Os alunos do Curso Superior de Tecnologia em Design de Interiores do Programa de Formação Profissional Tecnológica (ProfiTec/Uema), Campus Caxias, participaram de uma aula prática que uniu teoria e vivência no contexto urbano e cultural da cidade. Sob a orientação da professora Nairama Barriga, a aula aconteceu na Praça Duque de Caxias e no Memorial da Balaiada, como parte das atividades da disciplina Conforto Ambiental.
A iniciativa teve como principal objetivo analisar os espaços quanto às diretrizes de projeto para o conforto térmico. Divididos em duplas, os estudantes realizaram uma avaliação técnica da qualidade do mobiliário urbano, dos materiais utilizados, da ventilação e do fluxo de pessoas na praça. O exercício inicial se expandiu ao Memorial da Balaiada, permitindo comparações entre os aspectos de conforto térmico em um ambiente aberto e um espaço fechado.
“Inicialmente, a intenção não era visitar o memorial, mas somente a Praça Duque de Caxias para analisar o conforto térmico que ela pode ou não proporcionar. Depois, aproveitamos para aplicar a mesma análise nos espaços do Memorial da Balaiada. Então os alunos foram divididos em duplas e fizeram o reconhecimento com um olhar mais técnico a partir do conteúdo discutido em sala de aula. Eles analisaram os materiais do mobiliário, layout, abertura zenital que tem no espaço, as demais aberturas, fluxo e quantidade de pessoas “, destacou a professora Nairama Barriga.
Além da análise térmica, os estudantes tiveram uma aula complementar conduzida pelo guia de turismo Fabrício, que apresentou as peças históricas do Memorial da Balaiada.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE