Caxias-MA 09/05/2025 23:48

PUBLICIDADE

Responsive image

Jacinto Ferreira

Crônicas, Acontecimentos, Gente

Um feixe de luz sobre a Assexualidade


Segundo a comunidade científica, 1% da população mundial é assexual, o que acaba configurando a Assexualidade como a quarta sexualidade - atrás da hétero, homo e bi. Algo que conversa com a tese de que assexuais já nascem assexuais.

À primeiro momento, o pouco que se coloca sobre os Assexuais, é que eles NUNCA sentem atração sexual por NINGUÉM. Não é bem assim, isso é uma definição extremista, e logo uma meia-verdade.

De início, vamos entender que sexo para os Assexuais não é uma obrigação, nem bem menos uma necessidade biológica. Isso acontece porque a Assexualidade é a condição sexual em que uma pessoa não tem interesse em praticar sexo. Não significa dizer que não se sintam atraídos por outras pessoas; a atração que sentem por outras pessoas é moldada sob outros critérios, mas não chega ao nível sexual.

Por falta de libido, o ato sexual para os assexuais pode ser altamente desprazeroso, ou mesmo "tanto faz, tanto fez". É bom frisar que os assexuais não são celibatários, pois não optaram por não praticar sexo, mesmo desejando; mas sim, não o praticam porque simplesmente, não sentem entusiasmo algum.

Via de regra, Assexuais não sentem repulsa pelo o ato sexual em si, e compreendem sua importância para a procriação. É tipo uma pessoa que não gosta de futebol, mas não o condena e compreende o seu valor esportivo. 

Dentro da pluralidade sexual, ainda maior é a pluralidade assexual: 

no campo do amor (sentimento), os assexuais podem ser héterorromânticos, homorromânticos, birromânticos; 

e no campo sexual - razão pela qual não se pode dizer que os Assexuais NUNCA sentem apetite sexual - eles podem ser demissexuais (diz-se daqueles que se relacionam sexualmente mas, somente com quem sentem amor ou paixão profunda) e os Gray-assexuais (transitam entre ora sexual, ora assexual). 

Como podem ver, a sexualidade é um oceano e quanto mais se estuda, mais há o que ser estudado. Ficando evidente que ser assexual - como todo aquele que faz parte de minorias - não é carga fácil de ser carregada, ainda mais quando se é a minoria da minoria. 

Além de respeitarmos os assexuais, acredito que deles devemos aprender à valorização suprema ao Amor, verdadeiro e genuíno, não validado pela matéria, pela carne. Como nas palavras de Ariel Franz: "amor não é o tocar pra sentir, é o sentir sem tocar". E nisso, os assexuais são exímios mestres.


Comentários


Colunas anteriores

Gente que Acontece: Caldos e Cia – muito mais além que Caldo de Kenga

O retorno do ‘Quadro Gente que Acontece’ vem quente, saboroso e convidativo. Tal qual, é a narrativa, que nesta edição, temos o prazer em trazer para a degustação noticiosa de nossos leitores.  Falamos aqui da ‘Caldos e Cia’, box situado no Complexo Turístico Mirante da Balaiada, que há exatos cinco anos, é um dos pontos de lanches mais bem conceituados em Caxias. Por detrás e na frente deste...
Continuar lendo
Data:19/10/2023 16:24

Ao Dial, minha reverência e homenagem

Próximo dia 25 é Dia do Rádio. Dessa invenção tão maravilhosa de Landell de Moura e Marconi (não quero polemizar, rsrs). Esse veículo sonoro que desde minha tenra idade foi meu mais onipresente companheiro.  Por ele – na verdade, pela falta dele – até perdi uma unha do pé, quando brincava com um tijolo e o figurava de rádio. Depois, eu tive vários. Todos do Paraguai. Custeados pelo suor de...
Continuar lendo
Data:20/09/2023 18:04

Gente que Acontece: além comércio, a propagação do bem através da Casa de Oxóssi

A Umbanda é uma lei sagrada. Sacramentada na fé de um povo que sabe que não anda só, que em seu caminho é protegido por espíritos de luz, e que como cantado em um de seus hinos mais populares, é ela uma religião sincrética que, vindo do reino de Oxalá, reverbera a filosofia da paz e do amor.  E é no pilar destes sentimentos, calcado numa fé energética, imã, altamente cativante e de persona...
Continuar lendo
Data:06/09/2023 17:18

PUBLICIDADE

Responsive image
© Copyright 2007-2025 Noca -
O portal da credibilidade
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de serviço são aplicados.
Criado por: Desenvolvido por:
Criado por: Desenvolvido por: