Caxias-MA 11/07/2025 07:56

PUBLICIDADE

Responsive image

Sílvio Cunha

Caxias, Política e Sociedade

Resposta ressonante


Adversários do prefeito Fábio Gentil (Republicanos) denunciam rotineiramente que ele não  pára na cidade; que Caxias amontoa demandas urgentes de sua população, tanto na zona urbana quanto na zona rural, enquanto o prefeito só viaja, em plena época de pandemia instalada há mais de um ano no município.

Fazendo ouvidos moucos à cantilena que apenas visa desgastá-lo, o alcaide vinha aguentado estoicamente a pressão contrária repleta de argumentações negativas, que não levava em conta nem os infortúnios que se abateram sobre ele, sua família e círculo de amigos, vitimados pelo coronavírus. Aguentou calado, mas quando respondeu, apresentando aos caxienses os novos investimentos que o Governo do Maranhão começa a realizar no município, não precisou dizer nada, uma vez que o gesto reverberou, em tom ritombante, todas as respostas que tinham que ser dadas.

O assunto foi destaque na última sessão híbrida da Câmara de Vereadores de Caxias. Diversos parlamentares não fizeram cerimônia em elogiar abertamente o alcaide municipal, assim como o governador Flávio Dino, por finalmente haverem chegado a um acordo político que cria grandes possibilidades ao início de uma nova era de progresso, desenvolvimento e prestígio na terra de Gonçalves Dias.

Pelas mãos do secretário de Estado de Turismo, o conterrâneo Catulé Júnior, o governador deu sinal verde para começar logo a obra de revitalização da avenida Beira Rio, projeto orçado em cerca de 25 milhões de reais. Contudo, a gama de convênios firmados entre o estado e o município assegura mais aos caxienses um restaurante popular, um parque ambiental, a ampliação da faculdade de medicina da UEMA, dentre outros investimentos.

Ao eleger a revitalização da avenida Beira Rio como marco do novo ciclo de relacionamento entre o estado e o município, o prefeito manteve a linha de pragmatismo da sua gestão, que tem o segmento do turismo como fator preponderante para gerar emprego e renda à população caxiense. O trabalho iniciou em 2017, a partir da nova praça da Chapada, a Praça Dom Luís Marelim. Depois vieram o Natal Iluminado, o Mirante da Balaiada, a Praça da Bíblia e, agora, a nova Avenida Beira Rio.

Quando se olha para a economia do município, não há dúvida que a grande vocação de Caxias, no momento, é o turismo. Por ser uma cidade histórica, os turistas querem ter locais para visitar. Então, com a nova Beira Rio, o roteiro turístico irá se ampliar para além do lazer e dos quitutes servidos no Balneário Veneza, restando, talvez mais tarde, revitalizar também a grande piscina pública do bairro Ponte, que ora se encontra subutilizada.

Infelizmente o município se insere entre aqueles que sofrem e perdem divisas por causa de severos antagonismos políticos. E é daí que nascem as campanhas, as publicações nas redes sociais, difamando e desmerecendo o que vem sendo feito e apresentado aos caxienses. Não duvide que muito em breve apareçam notícias sobre agentes políticos assumindo a paternidade desse ou daquele projeto que está em andamento.

Talvez seja essa a razão de Fábio Gentil procurar fortalecer agora o seu círculo íntimo de poder, apresentando a filha, Amanda Gentil, e o primo, Teódulo Aragão, como seus correligionários prediletos a vagas na Assembleia do Maranhão e Câmara Federal. Além de legítima, sua pretensão é sensata, porque não é mais possível para ele continuar gastando sola de sapato e pneu de carro em viagens e mais viagens, atrás de emplacar o que imagina para a comunidade de Caxias.

Ademais, os caxienses estão de parabéns, porque a vacinação contra a covid-19 está célere na região. Professores, policiais, guardas municipais, o pessoal da área da saúde, os profissionais de comunicação, já receberam a primeira dose de imunizante. Na quinta-feira, 03, começaram a ser imunizadas as pessoas normais com mais de 58 anos de idade, enquanto a faixa etária prioritária aos portadores de comorbidades chegou a quem tem mais de 30 anos.


Comentários


Colunas anteriores

Os primeiros seis meses

O trabalho realizado pela vereança caxiense, neste primeiro semestre do ano em curso, poderia ter sido bem melhor. No entanto, em face das circunstâncias que cercam a atual gestão municipal, é possível afirmar que alguma coisa foi tentada, foi feita, simplesmente porque não cabe ao legislativo executar, mas fiscalizar e propor soluções às demandas reclamadas pela população do município.  A mais importante...
Continuar lendo
Data:07/07/2025 17:56

No compasso das próximas eleições

As eleições do próximo ano serão conturbadas em Caxias. Não porque existam divergências irreconciliáveis no seio dos grupos políticos locais em disputa, mas pelas preferências dos que ditam de São Luís, ou do Congresso Nacional, as estratégias para as eleições de 2026.   Na segunda-feira (23) que passou, a grande maioria da vereança local, com pelo menos 15 assinaturas da bancada...
Continuar lendo
Data:30/06/2025 21:04

A vitória do barulho

A sessão ordinária da Câmara Municipal de Caxias (CMC), na última segunda-feira, 16, era para ser apenas mais uma reunião na qual a edilidade local apresentaria requerimentos para tentar atender demandas da população. Contudo, ao final da sessão de quarta-feira passada, o presidente da casa, vereador Ricardo Rodrigues (PT), informara aos pares que a reunião seguinte apreciaria vetos do prefeito Gentil Neto (PP) a diversos projetos de...
Continuar lendo
Data:23/06/2025 21:50

PUBLICIDADE

Responsive image
© Copyright 2007-2025 Noca -
O portal da credibilidade
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de serviço são aplicados.
Criado por: Desenvolvido por:
Criado por: Desenvolvido por: