Caxias-MA 03/02/2026 06:58

PUBLICIDADE

Responsive image

Sílvio Cunha

Caxias, Política e Sociedade

Bicentenário de César Marques


Sob a presidência da professora Miramar Almada Lima, na última sexta-feira, 24, sócios efetivos do Instituto Histórico e Geográfico de Caxias (IHGC) estiveram reunidos na sede da entidade, localizada no Complexo Ferroviário de Caxias (antiga estação de trens). A pauta do encontro compreendia aspectos administrativos do órgão, planejamento para atividades do final do ano, mas, principalmente, equacionar os preparativos para a grande festa de aniversário de 200 anos do seu patrono, o médico, professor, escritor e historiador caxiense, Dr. César Augusto Marques, que transcorrerá em 12 de dezembro de 2026. 

Sócios efetivos do IHGC – da esquerda para a direita: Rodrigo Baima Pereira, colaboradora IHGC, professora Mercilene, professora Betânia, jornalista Sílvio Cunha, professor Aluizia Bittencourt e professora Miramar Almada Lima. Ao lado, a professora Betânia entrega livros doados para a entidade.

A título esclarecimento, César Marques, que empresta seu nome a um centro de ensino médio instalado na avenida Válter Brito, no bairro Campo de Belém, nasceu aqui na terra no longínquo ano de 1826, falecendo no Rio de Janeiro em 5 de dezembro de 1900. Como se notabilizou como um dos mais eméritos historiadores brasileiros, através do seu Dicionário Histórico-Geográfico da Província do Maranhão, foi nele que se inspirou o saudoso desembargador-aposentado Arthur Almada Lima Filho para, ao lado de outros caxienses contemporâneos, nos legar uma associação científica e cultural fundada em 12 de dezembro de 2003, com a finalidade de promover estudos, pesquisas, debates e, sobretudo, como assinala seu portfólio, difundir os conhecimentos de história, geografia e ciências afins, no âmbito do município de Caxias e fora dele. 

Como seu patrono realizou brilhantemente no passado, a partir do grande dicionário publicado em 1864, iluminando as minúcias e pormenores do Maranhão daquela época e tempos anteriores, sobre os quais, para muitos, como o escritor Antônio Lopes, foi um feito dificílimo, sem o qual o Maranhão ficaria na penumbra da história brasileira, até porque antes não havia qualquer obra que honrasse efetivamente a mentalidade maranhense; assim o espírito de Marques se mantém por intermédio do IHGC, reconhecido de utilidade pública por leis do Município de Caxias e do Estado do Maranhão como uma máquina criativa e um acervo ambulante, haja vista que não para, não cessa em prol do amor pelo registro histórico e, a cada momento, desenvolve-se uma nova ideia na inspiração de seus membros. 
Dessa forma, para entender o trabalho de César Marques, só uma vista de olhos pelo grande dicionário para avaliá-lo com precisão e profundidade. Quanto ao IHGC, basta fazer uma visita ao valioso acervo documental histórico sobre a cidade de Caxias, na sede da entidade, e desfrutar de uma biblioteca com obras importantes sobre o Maranhão e o Brasil, uma vez que o espaço se tornou uma referência para pesquisas, por parte de estudantes de ensino fundamental, médio, superior, e da comunidade em geral; não somente da população local, assim como estudantes de outras cidades maranhenses; além de outros estados.

No encontro de sexta-feira, alguns sócios, reunidos em modo presencial ou remotamente, constituíram uma comissão para programar o bicentenário de César Marques. Embora não tenha comparecido, a sócia efetiva professora Sílvia Maria Carvalho Silva realizou a doação de alguns livros para o acervo da biblioteca, representada pela vice-presidente, professora Maria Bertolina. Naquele mesmo dia o grupo recebeu ainda a visita do Superintendente do Patrimônio Cultural do Maranhão, Luís Eduardo Paim Longhi, que veio de São Luís acompanhado da arquiteta Aryanne Firmino. 

O superintendente do Luís Eduardo Longhi e a arquiteta Aryanne Firmino, ao centro, no acesso de entrada ao IHGC.

Entre as conversas levadas a efeito durante a visita, os sócios reivindicaram o apoio da SPCM para aquisição do mobiliário e equipamentos de refrigeração que serão utilizados na área do grande teatro edificado no complexo ferroviário de Caxias. Projetado para ser a maior e mais bem aparelhada casa de espetáculos do gênero em Caxias, o pleno funcionamento do teatro é uma promessa feita pelo governador Carlos Brandão.

Aniversário da CMC

No mais, nesta semana a Câmara Municipal de Caxias (CMC) comemorará os 214 anos de criação do legislativo caxiense, com ampla programação de eventos e inaugurações na sede do parlamento municipal. O ponto alto da festa ocorrerá na quinta-feira, em sessão especial que se realizará a partir das 18h30m, e que contará com a presença do vice-governador do Estado, Felipe Camarão.

Esperteza

Como em Caxias todo dia tem novidade, o destaque da semana foi a inauguração de uma praça no bairro Ponte patrocinada por um vereador da base do governo, o primeiro vice-presidente da CMC, vereador Mário Assunção (PP). Detalhe: pelas imagens divulgadas nas redes sociais, o vereador deu uma de prefeito do município. Horas mais tarde, percebendo a esperteza do aliado, o ex-prefeito Fábio Gentil e o prefeito Gentil Neto compareceram ao local, entregando solenemente o espaço público à população. Como se vê, em matéria de política, ninguém dorme no ponto em Caxias. Se tiver brecha, todos querem se aproveitar da situação, e até dar uma de prefeito, claro!


As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Portal Noca. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.


Comentários


Colunas anteriores

À espera de fatos políticos e de um bom carnaval

Decerto que é uma conquista louvável e que deve ser comemorada por muitas famílias caxienses que moram em residências do bairro Cohab sem documentação regular, mas lembro que lá pelos idos da segunda metade dos anos 1990, aqui em Caxias, um prefeito eleito democraticamente, como foi o caso do saudoso ex-prefeito Ezíquio Barros Filho, acabou sendo cassado exatamente porque o seu antecessor, Paulo Marinho, entregara títulos que regularizaram moradias no bairro Nova Caxias. Seus...
Continuar lendo
Data:26/01/2026 11:20

Mundo apreensivo com os últimos acontecimentos

Isso mesmo, caros leitores, o mundo aos poucos vai produzindo um enredo que, para quem lê história, nos remete aos anos 1930, quando regimes totalitários emergiram fortemente no cenário internacional e culminaram por promover a segunda guerra mundial, catástrofe que deixou um legado de destruição sem precedentes no planeta e cerca de 50 milhões de mortos, a maioria civis que não pegaram em armas. Mas, agora, em vez das denominadas forças do eixo, consolidadas pela Alemanha, Itália e...
Continuar lendo
Data:19/01/2026 16:44

As reverberações do início de janeiro

O réveillon foi embora com um grito de carnaval, por assim dizer, bem tímido, no alto do Morro do Alecrim, em um acontecimento bem diferente dos tempos vivenciados em épocas passadas, sobretudo quando os clubes sociais da cidade se esmeravam em protagonizar “assaltos carnavalescos” para a mocidade e adultos irem afinando o corpo para os dias da folia de momo, a cada ano. Sim, porque era dessa forma que os caxienses brincavam o que hoje se denomina de pré-carnaval. Eram os tempos em que...
Continuar lendo
Data:12/01/2026 15:58

PUBLICIDADE

Responsive image
© Copyright 2007-2026 Noca -
O portal da credibilidade
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de serviço são aplicados.
Criado por: Desenvolvido por:
Criado por: Desenvolvido por: