Caxias-MA 24/11/2024 02:10

PUBLICIDADE

Responsive image

Sílvio Cunha

Caxias, Política e Sociedade

Feliz 2023!


No último dia do ano, chegado o momento para acentuarmos as reflexões sobre os últimos 365 dias de nossas vidas, e a primeira coisa a fazer é esquecer as coisas ruins que nos aconteceram, admitindo que certos empecilhos não passaram de provações para crescermos mentalmente e espiritualmente, já que não somos máquinas, mas pessoas mergulhadas em sentimentos, bons ou maus, dependendo do modo como se percebe a vida. 

O ideal é ser sempre otimista, pautar a inspiração em coisas boas, desejar o bem, e pensar na felicidade, já que ela é quase sempre arredia. Então, hoje é hora de mentalizar novos sonhos e aproveitar o instante da virada do ano com um belo sorriso no rosto e tendo por perspectiva o sucesso, a prosperidade e novas conquistas. Em suma: começar o novo ano (2023) com a consciência de ter deixado para trás tudo aquilo que não vai nos levar para frente.

Impossível não reconhecer que 2022 foi um período muito difícil para os brasileiros, uma vez que o país se encontrou dividido por ideologias. E como a vitória de uns desagradou a outros, um clima de revolta marcou nossa população, com espaço para agressões de todos os tipos e em nível nunca visto por essas plagas da América do Sul. Homofobia, xenofobia, racismo, feminicídio, foram termos muitas vezes usados e lastreados através das redes sociais, esse meio de comunicação que passou a dominar a sociedade humana e a diminuir exponencialmente as distâncias em todo o globo terrestre.

Tendo como pilar básico a internet fibra ótica, que é uma tecnologia capaz de transmitir um grande volume de dados através de cabos preenchidos com fibras finas de plástico ou vidro, através desses a conexão utiliza feixes pulsantes de luz que permitem um sinal mais estável e com menor interferência, favorecendo uma comunicação rápida, com muita qualidade e grande capacidade de agregar pessoas em todas as comunidades.

Assediado diuturnamente pela nova tecnologia, o brasileiro comum passou a conviver com informações de todos os matizes, e tendo a oportunidade de escolher o melhor para seu crescimento pessoal e profissional. Mas também esteve sujeito a campanhas diligentemente preparadas com fins políticos, que, ao final, resultaram no malogro do país ter entrado no pantanoso caminho da divisão, coisa que agora, passada a tormenta, percebe-se o quanto foi nefasta para vida nacional e a saúde mental de muitos de nossos cidadãos e cidadãs.

Contudo, a sabedoria popular ensina que depois da tempestade vem a bonanza, ligando-se o fenômeno físico a uma demonstração de que a natureza também se aproveita do caos para purificar o ar e o meio ambiente em que vivemos, promovendo uma renovação geral, que é o que esperamos que aconteça ao longo de 2023 e nos anos vindouros. 

Afinal de contas, o brasileiro precisa saber conceder o perdão, conceber que as faltas cometidas por seus semelhantes foram atitudes movidas pelos adeptos do terrorismo psicológico, no interesse de dominar a nação, a pretexto de fazer retornar tradições do passado que não encontram mais espaço na atualidade, mesmo porque vivemos em mundo globalizado que não suporta mais o viver isolado. Que o digam os povos que sobrevivem nos regimes de ferro sob draconianas ideologias que só beneficiam os que são detentores do poder.

No mais, desejar aos leitores um excelente réveillon, e que 2023 seja um período de esperança e de união fraterna, dois antídotos para vencer o pessimismo e a intolerância, fatores negativos que, juntamente com a pandemia, passaram a se fazer presentes no nosso Brasil. É imperativo também saber aprender com a vitória e com a derrota, dois sentimentos opostos que ao longo do tempo moldam o progresso da humanidade.


Comentários


Colunas anteriores

Para ler e refletir sobre o momento que vivemos

A lucidez de um articulista do UOL/Folha de São Paulo, Joel Pinheiro da Fonseca, economista e mestre em filosofia pela USP, me fez parar e refletir sobre o atual momento que estamos vivendo no mundo. Realmente precisamos entender o que está acontecendo com as pessoas para enxergar os novos caminhos a serem trilhados. Sim, novos caminhos, porque a humanidade se sente sobrecarregada de tantos problemas que é necessário buscar rumos mais seguros para o desenvolvimento...
Continuar lendo
Data:18/11/2024 16:05

Gestão procura recuperar tempo perdido

Surpreendente a atitude do prefeito Fábio Gentil nesse apagar das luzes da sua gestão. O homem, depois da eleição em que elegeu o sobrinho Gentil Neto (PP), deslanchou a trabalhar pela cidade. Menos mal, se levarmos em conta que os caxienses só têm a ganhar com isso. Entretanto, há muita coisa que deixou de ser feita nos últimos oito anos. Agora, pode haver até determinação para equacionar as coisas, mas dificilmente...
Continuar lendo
Data:11/11/2024 15:22

Sob o mormaço do br-ó-bró

Na semana que passou o destaque foi o forte calor, na casa de 40 graus, que tem assolado Caxias. Para refresco dos caxienses que visitaram os cemitérios da cidade, a providência divina colaborou no Dia de Finados com uma manhã nublada que não trouxe um aguardado período de chuvas, mas aliviou o mormaço que tem sido frequente nos últimos três meses. Por conta dos problemas climáticos que estão afetando o mundo, à essa...
Continuar lendo
Data:04/11/2024 15:24

PUBLICIDADE

Responsive image
© Copyright 2007-2019 Noca -
O portal da credibilidade
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de serviço são aplicados.
Criado por: Desenvolvido por:
Criado por: Desenvolvido por: