Caxias-MA 23/12/2025 14:18

PUBLICIDADE

Responsive image

Reginaldo Pinho

Conexão Tropical

O “Portal que fecha” e o “Portal que abre”


Caxias terá agora dois portais: um construído na gestão do ex-prefeito Fábio Gentil e outro, atualmente, pelo governador Carlos Brandão.

O primeiro, anunciado ainda na primeira gestão de Gentil, foi erguido apenas no final de seu segundo mandato, sob fortes críticas da população devido ao alto custo e à pouca funcionalidade, já que acabou por afunilar a Avenida Senador Alexandre Costa, criando um gargalo para quem chega ou sai da cidade. Uma verdadeira aberração de engenharia, considerando que a região onde a obra foi instalada registra intenso fluxo de veículos que, nos horários de pico, precisam formar filas para atravessar uma passagem estreita e enfrentar um enorme quebra-molas.

Com grande parte da Câmara Municipal calada e submissa, setores da imprensa desmantelados, comunicadores perseguidos, veículos de comunicação sucateados e muitos críticos à gestão expulsos da região, a população pouco reagiu diante da incompetente utilização de recursos públicos na construção desse portal, durante o período de sua fatídica execução e inauguração. Os tempos, porém, são outros, e os perseguidores das liberdades públicas — principalmente da sagrada liberdade de opinião — vêm sendo cobrados atualmente pelos frutos de atos investigados pela Justiça, com direito a operações cinematográficas e avassaladoras da Polícia Federal. Já o portal da Avenida Alexandre Costa, em um futuro próximo, pode vir a agravar ainda mais o trânsito em uma das principais entradas da cidade e já vem sendo chamado de “Portal que fecha”.

No outro extremo de Caxias, no trecho que liga a BR-316 à Trezidela, passando pelo Pirajá, onde funcionou o antigo Terminal Rodoviário Nachor Carvalho, o governador Carlos Brandão executa uma das maiores obras públicas estaduais dos últimos anos na região. Não se trata apenas de um portal, mas de uma avenida inteira servindo como entrada da cidade. A obra, compatível em custo com sua dimensão e estrutura, terá 3 km de extensão, ciclovias, paisagismo e iluminação.

O que mais chama a atenção de quem passa pelo local é que, diferentemente do portal da Prefeitura — que fecha —, o portal do governador Carlos Brandão cortou os morros que ladeavam a estrada e promoveu uma verdadeira revolução no aspecto visual da área, abrindo e alargando toda a via. Já há, inclusive, comparações com o outro portal da Avenida Alexandre Costa, denominando este como “o Portal que abre”, em contraste com aquele, conhecido como “o Portal que fecha”.

Que o exemplo do governador Carlos Brandão, ao realizar obras bonitas, funcionais e sem transformar valores investidos em escândalos, seja seguido por quem ocupa ou venha a ocupar o Palácio da Cidade de Caxias, para que a população tenha sua mobilidade e o dinheiro de seus impostos respeitados.


Comentários


Colunas anteriores

Caxias depois do veredicto da Justiça eleitoral

A decisão saiu. E com ela, caiu por terra qualquer tentativa de tratar como “narrativa política” aquilo que, no fundo, sempre foi percebido pelo sentimento popular. A sentença da 4ª Zona Eleitoral de Caxias, proferida pelo juiz Rogério Monteles da Costa na AIJE nº 0601030-84.2024.6.10.0004, cassou os diplomas de José Gentil Rosa Neto e de seu vice, Eugênio de Sá Coutinho Filho, declarou a inelegibilidade deles e do ex-prefeito Fábio Gentil por oito anos e determinou a...
Continuar lendo
Data:21/12/2025 13:42

A Caravana do Bem e o coração solidário de Caxias

Nesta reta final do ano, Caxias volta a ser palco de uma tradição que transcende o papel de mera campanha de solidariedade: a 13ª Caravana do Bem. Idealizada pelo deputado estadual Catulé Júnior e abraçada pela própria população caxiense, essa ação se consolidou ao longo dos anos como símbolo de compromisso social, empatia e mobilização comunitária. Mais do que a entrega de brinquedos, a Caravana é um testemunho do quanto a sociedade de Caxias sabe responder ao chamado por...
Continuar lendo
Data:12/12/2025 11:36

Entre o brilho do Natal e as sombras da cidade

Chegou dezembro e, com ele, o clima de Natal. Em Caxias, no entanto, esse clima tem sido ofuscado por uma série de fatores que vão muito além das tradicionais discussões sobre ornamentação. A cidade, que sempre buscou reafirmar sua identidade como “Princesa do Sertão”, se vê agora às voltas com problemas graves, que vão desde a gestão dos recursos públicos até a dura realidade cotidiana de seus moradores. A própria ornamentação natalina, que deveria ser símbolo de união e...
Continuar lendo
Data:06/12/2025 16:35

PUBLICIDADE

Responsive image
© Copyright 2007-2025 Noca -
O portal da credibilidade
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de serviço são aplicados.
Criado por: Desenvolvido por:
Criado por: Desenvolvido por: