PUBLICIDADE


189 anos de João Mendes de Almeida


Neste dia 22 de maio, completa-se 189 anos de nascimento de João Mendes de Almeida, caxiense dos mais ilustres e prestigiados nacionalmente. Filho do português Fernando Mendes de Almeida, estabelecido na Vila de Caxias, João Mendes nasceu em 22 de maio de 1831. Seu irmão mais velho, Cândido Mendes de Almeida, igualmente se destacaria no Brasil como grande orador no Senado Federal, responsável por dois jornais em Caxias: Brado de Caxias e o Jornal Caxiense.

João Mendes nasceu e cresceu no Largo da Matriz, ponto central religioso, social e comercial daquela crescente Caxias e, quando garoto, presenciara a barbárie que foi a revolta conhecida como Balaiada, alterando os rumos do Maranhão. Logo mudou-se para São Luís concluir os estudos com mais qualificação e partindo para o Recife e São Paulo, onde formou-se pela Faculdade de Direito na turma de 1853.

E na Província de São Paulo resolveu fazer carreira, primeiro como advogado e depois seguindo mesmo caminho que o irmão no Maranhão, nas colunas dos jornais. Fundou o periódico ‘Lei’, em 7 de setembro de 1857, data simbólica de libertação nacional. Outros o sucederam: Opinião Conservadora, A Ordem, A Sentinela e ainda, colaborando com o Jornal do Comercio, no Rio de Janeiro. Seus artigos diários, influenciavam os debates políticos em todo o país, se tornando um importante formar de opinião em todo o Brasil.

Na política seguiu os ideais conservadores do pai e do irmão, sendo eleito vereador e Presidente da Câmara de São Paulo. Na década seguinte eleito Deputado por aquela província e em seguida Deputado Provincial por três vezes consecutivas. Na ocasião, foi João Mandes um dos redatores da Lei do Ventre Livre, aprovada em 1871, em que declarava livre todos filhos de escravas que nasciam a partir daquela data. Em 1882, publicou na impressa um projeto de sua autoria onde o objetivo era o fim da escravidão, que só seria encerrada de vez seis anos depois.

Destacado como escritor, jurista e político, João Mendes de Almeida faleceu em São Paulo, no dia 16 de outubro de 1898. Seu casarão em Caxias, situado na Praça da Independência (atual Praça do Panteon), foi doado conforme seu desejo a Diocese do Maranhão para a instalação de uma escola. Hoje em seu local está o Colégio São José, das irmãs capuchinhas.

Em homenagem a essa ilustre figura, o povo paulista mudou o nome o logradouro onde ficava a sua residência, o Largo de São Gonçalo, como Praça Doutor João Mendes, situada atrás da Igreja da Sé, ponto central de São Paulo. Ao lado da praça está o principal fórum cível da capital, o Fórum João Mendes Junior, filho de nosso conterrâneo.

A Associação Amigos do Patrimônio Caxiense - APC, continuando o seu trabalho na busca da preservação da memória de Caxias e sua valorização, está encaminhando para a Câmara Municipal uma proposta para homenagear esse nosso conterrâneo.

A mudança do nome da Avenida Norte e Sul, construída para a Cidade Judiciária, para Avenida Doutor João Mendes de Almeida. Nada mais justo do que um logradouro público repleto de órgãos do judiciário, receber o nome de um dos maiores juristas de nossa história.

Melhor ainda seria comemorar no próximo ano, os 190 anos de nascimento de João Mendes de Almeida com uma placa ou até quem sabe, um busto, do caxiense que é glória nacional, mas esquecido em sua cidade natal.


Colunas anteriores

Praças, como as de Caxias

A paisagem urbana nos ofuscas as belezas que a cidade apresenta em sua arquitetura. Não temos a poluição das grandes cidades, mas já temos um pouco de seus problemas. O barulho do tráfego pesado de automóveis, o perigo de ser atingindo por um deles ao andar nas ruas, calçadas ocupadas por comércios informais ou então, por obstáculos como postes e sinalização mal colocados. Sem falar nas ‘ladeiras’...
Continuar lendo
Data:06/06/2020 10:07

185 anos da Freguesia de São Benedito

Em 08 de maio de 1835, a Lei Provincial nº 13, que deu origem a diversas freguesias pelo Maranhão, criava em Caxias a Freguesia de São Benedito. No século XIX, a divisão territorial não se dava com bairros ou zonas, como atualmente conhecemos nas cidades. A população ainda era muito dispersa, muitos abastados aristocratas residindo em áreas rurais de longa extensão. Quando havia considerável numero de habitantes ou...
Continuar lendo
Data:29/05/2020 11:37

189 anos de João Mendes de Almeida

Neste dia 22 de maio, completa-se 189 anos de nascimento de João Mendes de Almeida, caxiense dos mais ilustres e prestigiados nacionalmente. Filho do português Fernando Mendes de Almeida, estabelecido na Vila de Caxias, João Mendes nasceu em 22 de maio de 1831. Seu irmão mais velho, Cândido Mendes de Almeida, igualmente se destacaria no Brasil como grande orador no Senado Federal, responsável por dois jornais em Caxias: Brado de Caxias e o Jornal...
Continuar lendo
Data:22/05/2020 10:55

PUBLICIDADE

Responsive image
© Copyright 2007-2019 Noca -
O portal da credibilidade
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de serviço são aplicados.
Criado por: Desenvolvido por:
Criado por: Desenvolvido por: