Caxias-MA 20/05/2024 09:10

PUBLICIDADE

Responsive image

Jacinto Ferreira

Crônicas, Acontecimentos, Gente

Gente que Acontece: Luylson Telis, bem mais que um empresário de sucesso


Uma das mais célebres frases de Henry David Thoreau, defende que "o sucesso vem para aqueles que estão muito ocupados para ficar procurando por isso". E, para este colunista foi inevitável não lembrar desta frase, ao perceber na história do jovem empresário Luylson Telis, esta constatação. Pois, se tem algo que se pode dizer, é que o protagonista desta edição, do quadro 'Gente que Acontece', foi e continua sendo um ocupado, da mais digna das ocupações: a do trabalho!

Luylson, ainda criança

 

"Meus pais se separaram quando eu tinha seis anos de idade. De forma que eu e minha irmã acabamos sendo criados pelo meu pai, e tias. E, isso, trata muito sobre o que me motivou desde cedo à trabalhar. Pois, no meu pensamento infantil, eu também era o 'homem de casa', e queria ajudar meu pai nessa labuta", coloca.

 

Luylson ladeado por seu Pai, José Wilson, e sua irmã, Luma Oliveira

E, pensando assim, aos 13 anos, Luylson teve seu primeiro emprego, que foi como entregador de cerveja. "Trabalhava na parte da manhã, entregando cerveja, e estudava na parte da tarde", relembra.

Com a adolescência contemporânea à explosão de 'Boy Band', e como tantos outros adolescentes de sua época, Luylson também pensou em trilhar o caminho da música. Ele conta que queria fazer o curso de bateria, mas, seu Pai o aconselhou a cursar informática. E foi assim, que a vida do ainda 'teen' Luylson, começava a trilhar uma estrada que mudaria sua vida e de sua família.

Luylson, adolescente

 

Ele então, obedeceu o conselho do Pai, e foi cursar informática. Sua habilidade com este conhecimento foi assombrosa, tanto que em apenas dois dias de curso, ele foi convidado a ajudar nas aulas para outras turmas. 

"Eu assistia aula das 8h às 9h e das 10h às 11h eu já passava o conhecimento daquela aula pra uma outra turma de alunos. Foi aí que eu me apaixonei pela área de informática", diz.

Luylson, ao volante

 

Aos 17 anos, Luylson passou a estudar pela noite, pois durante o dia havia conseguido um estágio na agência dos Correios. “Foi um período muito puxado, vinha a pé da escola, chegava em casa por volta das 23h. Acordava 5h da manhã, pois às 6h já deveria estar no curso, para ajudar a limpar a escola, e a partir das 7h, começar a ministrar aula.", rememora.

 

Agência Correios-Caxias

Quando acabou o estágio dos Correios, a escola em que dava aulas de informática, finalizou sua atividade, de forma que ele veio a ficar desempregado. Nesse período turbulento, Luylson ainda trabalhou por dois meses nas Casas Sampaio. Mas, pelo bom conhecimento amigável e credibilidade que deixou na agência dos Correios de Caxias, logo depois foi chamado a trabalhar lá, novamente, só que agora como Técnico de Informática, em uma terceirizada. 

“Foi uma oportunidade e tanto. Estava como Técnico de Informática, pela manhã e tarde, e ainda detinha de disponibilidade pra viagem. O que me possibilitou dar apoio não apenas à agência dos Correios de Caxias, mas, também de outras 43 cidades", pontua.

Em 2013, outra reviravolta teimou sobre a vida do Luylson. Seu pai veio a falecer e o contrato com a empresa terceirizada também findou. E, foi aí que em um ato de coragem e determinação, ele investiu todo o dinheiro recebido com a rescisão do contrato, para criar a Cohab Net. 

 

Antiga fachada da Cohab Net

"Precisava recomeçar e de forma certeira. Já era apaixonado por informática, tecnologia e inovação; e de forma crítica observei a deficiência que Caxias se encontrava no que tangia a diversidade e qualidade de provedores de internet, naquele período, o que bem sabia e sentia, pois era cliente de um dos poucos provedores que existia aqui. E assim, recebendo o apoio de uma rede de amigos e vizinhos, em 2014 criei a Cohab Net", diz.

 

Fachada atual da Cohab Net

"A Cohab Net surgiu, sobretudo, para inovar e trazer para os caxienses o que há de melhor no ramo de provedor de internet, com qualidade, atendimento humanizado, onde tratamos as pessoas como pessoas, de fato, e não como números. Tanto, que isso foi provado durante a recente pandemia, onde, por sermos um serviço essencial, passamos atender, com todo suporte devido, nossos clientes mesmo positivados, em suas casas e até mesmo, hospitais." 

 

Equipe 01 Cohab Net

De lá pra cá, a Cohab Net conseguiu se firmar no rol dos principais e mais bem avaliados provedores de internet da cidade de Caxias e já atende também a cidade de Aldeias Altas. E, isso, é sobretudo consequente de um trabalho que preza pela excelência em todos os seus estágios, desde o tratar com os clientes, até a sinergia que é percebida na equipe que colabora com Luylson e sua esposa Layane, em prol de fazer acontecer um serviço de primeira grandeza.

 

Equipe 02 Cohab Net

Como conselho para quem deseja ir atrás dos seus objetivos, Luylson pontua: "Não deixe seu sonho pra depois. Comece! Deixar pra amanhã é apenas mais um dia de atraso para você conquistar seu objetivo. O passo que você pensa em dar amanhã, se der hoje, já te fará bem avançado no dia seguinte!"

Luylson e sua esposa Layane, proprietários da Cohab Net

 


Comentários


Colunas anteriores

Gente que Acontece: Caldos e Cia – muito mais além que Caldo de Kenga

O retorno do ‘Quadro Gente que Acontece’ vem quente, saboroso e convidativo. Tal qual, é a narrativa, que nesta edição, temos o prazer em trazer para a degustação noticiosa de nossos leitores.  Falamos aqui da ‘Caldos e Cia’, box situado no Complexo Turístico Mirante da Balaiada, que há exatos cinco anos, é um dos pontos de lanches mais bem conceituados em Caxias. Por detrás e na frente deste...
Continuar lendo
Data:19/10/2023 16:24

Ao Dial, minha reverência e homenagem

Próximo dia 25 é Dia do Rádio. Dessa invenção tão maravilhosa de Landell de Moura e Marconi (não quero polemizar, rsrs). Esse veículo sonoro que desde minha tenra idade foi meu mais onipresente companheiro.  Por ele – na verdade, pela falta dele – até perdi uma unha do pé, quando brincava com um tijolo e o figurava de rádio. Depois, eu tive vários. Todos do Paraguai. Custeados pelo suor de...
Continuar lendo
Data:20/09/2023 18:04

Gente que Acontece: além comércio, a propagação do bem através da Casa de Oxóssi

A Umbanda é uma lei sagrada. Sacramentada na fé de um povo que sabe que não anda só, que em seu caminho é protegido por espíritos de luz, e que como cantado em um de seus hinos mais populares, é ela uma religião sincrética que, vindo do reino de Oxalá, reverbera a filosofia da paz e do amor.  E é no pilar destes sentimentos, calcado numa fé energética, imã, altamente cativante e de persona...
Continuar lendo
Data:06/09/2023 17:18

PUBLICIDADE

Responsive image
© Copyright 2007-2019 Noca -
O portal da credibilidade
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de serviço são aplicados.
Criado por: Desenvolvido por:
Criado por: Desenvolvido por: