Caxias-MA 10/05/2025 13:39

PUBLICIDADE

Responsive image

Jacinto Ferreira

Crônicas, Acontecimentos, Gente

Sobre Morte, Pontos e Céu


Se a gente tivesse a certeza que iríamos para um lugar cheio de glória, luz e aconchego, livre de sofrimentos, tal qual o céu historizado pelos cristãos, ainda assim, temeríamos a morte e o ato de morrer, tal qual Jesus temeu.

Nós que não somos "Jesus", além do medo de morrer, tememos mais ainda a passagem porque, na regra da maior parte das crenças e religiões, fomos injetados com a alienação de temer o improvável que viremos à encontrar após morrermos; a doutrinação ainda remonta que esse improvável possa vir à ser doloroso e castigativo, consequente de nossas práticas e ações.

Fica claro, nesse entender, que existe um game de pontos, acertos e erros nessa vida. Até ateus entendem que tudo que plantamos haveremos de colher, através da tal "Lei do Retorno". 

O injusto é que a rotina da vida, frequenética como é, não deixa a gente perceber que estamos no jogo, nem tão pouco, clareia se estamos com déficit ou superávit de "boas ações".

Pontualmente tenho um pensamento macro, que talvez seja essa a razão para sempre buscar estar de bom humor, rindo pra tudo e todos, e até fazendo-se palhaço pra outros fazer rir: creio que essa vida é uma ilusão, nada aqui é real. Assim, pra que tanto apego? Pra que tanta correria? Pra que tanto suor? 

Não estou negligenciado o "bom" das conquistas. Torço o nariz é pra uma vida cuja hipérbole é sempre correr pra mostrar, ostentar e não ter o mínimo segundo pra pausar pra si e por si.

Pra quê melhor boa ação do que amar e cuidar de si, como nunca mais nessa vida?! 

Vai por mim, melhor boa ação não há. Até porque aquele que sabe amar a si, entende como é correto distribuir amor pra que outros possam também se amar.

-Dar pra ir pro céu agindo assim?

-Agindo assim, creio eu, em minha vã filosofia, que é o céu que desce ao nosso encontro!


Comentários


Colunas anteriores

Gente que Acontece: Caldos e Cia – muito mais além que Caldo de Kenga

O retorno do ‘Quadro Gente que Acontece’ vem quente, saboroso e convidativo. Tal qual, é a narrativa, que nesta edição, temos o prazer em trazer para a degustação noticiosa de nossos leitores.  Falamos aqui da ‘Caldos e Cia’, box situado no Complexo Turístico Mirante da Balaiada, que há exatos cinco anos, é um dos pontos de lanches mais bem conceituados em Caxias. Por detrás e na frente deste...
Continuar lendo
Data:19/10/2023 16:24

Ao Dial, minha reverência e homenagem

Próximo dia 25 é Dia do Rádio. Dessa invenção tão maravilhosa de Landell de Moura e Marconi (não quero polemizar, rsrs). Esse veículo sonoro que desde minha tenra idade foi meu mais onipresente companheiro.  Por ele – na verdade, pela falta dele – até perdi uma unha do pé, quando brincava com um tijolo e o figurava de rádio. Depois, eu tive vários. Todos do Paraguai. Custeados pelo suor de...
Continuar lendo
Data:20/09/2023 18:04

Gente que Acontece: além comércio, a propagação do bem através da Casa de Oxóssi

A Umbanda é uma lei sagrada. Sacramentada na fé de um povo que sabe que não anda só, que em seu caminho é protegido por espíritos de luz, e que como cantado em um de seus hinos mais populares, é ela uma religião sincrética que, vindo do reino de Oxalá, reverbera a filosofia da paz e do amor.  E é no pilar destes sentimentos, calcado numa fé energética, imã, altamente cativante e de persona...
Continuar lendo
Data:06/09/2023 17:18

PUBLICIDADE

Responsive image
© Copyright 2007-2025 Noca -
O portal da credibilidade
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de serviço são aplicados.
Criado por: Desenvolvido por:
Criado por: Desenvolvido por: