-Querido colega 2022, há um ano atrás recebi de nosso irmão 2020, esse cargo que hoje venho te passar.
Em poucas palavras e de forma incisiva 2020 me alertou: "2021, não se iluda! Nossos dias e meses não são usados pelos humanos da forma como a gente gostaria."
Quando escutei isso 2022, eu te confesso que não entendi bem e até fiquei meio duvidoso, e assim cheguei a pensar que 2020 estava apenas me testando, para ver se eu iria trepidar frente à minha advinda obrigação.
E cheio de esperança, respondi de forma garbosa para 2020: "Meu querido, um único dia tem 24h, então vou me valer da certeza de que em alguma hora, em algum minuto, os humanos farão algo que agradarão nosso Cosmos.
À escutar minha resposta - confesso que meio envaidecida - 2020 levantou-se da cadeira anual, deu-me um longo abraço e disse ao pé do meu ouvido: "Sente-se e assista!" Logo depois, se foi.
Quando me vi sozinho, e peguei o controle remoto do nosso grande telão, cheio de esperança estava. É que tal como você, 2022, eu ganhei milhares de boas-vindas, uma mais linda e energizada que a outra.
Os humanos me fizeram crer que eu seria bem usado, que meus dias seriam feitos de boas ações e amor. Sabe 2022, os humanos são bons, diria que maravilhosos, em enganar.
O que aconteceu foi o oposto de tudo que pensei e esperancei!
Durante esse tempo, milhares de Mariele's e Anderson's foram assassinados. Fascistas empoderados. Trabalhadores desesperançados. Mulheres foram publicamente assediadas. Rebeliões deflagradas. Famílias fragmentadas em meio à ódio e fanatismo político. E o Brasil, levado à regressão de uma extrema-direita, que adjetiva de "cidadão de bem" o que tem o direito de outros matar.
-Sabe qual a graça rídicula disso tudo, 2022? O culpado sou eu!
-Como assim, 2021?
-É isso 2022. Os humanos me culpam. Dizem abertamente que fui um péssimo ano. Eles se esquecem que o soberano deu à eles o livre arbítrio, e a certeza do bem. Eles se esquecem, se esquecem.... eles são muito bons em se esquecer. E maravilhosos em se vingar. Hoje estou indo embora deprimido não por sentimento de culpa, afinal, eu não fiz nada, minha missão somente era chegar aqui, sentar e assistir como seria utilizado. Mas, fico triste porque hoje caiu-me a ficha: 2020 estava certo no que me dissera.
-Poxa, 2021. Não fique assim! No meu ano será diferente, será melhor. Você vai ver!!! Veja quanta energia positiva emana em mim. Veja!!! Veja!!!
2021 levanta-se, dá um abraço fraternal em 2022 e no pé de seu ouvido sussurra: sente-se e assista!" Logo depois, se vai!
PUBLICIDADE