PUBLICIDADE

Responsive image

Sílvio Cunha

Caxias, Política e Sociedade

IHGC – Festa de 20 anos


Na última sexta-feira, 15, em reunião solene no auditório gentilmente cedido pela faculdade Unifacema, o Instituto Histórico e Geográfico de Caxias (IHGC) comemorou 20 anos de atividade, marcando, com muita propriedade e acerto, o ideal do seu grande fundador, o saudoso desembargador Arthur Almada Lima Filho, cidadão caxiense que, além de jurista e professor universitário, foi um intelectual resiliente em valorizar ainda mais a cultura local no terreno da história, da geografia, da ciência, isso numa terra tradicionalmente de mãos muito bem dadas com as letras, uma vez que conta com outras duas casas expoentes nesse sentido, como o são a Academia Caxiense de Letras e a Academia Sertaneja de Educação e Artes do Maranhão.

posseihgc1
Fonte: David Sousa – Nas presenças dos sócios Ezíquio Barros Neto, Mercilene Moraes, Deuzimar Araújo, Erlinda Bittencour, José Cláudio Castro, da presidente Antonia Miramar, da vice-presidente Betânia, Rodrigo Bayma Pereira, Aluízio Bittencourt, Frederico Brandão, dentre outros, foram empossados nos novos sócios efetivos Valdênia Menegon, Sílvio Cunha e Jesus Andrade.

 

Sob a direção da presidente Antônia Miramar Alves Silva Almada Lima, viúva do fundador, a festa do IHGC assinalou a posse de três novos sócios efetivos (Valdênia Guimarães e Silva Menegon, Sílvio Raimundo Trindade da Cunha e Maria de Jesus Martins de Andrade Silva Cunha), entregou diplomas a sócios beneméritos, emérito e honra ao mérito, às pessoas que prestaram relevantes serviços à instituição e ao município de Caxias. 

A direção do Clube de Diretores Lojistas foi contemplada com duas distinções, o cidadão Antônio de Pádua Paiva (Careca), com outra, e mais dois outros diplomas foram dados aos vereadores decanos da Câmara Municipal de Caxias, Antônio José B. de Albuquerque (Catulé- PRB)) e Antônio José Ximenes (PRB). O CDL, por ter sido o grande parceiro do IHGC, cedendo-lhe um espaço físico de funcionamento à rua 1º de agosto, no centro, enquanto a instituição aguarda a finalização da sua sede situada no complexo da antiga estação ferroviária de Caxias, no bairro Galena, a cargo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN); os dois políticos, por haverem aprovado proposituras de suas autorias beneficiando o IHGC, ao longo de duas décadas de existência.

posseihgc2
Fonte: David Sousa – Vice presidente Betânia, na apresentação aos
homenageados da noite.

 

A noite festiva registrou ainda manifestações de sócios alusivas ao momento que, coincidentemente, acontece no período de transcurso do aniversário de 200 de nascimento do poeta caxiense Antônio Gonçalves Dias, e aos 197 anos de nascimento do patrono-mor do IHGC, o caxiense historiador, médico e matemático, Cesar Augusto Marques.

O encerramento da festa aconteceu com a apresentação de um vídeo que ilustrou os momentos mais marcantes vividos pela entidade e seus membros ao longo dessas duas décadas de existência. Depois, a plateia participou do lançamento do livro “A incrível vida de Abranches Moura”, de autoria do arquiteto/urbanista, professor e escritor caxiense, Ezíquio Barros Neto, membro do IHGC e atual presidente da Academia Caxiense de Letras.


Comentários


Colunas anteriores

Entre o descaso com a vacinação e o perigo africano

As autoridades de saúde do país não descansam. As enfermidades continuam a não dar trégua no território nacional. E, se antes era a covid-19 que paralisava o país, inclusive pela chegada de novas variantes do vírus, agora é a própria população que não colabora deixando de ir aos postos de saúde se vacinar. A descrença é tão grande que lotes atualizados de vacina contra a gripe...
Continuar lendo
Data:30/04/2024 16:19

A separação do joio, do trigo...

Que o agronegócio já é uma realidade em nossa região, ninguém duvida. E levas e mais levas de imigrantes estão chegando todos os dias a Caxias, estimulados pela existência de terras vendáveis a custos bem mais baixos dos que são encontrados no Sudeste e no centro do país. Assim, de certa forma, pelo menos do ponto de vista de quem chega por aqui, compensa a falta de uma infraestrutura mais consistente para receber tais...
Continuar lendo
Data:23/04/2024 20:37

Clima de indignação

O clima, nesse instante, é de indignação no seio da intelectualidade caxiense, diante da constatação de que uma trama está em curso para retirar as instalações do complexo ferroviário da cidade (antiga estação de trens), renovadas e prestes a ser inauguradas muito brevemente, do controle do Instituto Histórico e Geográfico de Caxias (IHGCx). Se esse gesto malévolo se consumar, haverão...
Continuar lendo
Data:15/04/2024 17:25

PUBLICIDADE

Responsive image
© Copyright 2007-2019 Noca -
O portal da credibilidade
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de serviço são aplicados.
Criado por: Desenvolvido por:
Criado por: Desenvolvido por: