Caxias-MA 18/09/2024 23:07

PUBLICIDADE

Saúde

UVZ faz ação educativa e investigação entomológica sobre acidentes com escorpiões em Caxias

Recomendação é ir imediatamente a unidade de saúde mais próxima.

Por: João Lopes/Portal Noca | Data: 13/09/2024 10:51 - Atualizado em 13/09/2024 10:52
Compartilhar

A Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) deu início a uma ação educativa e de orientação sobre prevenção e riscos de acidentes com escorpião. O alerta tem sido feito de porta em porta pelo Núcleo de Educação em Saúde, Pesquisa e Epidemiologia (NESPE), nos domicílios onde os moradores procuraram a unidade de saúde após serem picados por esse animal.

“No primeiro semestre do ano, devido às condições climáticas favoráveis, e alguns lugares propícios para o escorpião se esconder e se reproduzir, há um aumento no aparecimento desses animais, por isso, é importante realizar ações de sensibilização”, destaca Maryanne Morais, supervisora do NESPE. 

Paralelo a atividade educativa, o Laboratório de Entomologia da UVZ tem feito uma investigação entomológica com o fim de identificar as espécies envolvidas nos acidentes registrados, bem como as mudanças do habitat que possa estar afetando no comportamento dos escorpiões.

“O Rhopalurus agamemnon é a espécie mais observada nesses casos. Entre as principais orientações está manter pátios e calçadas limpos e sem o acúmulo de lixo, pois o escorpião se alimenta de baratas. Ao limpar e manusear entulhos, utilizar equipamento de proteção individual. Em casa, verificar calçados e roupas de cama, utilizar telas em aberturas de ralos e manter camas e berços afastados da parede”, orienta Sérgio Alcântara, auxiliar técnico do Laboratório de Entomologia. 

O QUE FAZER EM CASO DE ACIDENTE?

A grande maioria dos acidentes com escorpiões é leve e o quadro local tem início rápido e duração limitada. Os acidentados apresentam dor imediata, vermelhidão e inchaço leve por acúmulo de líquido, piloereção (pelos em pé) e sudorese (suor) localizadas, cujo tratamento é sintomático.

A recomendação é ir imediatamente a unidade de saúde mais próxima. Se possível, levar o animal ou uma foto para identificação da espécie, permitindo assim uma avaliação mais eficaz sobre a gravidade do acidente.

É importante lembrar que não é em todo caso de acidente que o soro será indicado, e apenas o profissional de saúde poderá fazer essa avaliação. O antiveneno é indicado em casos moderados ou graves. Limpar o local da picada com água e sabão pode ser uma medida auxiliar, desde que não atrase a ida ao serviço de saúde.

PUBLICIDADE

Veja Mais



Comentários

PUBLICIDADE

Responsive image
© Copyright 2007-2019 Noca -
O portal da credibilidade
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de serviço são aplicados.
Criado por: Desenvolvido por:
Criado por: Desenvolvido por: