Sob a presidência da professora Miramar Almada Lima, na última sexta-feira, 24, sócios efetivos do Instituto Histórico e Geográfico de Caxias (IHGC) estiveram reunidos na sede da entidade, localizada no Complexo Ferroviário de Caxias (antiga estação de trens). A pauta do encontro compreendia aspectos administrativos do órgão, planejamento para atividades do final do ano, mas, principalmente, equacionar os preparativos para a grande festa de aniversário de 200 anos do seu patrono, o médico, professor, escritor e historiador caxiense, Dr. César Augusto Marques, que transcorrerá em 12 de dezembro de 2026.
A título esclarecimento, César Marques, que empresta seu nome a um centro de ensino médio instalado na avenida Válter Brito, no bairro Campo de Belém, nasceu aqui na terra no longínquo ano de 1826, falecendo no Rio de Janeiro em 5 de dezembro de 1900. Como se notabilizou como um dos mais eméritos historiadores brasileiros, através do seu Dicionário Histórico-Geográfico da Província do Maranhão, foi nele que se inspirou o saudoso desembargador-aposentado Arthur Almada Lima Filho para, ao lado de outros caxienses contemporâneos, nos legar uma associação científica e cultural fundada em 12 de dezembro de 2003, com a finalidade de promover estudos, pesquisas, debates e, sobretudo, como assinala seu portfólio, difundir os conhecimentos de história, geografia e ciências afins, no âmbito do município de Caxias e fora dele.
Como seu patrono realizou brilhantemente no passado, a partir do grande dicionário publicado em 1864, iluminando as minúcias e pormenores do Maranhão daquela época e tempos anteriores, sobre os quais, para muitos, como o escritor Antônio Lopes, foi um feito dificílimo, sem o qual o Maranhão ficaria na penumbra da história brasileira, até porque antes não havia qualquer obra que honrasse efetivamente a mentalidade maranhense; assim o espírito de Marques se mantém por intermédio do IHGC, reconhecido de utilidade pública por leis do Município de Caxias e do Estado do Maranhão como uma máquina criativa e um acervo ambulante, haja vista que não para, não cessa em prol do amor pelo registro histórico e, a cada momento, desenvolve-se uma nova ideia na inspiração de seus membros.
Dessa forma, para entender o trabalho de César Marques, só uma vista de olhos pelo grande dicionário para avaliá-lo com precisão e profundidade. Quanto ao IHGC, basta fazer uma visita ao valioso acervo documental histórico sobre a cidade de Caxias, na sede da entidade, e desfrutar de uma biblioteca com obras importantes sobre o Maranhão e o Brasil, uma vez que o espaço se tornou uma referência para pesquisas, por parte de estudantes de ensino fundamental, médio, superior, e da comunidade em geral; não somente da população local, assim como estudantes de outras cidades maranhenses; além de outros estados.
No encontro de sexta-feira, alguns sócios, reunidos em modo presencial ou remotamente, constituíram uma comissão para programar o bicentenário de César Marques. Embora não tenha comparecido, a sócia efetiva professora Sílvia Maria Carvalho Silva realizou a doação de alguns livros para o acervo da biblioteca, representada pela vice-presidente, professora Maria Bertolina. Naquele mesmo dia o grupo recebeu ainda a visita do Superintendente do Patrimônio Cultural do Maranhão, Luís Eduardo Paim Longhi, que veio de São Luís acompanhado da arquiteta Aryanne Firmino.
Entre as conversas levadas a efeito durante a visita, os sócios reivindicaram o apoio da SPCM para aquisição do mobiliário e equipamentos de refrigeração que serão utilizados na área do grande teatro edificado no complexo ferroviário de Caxias. Projetado para ser a maior e mais bem aparelhada casa de espetáculos do gênero em Caxias, o pleno funcionamento do teatro é uma promessa feita pelo governador Carlos Brandão.
Aniversário da CMC
No mais, nesta semana a Câmara Municipal de Caxias (CMC) comemorará os 214 anos de criação do legislativo caxiense, com ampla programação de eventos e inaugurações na sede do parlamento municipal. O ponto alto da festa ocorrerá na quinta-feira, em sessão especial que se realizará a partir das 18h30m, e que contará com a presença do vice-governador do Estado, Felipe Camarão.
Esperteza
Como em Caxias todo dia tem novidade, o destaque da semana foi a inauguração de uma praça no bairro Ponte patrocinada por um vereador da base do governo, o primeiro vice-presidente da CMC, vereador Mário Assunção (PP). Detalhe: pelas imagens divulgadas nas redes sociais, o vereador deu uma de prefeito do município. Horas mais tarde, percebendo a esperteza do aliado, o ex-prefeito Fábio Gentil e o prefeito Gentil Neto compareceram ao local, entregando solenemente o espaço público à população. Como se vê, em matéria de política, ninguém dorme no ponto em Caxias. Se tiver brecha, todos querem se aproveitar da situação, e até dar uma de prefeito, claro!
PUBLICIDADE