Caxias e seu acervo arquitetônico
As edificações que compõem o acervo arquitetônico no centro histórico de Caxias pertencem a vários períodos da arquitetura brasileira: colonial, neoclássica, eclética e moderna, sendo possível identificar não somente estilo único, puro, mas uma mistura de estilos e tendências. Esse ecletismo arquitetônico pode ser visto em função da finalidade de uso ou em correspondência com o status social da classe hegemônica caxiense da época.
Procedendo à identificação verifica-se, que, em Caxias, existiram várias construções em casarões e sobrados mantendo as características originais egressos, principalmente, dos traços da arquitetura portuguesa. A importância histórica deles está no perímetro central da cidade e são construções estilizadas com portadas em cantaria, grades de ferro nas sacadas, portas adornadas e com detalhes em entablamento e azulejaria em alto relevo a algumas partes das fachadas.
Caxias e seu povo possuem uma rica diversidade cultural, onde se destacam a literatura, o acervo arquitetônico com igrejas dos séculos 18 e 19 e, ainda, monumentos marcantes de sua secular história, como a luta pela Independência e o movimento da Balaiada, as manifestações espontâneas da cultura popular e as riquezas naturais que, na Princesa do Sertão, são fontes saudáveis e aprazíveis de lazer, de bem-estar, beleza e encanto. Visitar, a passeio, pelos logradouros e vias públicas de Caxias é vivenciar cenários históricos do nosso Brasil.
Com a preservação do nosso acervo aquitetônico com as tipologias de épocas nas edificações centenárias de nossa cidade contribuem com a preservação do Patrimônio Histórico e da Memória ressaltando a importância da preservação da memória e identidade histórica da nodsa cidade. A partir dessa reflexão, o objetivo é identificar os impactos causados nas Edificações do centro histórico-cultural de Caxias, através das demolições e, possiveis, adaptações as serão, possivelmente, sofridas.
É sabido que o Patrimônio Histórico faz parte da identidade de uma sociedade, quanto suas características, costumes, seu comportamento, além de ser um registro fundamental para seus sucessores. Esta reflexão é o resultado de um descompostura, que há algum tempo vem tentando ocorrer sobre a preservação do Patrimônio Histórico e da Memória, onde nos faz ver qual a importância da memória coletiva e individual na formação de uma sociedade e como a preservação influencia diretamente em uma reinterpretação sobre novos olhares históricos. Entenderemos o que é Patrimônio e as transformações sobre o conceito da palavra ao longo do tempo, com a finalidade do tombamento e o objeto de embargos às tentativas de algumas transformações ocorridas no nosso acervo aquitetônico em nome do crescimento populacional e econômico, observando que alguns acontecimentos do passado, que tiveram importância degradante e de descaracterização das originalidades arquitetônicas das edificações, ficaram restritos ao passado e a determinados grupos que não se interessaram pelo assunto. Mas, não mais ocorrerão e se o fizerem todos serão punidos pelos órgãos fiscalizadores dos entes federados: união, estados e municípios em nome do interesse público coletivo e da preservação do nosso patrimônio histórico-cultural.
PUBLICIDADE