
A Polícia Civil do Maranhão realizou, entre os dias 19 e 22 de janeiro, uma operação de combate ao furto de energia elétrica em sete municípios da região sul do estado. A ação resultou na identificação de 14 irregularidades e na prisão em flagrante de três pessoas.
A operação, batizada de “Conexão Sul”, ocorreu nos municípios de Imperatriz, Porto Franco, Grajaú, Estreito, Santa Luzia do Tide, Bom Jesus das Selvas e Buriticupu. O objetivo foi coibir adulterações em equipamentos de medição e desvios ilegais de energia elétrica.
Sete cidades do MA são alvos de operação contra fraudes
A iniciativa foi coordenada pelo Departamento de Defesa de Serviços Delegados (DDSD), vinculado à Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic), com apoio da Perícia Oficial do Maranhão e de equipes da Equatorial Maranhão.

Durante a operação, foram realizadas inspeções em unidades consumidoras localizadas em áreas urbanas e rurais. Em vários pontos, as equipes constataram a utilização de dispositivos que danificavam os medidores, impedindo o registro correto do consumo de energia.
Furto de energia: polícia faz prisões no sul do MA
De acordo com a Polícia Civil, o furto de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal e provoca prejuízos tanto para a concessionária quanto para a população. A prática pode causar interrupções no fornecimento de serviços essenciais, como escolas e hospitais, além de aumentar o risco de acidentes, incêndios e explosões.

A orientação é que a população denuncie casos suspeitos de furto de energia à Polícia Civil ou à Equatorial Maranhão, pelo site da concessionária ou pela Central de Atendimento 116. As denúncias podem ser feitas de forma anônima.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE