Caxias-MA 25/07/2025 18:02

PUBLICIDADE

Justiça

Acordos da Conciliação Itinerante somam mais de R$ 2,4 milhões em Caxias

Em apenas dois dias, projeto do TJMA realizou 430 audiências com 72% de resolução em demandas pré-processuais.

Por: Agência TJMA de Notícias | Data: 24/07/2025 10:58
Compartilhar

Mais de R$ 2,4 milhões foram negociados em acordos durante a passagem do projeto Conciliação Itinerante do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) por Caxias, nos dias 22 e 23 de julho. Em apenas dois dias, foram realizadas 430 audiências com 63,72% de acordos celebrados, consolidando a ação como uma das mais expressivas já registradas pelo projeto em apenas um município.

Dos 274 acordos homologados, 72% foram oriundos de demandas pré-processuais — situações em que não havia processo judicial em curso e as partes buscaram espontaneamente os serviços do projeto para dialogar e formalizar soluções. O resultado reforça o papel da iniciativa como instrumento de acesso direto à Justiça e estímulo à resolução consensual de conflitos. Além das audiências, foram registrados 134 atendimentos jurídicos e 26 coletas de material genético para exames de DNA em processos de averiguação de paternidade.

Supervisionado pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec/TJMA), presidido pelo desembargador José Nilo Ribeiro Filho e sob coordenação do juiz Rodrigo Nina, o projeto conta com um ônibus itinerante climatizado com sete estações de trabalho, notebooks, internet, permitindo a realização de audiências e atendimentos diversos por conciliadores e conciliadoras formadas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Em Caxias, o juiz Rodrigo Nina acompanhou os atendimentos e destacou o êxito da iniciativa, com 142 acordos firmados já no primeiro dia, fruto da grande procura da população caxiense pelos serviços oferecidos. “Tivemos uma grande demanda em questões cíveis e de família, como cobrança de dívidas, formalização de união estável, divórcio, pensão alimentícia, entre outros. Nesta edição, incluímos a renegociação de IPTU em parceria com o município, facilitando o parcelamento ou a dispensa de multas na cobrança desse tributo”, afirmou.

Equipe de tributos do município fez triagem e encaminhou demandas ao projeto Conciliação Itinerante

A parceria com a Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Gestão Fazendária, foi um dos destaques da ação. O setor de tributos disponibilizou demandas relacionadas ao pagamento de IPTU em atraso, buscando diálogo direto com os contribuintes. A secretária adjunta Carla Rocha celebrou os resultados e anunciou a prorrogação do balcão de negociação até o dia 31 de julho, na sede da gestão fazendária, no Centro de Cultura. “Foi uma parceria tão satisfatória que decidimos estender o atendimento. Os conciliadores dos Cejuscs locais continuarão conosco, realizando acordos exclusivamente relacionados ao IPTU. Quem pagar à vista tem isenção total de juros e multa; quem optar pelo parcelamento pode dividir em até 24 vezes, com até 80% de desconto nos encargos”, explicou.

Entre os casos resolvidos pelo projeto, destaca-se o da família Pereira. Dona Luciene Pereira, atualmente residente no Rio de Janeiro, participou por videoconferência de uma audiência para formalizar a guarda do filho menor aos avós maternos, que já cuidam há muito tempo do adolescente de 16 anos. A ausência de formalização dificultava o acesso a serviços escolares e administrativos. Com a homologação do acordo, a família comemorou o encerramento de um processo que tramitava desde o início do ano no fórum de Caxias. A audiência foi conduzida pelo conciliador Izaías da Costa.

Outro exemplo de solução prática foi o de Wellington Dias, morador de São João do Sóter. Separado de fato há dois anos, mas ainda casado no cartório, ele conseguiu formalizar o divórcio consensual com a ex-esposa sem precisar abrir processo judicial.

Wellington Dias (de blusa amarela), recebe do juiz Rodrigo Nina o documento que homologou o acordo

O atendimento aqui é excelente. Resolvi tudo hoje pela manhã e já estou saindo ao meio-dia. Muito prático, sem cobrança de nada. Indico com certeza!”, relatou Wellington, que soube da ação pela televisão e se organizou para participar.

Suellen Cristina, moradora do bairro Salobro, em Caxias, conseguiu formalizar um acordo sobre pensão alimentícia para o filho de oito anos durante a Conciliação Itinerante. O processo, iniciado em agosto do ano passado com apoio da Defensoria Pública (DPE/MA), ainda não havia avançado para audiência, devido à ausência de intimação do pai da criança, que reside em Palmas (TO). Com a chegada do projeto à cidade, Suellen foi informada sobre a possibilidade de conciliação e participou da audiência, que contou com a presença do pai por videoconferência após contato feito pelo conciliador.

Durante o atendimento, as partes chegaram a um consenso sobre o valor da pensão, considerando também a existência de outra filha do pai. “Eu entrei com o processo para formalizar, porque era difícil estar pedindo todo mês. Agora ficou resolvido, graças a Deus”, relatou Suellen. Ela destacou o papel do conciliador na mediação do diálogo, que resultou em um acordo homologado.

Suellen Cristina retornou para casa com o documento do acordo em mãos

Em uma das estações de conciliação do ônibus uma audiência transformou um processo litigioso em acordo consensual. Aline Alves participou presencialmente, enquanto o pai da criança, residente no Mato Grosso, acompanhou a sessão por videoconferência. Com mediação do conciliador Luis Augusto Cunha, o casal definiu os termos da guarda compartilhada do filho menor, com residência fixa na casa da mãe e direito de convivência do pai durante metade das férias escolares e em outros períodos acordados. O acordo também estabeleceu a contribuição de 26,5% dos rendimentos líquidos do pai para o sustento da criança, além da divisão de despesas escolares e médicas. O acordo foi homologado pela Justiça, marcando mais um resultado positivo da Conciliação Itinerante.

A equipe que atua nesta etapa do projeto é formada pelos conciliadores Washington Coelho, Luís Augusto Cunha, Alan Carlos, Izaías Sousa e Gustavo Garcia; e pelas conciliadoras Luciene Silva e Ana Larissa Serra. A parte administrativa está sob responsabilidade da servidora Fernanda Pinheiro. A ação também contou com o apoio de magistrados, magistradas, servidores e servidoras do fórum de Caxias; conciliadores e conciliadoras dos Centros de Conciliação - Cejuscs de Caxias; Defensoria Pública Estadual (DPE/MA); Prefeitura Municipal; e lojas parceiras. Esta edição do projeto também tem o apoio do programa Justiça de Todos, por meio dos Pontos de Inclusão Digital (PIDs) em funcionamento em: São João do Sóter; Aldeias Altas; e dos povoados Cajazeiras, Boa Vista do Procópio, e Santo Antônio dos Pretos da comarca de Codó.

Após a passagem por Caxias, o projeto segue para Codó, com atendimentos nos dias 24 e 25 de julho, na Avenida Santos Dumont, s/n, São Sebastião (Praça de São Sebastião). O agendamento prévio para a Conciliação Itinerante poderá ser feito pelo seguinte canal: WhatsApp do Nupemec (98) 2055-2283 ou formulário eletrônico, disponível no hotsite da Conciliação, no Portal do TJMA. O agendamento também poderá ser feito presencialmente, no local da ação, em seguida, haverá o atendimento do cidadão ou da cidadã.

PUBLICIDADE

Veja Mais



Comentários

PUBLICIDADE

Responsive image
© Copyright 2007-2025 Noca -
O portal da credibilidade
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de serviço são aplicados.
Criado por: Desenvolvido por:
Criado por: Desenvolvido por: