Caxias-MA 10/05/2025 22:58

PUBLICIDADE

Responsive image

Jacinto Ferreira

Crônicas, Acontecimentos, Gente

Diálogo entre 2021 e 2022


-Querido colega 2022, há um ano atrás recebi de nosso irmão 2020, esse cargo que hoje venho te passar. 

Em poucas palavras e de forma incisiva 2020 me alertou: "2021, não se iluda! Nossos dias e meses não são usados pelos humanos da forma como a gente gostaria." 

Quando escutei isso 2022, eu te confesso que não entendi bem e até fiquei meio duvidoso, e assim cheguei a pensar que 2020 estava apenas me testando, para ver se eu iria trepidar frente à minha advinda obrigação. 

E cheio de esperança, respondi de forma garbosa para 2020: "Meu querido, um único dia tem 24h, então vou me valer da certeza de que em alguma hora, em algum minuto, os humanos farão algo que agradarão nosso Cosmos.

À escutar minha resposta - confesso que meio envaidecida - 2020 levantou-se da cadeira anual, deu-me um longo abraço e disse ao pé do meu ouvido: "Sente-se e assista!" Logo depois, se foi.

Quando me vi sozinho, e peguei o controle remoto do nosso grande telão, cheio de esperança estava. É que tal como você, 2022, eu ganhei milhares de boas-vindas,  uma mais linda e energizada que a outra.

Os humanos me fizeram crer que eu seria bem usado, que meus dias seriam feitos de boas ações e amor. Sabe 2022, os humanos são bons, diria que maravilhosos, em enganar.

O que aconteceu foi o oposto de tudo que pensei e esperancei!

Durante esse tempo, milhares de Mariele's e Anderson's foram assassinados. Fascistas empoderados. Trabalhadores desesperançados. Mulheres foram publicamente assediadas. Rebeliões deflagradas. Famílias fragmentadas em meio à ódio e fanatismo político. E o Brasil, levado à regressão de uma extrema-direita, que adjetiva de "cidadão de bem" o que tem o direito de outros matar. 

-Sabe qual a graça rídicula disso tudo, 2022? O culpado sou eu! 

-Como assim, 2021? 

-É isso 2022. Os humanos me culpam. Dizem abertamente que fui um péssimo ano. Eles se esquecem que o soberano deu à eles o livre arbítrio, e a certeza do bem. Eles se esquecem, se esquecem.... eles são muito bons em se esquecer. E maravilhosos em se vingar. Hoje estou indo embora deprimido não por sentimento de culpa, afinal, eu não fiz nada, minha missão somente era chegar aqui, sentar e assistir como seria utilizado. Mas, fico triste porque hoje caiu-me a ficha: 2020 estava certo no que me dissera.

-Poxa, 2021. Não fique assim! No meu ano será diferente, será melhor. Você vai ver!!! Veja quanta energia positiva emana em mim. Veja!!! Veja!!!

2021 levanta-se, dá um abraço fraternal em 2022 e no pé de seu ouvido sussurra: sente-se e assista!" Logo depois, se vai!


Comentários


Colunas anteriores

Gente que Acontece: Caldos e Cia – muito mais além que Caldo de Kenga

O retorno do ‘Quadro Gente que Acontece’ vem quente, saboroso e convidativo. Tal qual, é a narrativa, que nesta edição, temos o prazer em trazer para a degustação noticiosa de nossos leitores.  Falamos aqui da ‘Caldos e Cia’, box situado no Complexo Turístico Mirante da Balaiada, que há exatos cinco anos, é um dos pontos de lanches mais bem conceituados em Caxias. Por detrás e na frente deste...
Continuar lendo
Data:19/10/2023 16:24

Ao Dial, minha reverência e homenagem

Próximo dia 25 é Dia do Rádio. Dessa invenção tão maravilhosa de Landell de Moura e Marconi (não quero polemizar, rsrs). Esse veículo sonoro que desde minha tenra idade foi meu mais onipresente companheiro.  Por ele – na verdade, pela falta dele – até perdi uma unha do pé, quando brincava com um tijolo e o figurava de rádio. Depois, eu tive vários. Todos do Paraguai. Custeados pelo suor de...
Continuar lendo
Data:20/09/2023 18:04

Gente que Acontece: além comércio, a propagação do bem através da Casa de Oxóssi

A Umbanda é uma lei sagrada. Sacramentada na fé de um povo que sabe que não anda só, que em seu caminho é protegido por espíritos de luz, e que como cantado em um de seus hinos mais populares, é ela uma religião sincrética que, vindo do reino de Oxalá, reverbera a filosofia da paz e do amor.  E é no pilar destes sentimentos, calcado numa fé energética, imã, altamente cativante e de persona...
Continuar lendo
Data:06/09/2023 17:18

PUBLICIDADE

Responsive image
© Copyright 2007-2025 Noca -
O portal da credibilidade
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de serviço são aplicados.
Criado por: Desenvolvido por:
Criado por: Desenvolvido por: