Caxias-MA 09/05/2025 19:59

PUBLICIDADE

Responsive image

Jacinto Ferreira

Crônicas, Acontecimentos, Gente

A cobrança de ser "alguém" na vida


Já conheceu uma pessoa que fica triste quando em uma prova ganha 9.5 pontos ao invés de 10? Pois eu já! Lembro da sua satisfação quando tirava 10 e da sua frustação ao tirar 9.5. É que ela vivia em uma luta sem fim de sempre vencer a si mesma, aficcionada na ideia de 'ser alguém na vida'. 

[Como se já não o fosse].

Para 'ser alguém na vida', o capitalismo te obriga aos 17 anos de idade, vir à escolher de forma precisa e objetiva (como se desse), a profissão que o acompanhará até a aposentadoria.

Uma vez escolhida, a pressão familiar, dos amigos e claro de si, lhe obrigam a entrar em um reduto, em uma clausura: você passa a morar no cursinho preparatório, e quando em casa, se camufla no quarto, em meio a livros, estudos demasiados de  8h, 9h, 10h.

Tanta pressão, presenteia jovens tão jovens, com hipertensão, TOC, ansiedade e claro, stress. 

Chega a ser cômico, mas é trágico!

Se passa a vida toda, na busca de ser o tal 'alguém na vida'. Que no fim das contas, é ter, é acumular dinheiro, patrimônios, tudo aquilo que não levaremos no caixão. Alguém pode dizer: "levou conhecimento!". Mas, não se engane, ser alguém na vida não é ser o mais inteligente, o mais intelectualizado. Não! Se fosse assim, meus amigos "miséraveis" financeiramente, porém tão admiráveis em inteligência, seriam recebidos com os olhos brilhando em qualquer lugar que chegassem (oh, sonho Jacinto, acorda!!!).

Ser alguém na vida é ser dono da sombra, mesmo que você não tenha mínimo tempo de estar debaixo dela. É ter o melhor celular, o carro mais cobiçado. É ostentar, mesmo que no fundo, tantos bens não lhe preencham e nem consigam dar-te razão para o que significa está vivo.

Não seja a pessoa que faz medicina e advocacia por salários e odeia o trabalho que faz. Prefira ser o cozinheiro que deixou a arquitetura, para viver o sonho de encontrar alegria no trabalho que tem. Adivinha qual dos dois é alguém na vida? Teimo dizer que seja o segundo, pois esse é verdadeiramente Feliz.


Comentários


Colunas anteriores

Gente que Acontece: Caldos e Cia – muito mais além que Caldo de Kenga

O retorno do ‘Quadro Gente que Acontece’ vem quente, saboroso e convidativo. Tal qual, é a narrativa, que nesta edição, temos o prazer em trazer para a degustação noticiosa de nossos leitores.  Falamos aqui da ‘Caldos e Cia’, box situado no Complexo Turístico Mirante da Balaiada, que há exatos cinco anos, é um dos pontos de lanches mais bem conceituados em Caxias. Por detrás e na frente deste...
Continuar lendo
Data:19/10/2023 16:24

Ao Dial, minha reverência e homenagem

Próximo dia 25 é Dia do Rádio. Dessa invenção tão maravilhosa de Landell de Moura e Marconi (não quero polemizar, rsrs). Esse veículo sonoro que desde minha tenra idade foi meu mais onipresente companheiro.  Por ele – na verdade, pela falta dele – até perdi uma unha do pé, quando brincava com um tijolo e o figurava de rádio. Depois, eu tive vários. Todos do Paraguai. Custeados pelo suor de...
Continuar lendo
Data:20/09/2023 18:04

Gente que Acontece: além comércio, a propagação do bem através da Casa de Oxóssi

A Umbanda é uma lei sagrada. Sacramentada na fé de um povo que sabe que não anda só, que em seu caminho é protegido por espíritos de luz, e que como cantado em um de seus hinos mais populares, é ela uma religião sincrética que, vindo do reino de Oxalá, reverbera a filosofia da paz e do amor.  E é no pilar destes sentimentos, calcado numa fé energética, imã, altamente cativante e de persona...
Continuar lendo
Data:06/09/2023 17:18

PUBLICIDADE

Responsive image
© Copyright 2007-2025 Noca -
O portal da credibilidade
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de serviço são aplicados.
Criado por: Desenvolvido por:
Criado por: Desenvolvido por: