Caxias-MA 21/08/2025 07:27

PUBLICIDADE

Responsive image

Sílvio Cunha

Caxias, Política e Sociedade

Enfim, os camelôs ganharam o seu lugar


Quem torceu contra se deu mal, porque está no cenário da avenida Otávio Passos o majestoso Shopping dos Camelôs de Caxias. E não adianta insistir que não vai dar certo; dizer que ninguém irá para os andares mais altos poque a subida é difícil. Se antecipando a isso, a Prefeitura já decidiu que lá em cima irão funcionar alguns programas sociais da gestão em regime permanente, exatamente aqueles que concorrem mais para a presença constante de pessoas, tipo Bolsa Família, Benefício da Prestação Continuada, emissão de documentos, etc. E levadas de elevador, claro, porque ninguém é de ferro  e os mais velhos, com certeza, vencido o medo das alturas, irão agradecer pela comodidade, que só não é inédita porque a Câmara Municipal foi quem primeiro introduziu, ano passado, esse tipo de locomoção no serviço público local.

A inauguração, agendada para o próximo sábado (06), será portentosa, com a presença do governador Carlos Brandão (PSB), do vice-governador Felipe Camarão (PT) e talvez uma penca de deputados estaduais que permanecerão na cidade, após o evento da Assembleia Legislativa do Maranhão (ALEMA) Itinerante que ocorrerá na tarde de sexta-feira na sede do legislativo caxiense. O prefeito Fábio Gentil (Republicanos), como cuidadoso anfitrião, certamente já tem estratégia pronta para segurar essa turma e garantir mais brilho na grande festa cívica que marcará o evento. Afinal de contas, não é todo dia que se inaugura uma obra como essa, que consumiu cerca de seis milhões de reais, gestada por aproximadamente sete anos, e custeada totalmente com recursos próprios da cidade.

Antenado com a situação, o legislativo local logo cuidou de espantar qualquer tentativa de reocupação da área central da cidade. Na última quarta-feira (26), o vereador Professor Chiquinho nem precisou elaborar uma lei proibindo a presença de camelôs na área central da Caxias, poluída visualmente nos últimos anos. Bastou colocar um sexto parágrafo no artigo 54 do Código de Postura do Município (Lei Municipal 3.210/2016), aprovado por unanimidade pelos pares, e está vedada, a partir da inauguração do shopping, a ocupação de ambulantes no Calçadão da rua Afonso Cunha, na praça Cândido Mendes (Matriz), na praça Gonçalves Dias e em todas ruas e travessas do entorno desses logradouros públicos.

A prefeitura vai aproveitar o embalo para revitalizar todos esses locais e há intenção, inclusive, de colocar uma cobertura e climatizar o Calçadão da Afonso Cunha, o que sem dúvida seria um alento revigorante para clientes, lojistas ou simplesmente às pessoas que passearem por lá.

Acho que a torcida do leitor, da leitora, é para essa revitalização do centro da cidade também se estender ao complexo do Centro de Cultura de Caxias, situado na praça do Pantheon Caxiense, bem como a todas as vias centrais, que se acham um pouco deterioradas.

Os camelôs certamente demorarão um pouco a se acostumar com o seu novo pouso de trabalho. A população também. Mas esses temores logo serão esquecidos. Aconteceu o mesmo em Teresina (PI), e lá hoje dá gosto ir às compras no Shopping do Cidadão Teresinense e no centro da capital mafrense.

Nosso belo shopping popular, cujo nome oficial foi cedido ao saudoso deputado José Gentil Rosa, ele um dos grandes incentivadores da obra, contudo, não é um empreendimento pioneiro em Caxias. Quem viveu o final dos anos 1960 e os primeiros anos dos anos 1970 se lembra que o saudoso ex-prefeito Aluízio Lobo fez construir um grande galpão para acomodar os camelôs que comerciavam fora do prédio do antigo Mercado Central, onde hoje está o Paço da Cidade. Mas falar disso, agora, é outra história. Fica para depois.


Comentários


Colunas anteriores

O poste e o encosto

Observadores atentos sempre guardam desconfiança em relação ao trabalho parlamentar da Câmara de Vereadores de Caxias (CMC). E a explicação fica por conta da falta de regularidade dos trabalhos semanais, isso porque hoje está difícil registrar-se duas sessões seguidas, conforme preconizado pelo regimento interno da casa. Por qualquer razão, seja por causa de uma inauguração qualquer da gestão municipal, ou simplesmente por alguma querela política, coisa que é do meio, e logo as...
Continuar lendo
Data:18/08/2025 15:41

Agosto e seus augúrios

Para pessoas supersticiosas, o mês de agosto é sempre um período de presságios negativos. Não o foi para os brasileiros daqui que lutaram pela independência há 202 anos, libertando a cidade do jugo português, razão de grandes comemorações todos os anos, ao ponto da data de 1º de agosto ser erroneamente confundida como o aniversário de Caxias. Foi um período pesaroso também para a família do presidente Getúlio Vargas, quando este cometeu suicídio a 24 de agosto, uma triste...
Continuar lendo
Data:11/08/2025 16:39

A independência em dois momentos

No último dia 1º de agosto os caxienses comemoraram mais um aniversário da adesão de Caxias à independência do Brasil, evento marcado por grande festa pública no Parque da Cidade, que começou na noite de 31 de julho e varou a madrugada, cheio de atrações com artistas renomados nacionalmente. Paralelamente, espalhados pela cidade, peças institucionais de propaganda ligaram figuras políticas locais à efeméride, algumas para marcar acertada presença de representação da cidade,...
Continuar lendo
Data:04/08/2025 10:55

PUBLICIDADE

Responsive image
© Copyright 2007-2025 Noca -
O portal da credibilidade
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de serviço são aplicados.
Criado por: Desenvolvido por:
Criado por: Desenvolvido por: