PUBLICIDADE

Responsive image

Sid Sertão

Arte, Política e Cultura

Qual é o espaço da Arte? E a Cultura, em que lugar fica?


Muito se pergunta qual o lugar e o espaço dos artistas. Diz-se lugar físico e também não físico. O Concreto e o abstrato, mas sempre habitado. Podemos também nomear como residência, território, ambiente, escritório ou simplesmente casa. Esse é o problema: a Cultura está ao relento.

Onde a Arte e a Cultura se situam? Onde se endereçam? Em qual parte da cidade encontrá-las mesmo sem seus autores do lado? Em uma cidade onde se mais derruba que tomba, deve-se ater em defender o patrimônio público, e a forma legal e o jeito certo de fazê-lo é ocupando-o.

Os teatros ainda murmuram como fantasmas ecoando desde muito os gritos dos aplausos e das promessas. O palco ainda jaz sob o véu de penumbra do último fechar de cortinas. O recinto está esquelético, servindo aos vermes, como uma tumba, uma câmara de gás, um pedaço da história querendo a todo custo do tempo ser resgatado da escuridão.

Os cinemas de rua entraram em extinção. Ninguém sabe dizer onde foram enterrados. As galerias então, nem se falam, nunca existiram. São sonhos, são desejos e existem vividamente em muitas mentes e em vários corações. No entanto, restam apenas as cinzas e poeiras de seus escombros inexistentes. A Arte vira pó. A Cultura se dissolve no ar. Qual o sentido e seu valor? Pois o seu preço sabemos.

Quando serão reais as Escolas, Universidades e Faculdades de estudos e práticas das variadas camadas das Artes e suas ramificações? Cadê os memoriais, as academias, bibliotecas e salas de leitura em bairros, Galpões Culturais, os Museus e Galerias de Artes Plásticas e Visuais?

O imaterial é aquilo que se perdeu. O material é aquilo que queremos resgatar. Estamos sempre em luta e combate constante contra o apagamento e o silêncio de nossas presenças. A Arte é feita e se encontra na rua, mas necessita de abrigo, pois precisa ter propriedade para se constituir localidade.


Comentários


Colunas anteriores

Arte é compromisso

Somos feitos de Arte. A Arte está nós. Ela não nos deixa, nos persegue e nos faz companheir@s. Ela é nossos sexto e sétimo sentido. Nosso terceiro olho, nosso despertar. Tudo é Arte, Arte é tudo! Ela é a nossa cura, portanto, uma salvação. Arte é um laço, um nó, é a linha que nos une. Não adianta fugir, quem é da Arte, ela encontrará mais cedo ou mais tarde. Com ela, podemos...
Continuar lendo
Data:22/06/2023 15:11

“TECER Gonçalves Dias” no Balaio de Sotaques 2023

Com mais uma mostra visual para o bicentenário, a Feira da Arte está movimentando novamente o público local com a exposição de desenhos e recortes que evocam toda a potência que esse acontecimento tem. São artes criadas e recriadas para fantasiar as expressões do poeta e recortes jornalísticos juntamente de artefatos que embasam sua popularidade e importância mundial enquanto figura social da sua época e dos dias...
Continuar lendo
Data:15/06/2023 15:44

A Cultura da Arte

A Cultura é um artefato imortal e etérea. Portanto, a Arte é uma manifestação cultural. Ambas sempre existiram e serão inerentes. A Cultura respira Arte. Uma alimenta a outra. Se entrelaçam, se engendram, se refletem e são ambivalentes. Viver é uma Cultura. Uma cultura feliz e doída simultaneamente. A arte é seu grito. Sua fuga e seus horizontes. Arte também é sangue. Ora é violência, ora...
Continuar lendo
Data:08/06/2023 11:16

PUBLICIDADE

Responsive image
© Copyright 2007-2019 Noca -
O portal da credibilidade
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de serviço são aplicados.
Criado por: Desenvolvido por:
Criado por: Desenvolvido por: