Caxias-MA 09/05/2025 18:57

PUBLICIDADE

Responsive image

Jacinto Ferreira

Crônicas, Acontecimentos, Gente

O Cangalheiro e sua Voz do Mangueirão


"Quem madrugou, madrugou! Quem não madrugou, não madruga mais!"

É praticamente impossível ter morado no Cangalheiro, nas três últimas décadas, e não ter lido o parágrafo anterior, com a lembrança mental da voz do saudoso Paulo Magro, que, a cada raiar de sol, ditava isso na sua 'Voz do Mangueirão'.

Nascida em consequência dos tempos áureos do Clube do Mangueirão, em uma fase em que o rádio começava a se popularizar e o acesso a Televisão ainda era elitizado, essa voz comunitária possibilitou aos cangalheirenses um acesso gratuito a informação. E, como Seu Paulo frisava: "nascida com o propósito de falar de um, tudo".

Não demorou muito, a 'Voz do Mangueirão' se firmou como um baluarte tradicional do Cangalheiro. E uma das graças, no tempo de Seu Paulo, era acordar ao som do canto do galo, reproduzido nessa Voz, ou ficar atento, tal qual o som do plantão da Globo, quando a gente escutava o instrumental de 'Nossa Senhora' de Roberto Carlos, prenunciando as notas de falecimento.

Ao nos deixar em 2016, aos 81 anos, Seu Paulo Magro nos deixou também 36 anos de um trabalho valoroso e amoroso que fizera em favor da comunicação. Além de ter, de sua forma, conquistado espaço nas memórias afetivas dos moradores desse bairro. Feito que seu filho Denilson aceitou herdar e levar a diante.

E, sei que não estou só, no desejo de que essa Voz não emudeça, nem perca seu espaço. Pois, é natural daquilo que tem valor de tradição, perpassar gerações, não por ser negócio, mas, por ter alcançado respaldo na cultura, além de morada no coração de quem a escuta.

Viva a 'Voz do Mangueirão!'


Comentários


Colunas anteriores

Gente que Acontece: Caldos e Cia – muito mais além que Caldo de Kenga

O retorno do ‘Quadro Gente que Acontece’ vem quente, saboroso e convidativo. Tal qual, é a narrativa, que nesta edição, temos o prazer em trazer para a degustação noticiosa de nossos leitores.  Falamos aqui da ‘Caldos e Cia’, box situado no Complexo Turístico Mirante da Balaiada, que há exatos cinco anos, é um dos pontos de lanches mais bem conceituados em Caxias. Por detrás e na frente deste...
Continuar lendo
Data:19/10/2023 16:24

Ao Dial, minha reverência e homenagem

Próximo dia 25 é Dia do Rádio. Dessa invenção tão maravilhosa de Landell de Moura e Marconi (não quero polemizar, rsrs). Esse veículo sonoro que desde minha tenra idade foi meu mais onipresente companheiro.  Por ele – na verdade, pela falta dele – até perdi uma unha do pé, quando brincava com um tijolo e o figurava de rádio. Depois, eu tive vários. Todos do Paraguai. Custeados pelo suor de...
Continuar lendo
Data:20/09/2023 18:04

Gente que Acontece: além comércio, a propagação do bem através da Casa de Oxóssi

A Umbanda é uma lei sagrada. Sacramentada na fé de um povo que sabe que não anda só, que em seu caminho é protegido por espíritos de luz, e que como cantado em um de seus hinos mais populares, é ela uma religião sincrética que, vindo do reino de Oxalá, reverbera a filosofia da paz e do amor.  E é no pilar destes sentimentos, calcado numa fé energética, imã, altamente cativante e de persona...
Continuar lendo
Data:06/09/2023 17:18

PUBLICIDADE

Responsive image
© Copyright 2007-2025 Noca -
O portal da credibilidade
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de serviço são aplicados.
Criado por: Desenvolvido por:
Criado por: Desenvolvido por: