Caxias-MA 28/01/2026 17:11

PUBLICIDADE

Responsive image

Wybson Carvalho

Recanto do Poeta

Assim era Clarice


“Porque há o direito ao grito; então eu grito.” é um famoso trecho de Clarice Lispector, extraído de sua obra A Hora da Estrela, e expressa a afirmação da existência, a intensidade dos sentimentos e a liberdade de expressão de si mesmo, mesmo diante do invisível ou do inefável, reivindicando o direito de ser e sentir plenamente, sem pedir licença.

O significado profundo dessa afirmação está no grito como uma forma crua de dizer “eu existo”, de se fazer ouvir e de sentir a própria presença no mundo, especialmente para aqueles considerados invisíveis, como a personagem Macabéa.

A intensidade e o sentimento representam a necessidade de expressar emoções fortes, paixões e a própria subjetividade, validando o “sentimento desbragado”.

A liberdade de ser é uma declaração de que não é preciso pedir permissão para sentir ou expressar quem se é; o grito é um direito natural e puro, sem “pedir esmola”.

A superação do silêncio, em um contexto de dificuldade de verbalizar a identidade (como em outras obras de Clarice), faz do grito uma resposta visceral, uma forma de ocupar o espaço e romper o silêncio.

Em resumo, quando você grita porque “há o direito ao grito”, está ecoando a voz de Clarice Lispector, afirmando sua intensidade, sua verdade e sua liberdade de existir e se expressar, reivindicando espaço para sua própria voz e seus sentimentos, sem desculpas.


As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Portal Noca. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.


Comentários


Colunas anteriores

Assim era Clarice

“Porque há o direito ao grito; então eu grito.” é um famoso trecho de Clarice Lispector, extraído de sua obra A Hora da Estrela, e expressa a afirmação da existência, a intensidade dos sentimentos e a liberdade de expressão de si mesmo, mesmo diante do invisível ou do inefável, reivindicando o direito de ser e sentir plenamente, sem pedir licença. O significado profundo dessa afirmação está no grito como uma forma crua de dizer “eu existo”, de se fazer ouvir e de sentir a...
Continuar lendo
Data:27/01/2026 18:55

Poemas aos Traumas

Angústia Plagiada Abre-me a cova, espírito-poeta,enquanto uma estrela busca em mim,agora, a treva infinda,sem luz alguma no meu olhar a vê-lanessa cegueira a ser da altura vinda.assim, espírito-poeta,adentrarei a noite a sabê-laque, chegada a hora, o sonho será terra,o medo dirá seu último vintém,e o passado e o futuro serão guerrado inválido sobre a terra de ninguém.árvore gêmea à que em dor se enterra,a terra se abrirá em busca de outro além,e, unidos ambos, corpo e terra,a...
Continuar lendo
Data:20/01/2026 10:57

Festejo de São Sebastião em Caxias

São Sebastião nasceu na França, no século III. Adolescente, em Milão, alistou-se no exército de Diocleciano, chegando ao cargo de comandante da guarda pessoal deste imperador. Denunciado por outros soldados, por ser cristão, Sebastião foi condenado à morte,  sendo executado  por centenas de flechas atiradas por outros soldados, estando Sebastião amarrado a um tronco – esta é a imagem mais conhecida deste santo. Como não morreu, voltou a pregar o cristianismo, o imperador...
Continuar lendo
Data:13/01/2026 15:34

PUBLICIDADE

Responsive image
© Copyright 2007-2026 Noca -
O portal da credibilidade
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de serviço são aplicados.
Criado por: Desenvolvido por:
Criado por: Desenvolvido por: