Quando a Poesia entrou na minha vida ela veio através do 'Farol da Educação'.
Pré-adolescente, 13 anos de idade, toda tarde subia o Morro do Alecrim para conversar com a Poesia e alugar novos livros.
A molecada me taxava de louco/estranho. Como podia eu protelar as brincadeiras vespertinas e os filmes regados com lanches?!
Era mais forte do que eu!
A Poesia me enamorava, acarinhava, me tratava com zelo.
Lá eu ceciliava, lispectiava, andradizava, quintaneava.
Porém, nada nesse caminho me foi tão impactante quanto conhecer o lirismo elegante, a sutileza métrica, e o encanto da escrita de Carlos Drummond de Andrade.
O rapaz que trabalhava no Farol até chegou a me dar a alcunha de 'Drummontizinho', tamanha era minha devoção por esse Poeta Maior.
Drummond soube unir a poesia com a crônica de forma tocante. E me tocou. Eu, como podem perceber, me fiz cronista com e por amor.
Desse cronista, um agradecimento ao governo Roseana Sarney, pelo Farol da Educação, que como tem de ser, clareou minha mente e apaixonou meu coração para leitura e literatura.
O retorno do ‘Quadro Gente que Acontece’ vem quente, saboroso e convidativo. Tal qual, é a narrativa, que nesta edição, temos o prazer em trazer para a degustação noticiosa de nossos leitores.
Falamos aqui da ‘Caldos e Cia’, box situado no Complexo Turístico Mirante da Balaiada, que há exatos cinco anos, é um dos pontos de lanches mais bem conceituados em Caxias.
Por detrás e na frente deste...
Próximo dia 25 é Dia do Rádio. Dessa invenção tão maravilhosa de Landell de Moura e Marconi (não quero polemizar, rsrs).
Esse veículo sonoro que desde minha tenra idade foi meu mais onipresente companheiro.
Por ele – na verdade, pela falta dele – até perdi uma unha do pé, quando brincava com um tijolo e o figurava de rádio.
Depois, eu tive vários. Todos do Paraguai. Custeados pelo suor de...
A Umbanda é uma lei sagrada. Sacramentada na fé de um povo que sabe que não anda só, que em seu caminho é protegido por espíritos de luz, e que como cantado em um de seus hinos mais populares, é ela uma religião sincrética que, vindo do reino de Oxalá, reverbera a filosofia da paz e do amor.
E é no pilar destes sentimentos, calcado numa fé energética, imã, altamente cativante e de persona...