Caxias-MA 28/09/2024 12:37

PUBLICIDADE

Saúde

Caxias tem blitz educativa e panfletagem em alusão ao Dia Mundial contra a Raiva

Ação aconteceu nessa sexta-feira (27), no centro da cidade.

Por: João Lopes/Portal Noca | Data: 28/09/2024 09:20 - Atualizado em 28/09/2024 09:34
Compartilhar

Em alusão ao Dia Mundial contra a Raiva, celebrado neste sábado (28), a Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), com apoio da Vigilância Epidemiológica do Município e a Secretaria Municipal de Trânsito, realizou blitz educativa e panfletagem no centro de Caxias.

A ação aconteceu nessa sexta-feira (27). O material distribuído continha informações importantes sobre a doença, de como ela é transmitida, o que fazer se você for agredido por um animal, como se prevenir e a vacinação antirrábica, junto a condutores e pedestres.

“Nosso objetivo é que as pessoas leiam esse panfleto e se conscientizem de que é necessário estar atentos e prevenidos com relação à raiva. É uma doença que mata. Mas, como em Caxias sempre temos feito vacinação em massa, assim a gente tem conseguido proteger os animais, tanto da zona urbana como da zona rural, e temos notado que o vírus da raiva não consegue se propagar, graças a atuação e empenho dos nossos agentes de combate às endemias”, destaca Natanael Reis, coordenador da UVZ.

Segundo Tamires Samara, referência técnica do Programa da Raiva Humana e Animais Peçonhentos, “no momento que é agredido por um cachorro, um gato, ou qualquer outro animal principalmente silvestre, como morcego ou raposa, a primeira coisa que o cidadão caxiense tem que fazer é procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima da sua residência. Lá ele é atendido e, se precisar de vacina, é referenciado para o Complexo Hospitalar, UPA ou o Infantil, no caso de criança”.

Mais

A raiva é uma zoonose, ou seja, uma doença infecciosa que pode ser transmitida de animais para humanos. A transmissão ocorre por meio da saliva do animal infectado, mas além de mordidas e lambeduras, pode ser passada por arranhões. A doença, entretanto, é prevenível por meio da educação da população, da vacinação anual de cães e gatos e da profilaxia no ser humano em caso de contato com morcegos ou animais com suspeita para a doença.

PUBLICIDADE

Veja Mais



Comentários

PUBLICIDADE

Responsive image
© Copyright 2007-2019 Noca -
O portal da credibilidade
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de serviço são aplicados.
Criado por: Desenvolvido por:
Criado por: Desenvolvido por: