Caxias-MA 10/05/2025 22:07

PUBLICIDADE

Responsive image

Jacinto Ferreira

Crônicas, Acontecimentos, Gente

Solidão e Autoamor


Sempre me causou estranheza aquele trecho de ‘Wave’ que sentencia: “é impossível ser feliz sozinho!”

 

Considero uma anedota infeliz, pois até gêmeos nascem cada um na solidão de sua vez.

 

Nunca entendi o porquê de detonar, assim, a ideia de solidão. Se tem gente que mesmo "acompanhada" é mais solitária do que outras que caminham sozinhas.

 

Ainda mais eu, cuja vida de filho único me ensinou, já nos primeiros dias de infância, a brincar e a ser a minha própria e melhor brincadeira.

 

Eu, que logo cedo percebi que sou um todo, sou completo e que me basto. E que é em mim, por mim e pra mim que devo perseguir a ideia da felicidade.

 

"Isso cheira a egoísmo", dizem! 

 

Prefiro dizer que é uma blindagem! Pois não é segredo que a vida, em seu tagalomango, não cansa de retirar  pessoas de nosso convívio e também nos retirar do convívio delas. 

 

Nada mais justo, então, do que se blindar com doces e extravagantes doses de autoamor, autocuidado e aprender a gostar de nossa própria companhia.

 

Estar acompanhado é lindo: quando se tem alguém que soma, é cúmplice e que trabalha em minimizar defeitos que tanto fazem mal a si, ao cônjuge e a própria relação. 

 

Estar acompanhado é espinhoso, pesado e adoece: quando somos exigidos por tudo, quando nunca agradamos, quando o outro exerce extremo protecionismo, é tóxico, cerceia nossas amizades, nos minimiza e tenta nos transformar a seu bel prazer.

 

A regra é clara: não se namora só! Enamora-se de alguém e se esse alguém não fizer sua parte, não adianta você fazer a sua, sozinho, nem viver cobrando o outro para que faça a dele. 

 

É lindo estar-se sozinho. É gostoso gozar dessa liberdade de fazer o que se quer, quando bem quiser. É essencial ter momentos de autocontemplação, o que de tão bom chega a ser viciante.

 

É lindo amar quem lhe ama. É gostoso gozar dessa liberdade de fazer programas que ambos gostem. É essencial ter momentos de autocontemplação na relação, o que de tão bom chega a ser viciante. 

 

Nisso tudo tem felicidade!

 

Tem felicidade mesmo na solidão! 

 

De certo, é que sozinho ou acompanhado, não é válido viver infeliz; isso, de gosto contrário a vida, é vegetar, fenecer, morrer!


Comentários


Colunas anteriores

Gente que Acontece: Caldos e Cia – muito mais além que Caldo de Kenga

O retorno do ‘Quadro Gente que Acontece’ vem quente, saboroso e convidativo. Tal qual, é a narrativa, que nesta edição, temos o prazer em trazer para a degustação noticiosa de nossos leitores.  Falamos aqui da ‘Caldos e Cia’, box situado no Complexo Turístico Mirante da Balaiada, que há exatos cinco anos, é um dos pontos de lanches mais bem conceituados em Caxias. Por detrás e na frente deste...
Continuar lendo
Data:19/10/2023 16:24

Ao Dial, minha reverência e homenagem

Próximo dia 25 é Dia do Rádio. Dessa invenção tão maravilhosa de Landell de Moura e Marconi (não quero polemizar, rsrs). Esse veículo sonoro que desde minha tenra idade foi meu mais onipresente companheiro.  Por ele – na verdade, pela falta dele – até perdi uma unha do pé, quando brincava com um tijolo e o figurava de rádio. Depois, eu tive vários. Todos do Paraguai. Custeados pelo suor de...
Continuar lendo
Data:20/09/2023 18:04

Gente que Acontece: além comércio, a propagação do bem através da Casa de Oxóssi

A Umbanda é uma lei sagrada. Sacramentada na fé de um povo que sabe que não anda só, que em seu caminho é protegido por espíritos de luz, e que como cantado em um de seus hinos mais populares, é ela uma religião sincrética que, vindo do reino de Oxalá, reverbera a filosofia da paz e do amor.  E é no pilar destes sentimentos, calcado numa fé energética, imã, altamente cativante e de persona...
Continuar lendo
Data:06/09/2023 17:18

PUBLICIDADE

Responsive image
© Copyright 2007-2025 Noca -
O portal da credibilidade
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de serviço são aplicados.
Criado por: Desenvolvido por:
Criado por: Desenvolvido por: