PUBLICIDADE

Responsive image

João Lopes

Diário da Princesa

“Caminhos de Sol”: hit nacional de co-autoria do caxiense Salgado Maranhão


José Salgado Santos, mais conhecido por "Salgado Maranhão", é um ilustre caxiense. Além do seu reconhecido talento como poeta, ele tem renomada importância como compositor-letrista, com mais de 50 músicas gravadas por vários artistas como Elba Ramalho, Ney Matogrosso, Paulinho da Viola, Ivan Lins e Zizi Possi.

E falando em Zizi Possi, entre os hits de Salgado Maranhão, destaco a sua participação na composição da música “Caminhos de Sol” que foi um sucesso absoluto na voz da cantora, e – mais tarde – com o grupo Yahoo virou tema da novela “A Viagem”, da TV Globo.

Em entrevista à revista Revestrés#29, Salgado Maranhão trata da origem da canção:

Numa tarde ensolarada – tipicamente carioca – atendi ao telefonema do compositor Herman Torres, que me convocava, às pressas, para ir à sua casa ajudá-lo a compor uma canção a fim de reconquistar sua mulher, que tinha ido embora. Em 30 minutos nasceu “Caminhos de Sol”, que, milagrosamente, cumpriu sua missão. 

Mas a história dela  não se resume a isto. Tem desdobramentos: além de restaurar o casamento do meu parceiro (tiveram até um outro filho depois disso), foi nosso primeiro sucesso nacional. Tocava toda hora nas rádios do Brasil afora. Se ia a um restaurante, lá estava a música tocando; se ligava a tv, lá estava a Zizi cantando e falando de nós. No dia em que fui ao banco, receber os direitos autorais, tomei um grande susto, tinha tanto dinheiro que eu pensei que nem fosse meu. Devagar olhei o extrato, dei uma  volta, tomei um café, e procurei diretamente a arrecadadora para confirmar, e, para minha alegria, estava tudo certo.

No final daquele ano, pude realizar um sonho que, até hoje, quando lembro, meu coração fica doce:  comprei (em Teresina) uma casa para minha mãe. De lá para cá, essa música continua dando muitas alegrias a mim e a tantos apaixonados que ainda acreditam no poder do amor.


Colunas anteriores

Líderes da Balaiada representados no Memorial

Caxias foi palco de uma das maiores batalhas do período do Brasil Colonial, a Balaiada – considerada a maior revolução maranhense, ocorrida no período de 1838 a 1841. A revolta teve como líderes de maior expressão: Manuel Francisco Ferreira dos Anjos (O Balaio); Raimundo Gomes Vieira Jataí (O Cara Preta); Cosme Bento das Chagas (O Líder Negro), e; Lívio Lopes Castelo Branco e Silva. No Memorial da Balaiada é...
Continuar lendo
Data:21/10/2020 14:55

“Caminhos de Sol”: hit nacional de co-autoria do caxiense Salgado Maranhão

José Salgado Santos, mais conhecido por "Salgado Maranhão", é um ilustre caxiense. Além do seu reconhecido talento como poeta, ele tem renomada importância como compositor-letrista, com mais de 50 músicas gravadas por vários artistas como Elba Ramalho, Ney Matogrosso, Paulinho da Viola, Ivan Lins e Zizi Possi. E falando em Zizi Possi, entre os hits de Salgado Maranhão, destaco a sua participação na...
Continuar lendo
Data:14/10/2020 15:56

Livro relata vida, obra e lutas do caxiense autor da Bandeira Nacional

"Teixeira Mendes: esse nome é uma bandeira" é uma obra em segunda edição do jornalista Edmilson Sanches que relata a vida, obra e lutas de um dos maiores “clínicos da Cidadania Brasileira”, o filósofo e matemático caxiense Raimundo Teixeira Mendes, autor da Bandeira Nacional brasileira. Sanches revela que, por ação de ou inspiração em Teixeira Mendes, cada brasileiro tem direito à...
Continuar lendo
Data:09/10/2020 09:53

PUBLICIDADE

Responsive image
© Copyright 2007-2019 Noca -
O portal da credibilidade
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de serviço são aplicados.
Criado por: Desenvolvido por:
Criado por: Desenvolvido por: