Caxias-MA 09/05/2025 19:52

PUBLICIDADE

Responsive image

Jacinto Ferreira

Crônicas, Acontecimentos, Gente

Criação Nordestina de Direita × Esquerda


Meus avós deram a minha mãe e seus irmãos, a típica criação nordestina de direita: rígida ao extremo; regada à 'Nãos' constantes, e olhares fulminantes que os extremessiam de medo.

Um exemplo de tanta ignorância era obrigar - como algozes-  os filhos à terem de comer tudo que estivesse no prato, mesmo que não apetecesse ao paladar deles e claro, o estômago não aceitasse. Diziam que "filho de pobre tinha que comer de tudo!". Em razão disso, não era incomum ver crianças passarem mal à mesa. Outro exemplo de subjugação, era os pais tolherem o direito das crianças conversarem diante à adultos.

A criação nordestina de direita, é claro mais opressiva às filhas mulheres do que aos filhos homens. Mulheres são vistas como leite, onde qualquer pingo, mancha. Homens são criados como gados soltos. Praticamente, podem tudo o fazer. São aliás, incentivados à fazer de tudo, e bem precocemente.

Uma vez tendo muitos filhos, muito pouca era a paciência dos pais de criação nordestina de direita, pois  à qualquer mínima tranquinagem, a taca "comia". 

Mesmo tendo recebido tal criação, minha mãe preferiu me dar outra: baseada no diálogo, na livre expressão, na paciência de esperar meu paladar e intestino estarem preparados ou não, para receberem alimentos mais fortes. Quando preciso foi, me pôs em castigos, seja do cantinho do pensamento, ou sendo retirado de ter prazer em alguma coisa que gostava. Nunca me violentou, nem bem menos me fizera vergonha em público. Sempre incentivou meu direito de fala. Ela assim, me deu uma criação nordestina de esquerda. Pergunta para quem me conhece de fato, se me tornei um tresloucado ou um marginal?


Comentários


Colunas anteriores

Gente que Acontece: Caldos e Cia – muito mais além que Caldo de Kenga

O retorno do ‘Quadro Gente que Acontece’ vem quente, saboroso e convidativo. Tal qual, é a narrativa, que nesta edição, temos o prazer em trazer para a degustação noticiosa de nossos leitores.  Falamos aqui da ‘Caldos e Cia’, box situado no Complexo Turístico Mirante da Balaiada, que há exatos cinco anos, é um dos pontos de lanches mais bem conceituados em Caxias. Por detrás e na frente deste...
Continuar lendo
Data:19/10/2023 16:24

Ao Dial, minha reverência e homenagem

Próximo dia 25 é Dia do Rádio. Dessa invenção tão maravilhosa de Landell de Moura e Marconi (não quero polemizar, rsrs). Esse veículo sonoro que desde minha tenra idade foi meu mais onipresente companheiro.  Por ele – na verdade, pela falta dele – até perdi uma unha do pé, quando brincava com um tijolo e o figurava de rádio. Depois, eu tive vários. Todos do Paraguai. Custeados pelo suor de...
Continuar lendo
Data:20/09/2023 18:04

Gente que Acontece: além comércio, a propagação do bem através da Casa de Oxóssi

A Umbanda é uma lei sagrada. Sacramentada na fé de um povo que sabe que não anda só, que em seu caminho é protegido por espíritos de luz, e que como cantado em um de seus hinos mais populares, é ela uma religião sincrética que, vindo do reino de Oxalá, reverbera a filosofia da paz e do amor.  E é no pilar destes sentimentos, calcado numa fé energética, imã, altamente cativante e de persona...
Continuar lendo
Data:06/09/2023 17:18

PUBLICIDADE

Responsive image
© Copyright 2007-2025 Noca -
O portal da credibilidade
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de serviço são aplicados.
Criado por: Desenvolvido por:
Criado por: Desenvolvido por: