegando todos os dias a Caxias, estimulados pela existência de terras vendáveis a custos bem mais baixos dos que são encontrados no Sudeste e no centro do país. Assim, de certa forma, pelo menos do ponto de vista de quem chega por aqui, compensa a falta de uma infraestrutura mais consistente para receber tais...
Continuar lendo
Data:23/04/2024 20:37

Clima de indignação

O clima, nesse instante, é de indignação no seio da intelectualidade caxiense, diante da constatação de que uma trama está em curso para retirar as instalações do complexo ferroviário da cidade (antiga estação de trens), renovadas e prestes a ser inauguradas muito brevemente, do controle do Instituto Histórico e Geográfico de Caxias (IHGCx). Se esse gesto malévolo se consumar, haverão...
Continuar lendo
Data:15/04/2024 17:25

O quanto a má política é ruim para Caxias

Quando mostramos posição diante de certas situações equivocadas e prejudiciais que estão acontecendo em Caxias, no atual momento, logo somos confrontados por pessoas que, sem se preocuparem com qualquer tipo de avaliação, deixam-se levar por aleivosias via de regra plantadas por marqueteiros com a clara intenção de favorecer os que detém o poder político e administrativo no município. Esses partidários do...
Continuar lendo
Data:08/04/2024 15:36

PUBLICIDADE

Responsive image
© Copyright 2007-2019 Noca -
O portal da credibilidade
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de serviço são aplicados.
Criado por: Desenvolvido por:
Criado por: Desenvolvido por: