Durante sessão na Assembleia Legislativa do Maranhão (ALEMA), realizada nesta quarta-feira (21), o deputado Catulé Júnior (PP) destacou um feito histórico protagonizado pela cabo Amanda Seixas Ferreira, de 33 anos, que se tornou a primeira mulher a concluir o curso da ROTAM (Rondas Ostensivas Tático Móvel) no estado.
Em discurso na tribuna, o parlamentar ressaltou a importância do reconhecimento institucional à conquista da policial militar.
Segundo Catulé Júnior, dos 70 policiais inscritos no curso – considerado um dos mais exigentes e seletivos da Polícia Militar – apenas 33 conseguiram concluir o treinamento. Entre eles, apenas uma mulher: Amanda. O deputado destacou ainda que essa é uma conquista inédita no Maranhão e rara em todo o país.
Catulé Júnior também reforçou o simbolismo da conquista para o debate sobre igualdade de gênero e empoderamento feminino. “O lugar da mulher é onde ela quiser estar. Amanda, ao realizar esse desejo profissional, demonstra a força e a determinação das mulheres maranhenses.”
Como forma de reconhecimento, o deputado informou que protocolou uma proposição na ALEMA para homenagear a cabo Amanda Seixas com a Medalha Maria Firmina dos Reis, honraria concedida a mulheres que representam inspiração e protagonismo em suas áreas de atuação.
“Essa Casa, ao aprovar essa proposição, faz justiça à cabo Amanda e, mais do que isso, dá luz ao debate sobre o papel da mulher e reconhece a força feminina do nosso estado”, concluiu o deputado.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE