Nesta segunda-feira (12), a Câmara Municipal de Caxias sediou uma importante audiência pública para discutir os desafios e soluções na área da segurança pública. O evento foi realizado em parceria com a 2ª Promotoria de Justiça do Maranhão e teve como objetivo abrir espaço para o diálogo entre autoridades, instituições e a população sobre estratégias para combater a violência crescente no município.
Entre os participantes, destacou-se a presença do deputado estadual Catulé Júnior, único representante da Assembleia Legislativa presente na audiência. Sua atuação firme e comprometida evidenciou sua liderança e preocupação com a segurança e o bem-estar da população caxiense.
Durante a audiência, o promotor Vicente Gildásio, da 2ª Promotoria de Justiça de Caxias, fez um apelo direto ao parlamentar, solicitando apoio da Assembleia para o retorno do Núcleo de Perícia Forense no município. Atualmente, Caxias depende da estrutura do IML e do ICRIM de Timon, o que, segundo o promotor, compromete a qualidade e a agilidade dos serviços periciais.
Catulé Júnior acolheu a solicitação e se comprometeu publicamente a liderar essa luta. “Faço um compromisso público que nós iremos buscar levantar essa bandeira e voltar aquilo que nunca tinha que ter saído da nossa cidade. Porque Caxias, e eu como caxiense apaixonado, acho que minha cidade só tem que ganhar, perder jamais”, afirmou o deputado.
O parlamentar ainda fez um apelo por um pacto social em prol de Caxias, ressaltando que a segurança pública não pode ser vista apenas como responsabilidade do Estado, mas como uma questão social que exige a atuação conjunta de todas as esferas de poder e da sociedade civil.
Ele também fez uma observação crítica, porém respeitosa, à atual gestão municipal. “De uns 10 anos pra cá existe um desmonte muito grande na estrutura dos programas sociais da nossa cidade”, alertou, citando a desestruturação dos CRAS e Centros da Juventude como um fator agravante da criminalidade.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE